Estudo do Ciclo da Vegetação do Entorno da Nascente Localizada no Campus IV

Publicado em 22/08/2006

Estudo do Ciclo da Vegetação do Entorno da Nascente Localizada no Campus IV

1. Resumo

O cerrado brasileiro tem o clima quente com temperatura media anual de 26º c. O inverno e muito seco e as chuvas são abundantes no verão com índices pluviométricos entre 1100 e 2000 mililitros por ano. A vegetação é baixa porque o solo e pobre em nutrientes, mas a água esta disponível a partir de dois metros de profundidade. A vegetação e formada por arbustos tortuosos e pequenos arvorem de raízes longas. Em uma mata ciliar localizada no Campus da UCG, no período chuvoso nosso experimento obteve bastante umidade, agora a chuva já esta acabando e o clima ficando mais seco, com queda de folhas ocorreu simultaneamente e de 15 em 15 dias foram feitas coletas de matéria orgânica para serem observadas como estavam úmidas possuíam um peso e quando secava na estufa o peso ficava menor, pois, havia eliminação de água. Altas taxas de produção ocorrem em ecossistemas tanto naturais como cultivados, quando os fatores físicos estão favoráveis e, principalmente, quando os subsídios de energia, vindos de fora do sistema, reduzem os custos de energia, ou seja, a ação do vento e da chuva que são necessários para manter a estrutura biológica. Foi constatado com o trabalho de comparação entre as medidas no intervalo de 15 dias, onde foi verificado que entre a primeira e segunda medição teve uma redução significativa, no…