CONDIUES SOCIOECON?ICAS E SANITRIAS DOS CATADORES DE MATERIAL RECICLVEL DA RUA DOS PAPELEIROS, BAIRRO DAS NAUES, FRAIBURGO ?SANTA CATARINA.

Publicado em 27/08/2010

2.6 CATADORES DE MATERIAL RECICLÁVEL

O Brasil ocupa um lugar privilegiado em matéria de perversidade na distribuição de renda. Para sobreviver, o brasileiro inventa e reinventa diversas formas de sustentabilidade. A catação é uma delas. Catar papel e outros recicláveis é uma das atividades mais aviltantes e que mais sofrem a exploração da mão-de-obra. Os catadores situam-se à margem, não apenas do ponto de vista econômico, mas também social. Vivem perdidas no anonimato das multidões, não simplesmente por comporem o mundo urbano, mas, principalmente, pelas maneiras como sobrevivem nesse espaço (FREITAS, 2005 apud ALVARENGA, 2008).
Recentemente alguns olhares têm sido lançados a um grupo de trabalhadores, que vêm, por meio de uma organização política emergente, bem articulada e já com representatividade e articulação em diversos países na América do Sul, re-significando o que há pouco mais de dez anos muitos consideravam lixo (SILVA, 2006).
Na maioria das grandes cidades brasileiras, centenas de milhares de mulheres e homens batalham nas ruas, dia e noite, para impedir que o lixo aumente a poluição de córregos e rios. Em geral, são pessoas que sobrevivem num trabalho isolado e disperso, profundamente insalubre. Além de contraírem doenças facilmente, são vítimas da exploração de intermediários das indústrias que fazem a reciclagem de materiais. Em geral, os catadores são desempregados e de baixo nível profissional e cultural, sofrendo ainda com a incompreensão e a má vontade das prefeituras (GONÇAVELS et al, 2008).
Silva (2006) afirma que desde a década de 50 o trabalho cotidiano de pessoas que…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.