ENGENHARIA GENÉTICA E BIOÉTICA NA MEDICINA

Publicado em 09/08/2010

4 Mapa genético: atualmente cada pessoa tem seu Registro Geral (RG), onde consta a informação cadastral básica de cada pessoa. É um documento importante e muito utilizado. Com a genética, cada pessoa poderá ter o seu chip genético implantado ou seu mapa genético. Nele estarão contidos o tipo sangüíneo, doenças, possíveis doenças, etc. Se implantado sob a pele, poderia ser lido em qualquer estabelecimento público e nas empresas.
Tal conhecimento pode também criar o estresse psicológico, por não saber conviver com uma possível doença. Outros, talvez, possam passar a conviver com a constante preocupação em não terem roubado o seu DNA, por estarem classificados entre os detentores do “bom DNA”.

5 Modificações genéticas: com a genética produzimos Organismos Geneticamente Modificados (OGMs), tão discutidos nos meios acadêmicos e sociais, devido aos imprevisíveis efeitos que podem causar. Eles englobam desde vegetais, plantas, animais e humanos. Já temos milho, soja, feijão, tomates, ovelhas (Dolly), porcos, modificados geneticamente. Podemos também selecionar geneticamente um embrião humano e, dependendo do caso, implantá-lo ou eliminá-lo a partir do seu DNA. Mas, o homem pode ultrapassar esse limite? ?Se a natureza não cria essas modificações ou não as seleciona naturalmente, pode o homem…