Células Tronco

Publicado em 15/02/2009

O estudo sobre a terapia celular é parte de uma parceira firmada, em setembro, entre os ministérios da Saúde e da Ciência e Tecnologia para incentivar pesquisas na área de saúde. O acordo prevê investimentos de R$ 57 milhões, este ano, do orçamento do Ministério da Saúde, que serão destinados a pesquisas científicas que possam melhorar as condições de saúde da população brasileira. Os recursos vão incentivar cerca de 350 projetos de pesquisa. As células-tronco são células primitivas, que guardam a capacidade de se especializarem em diversos tipos de tecidos, entre eles, o coração. Elas existem naturalmente em reservatórios do corpo humano, como a medula (parte central) do osso da bacia. A técnica consiste em aplicar uma anestesia local e, em seguida, aspirar com agulha parte do conteúdo do osso. Esse material é processado em laboratório e injetado dentro do órgão doente. No caso do tratamento de doenças do coração, é feito através de cateterismo cardíaco.

Elas ajudam na reconstituição de tecidos e podem combater graves problemas de saúde como doenças cardíacas e degenerativas, o câncer e até mesmo a calvície. Muito se fala sobre o poder das células tronco e, mais do que nunca, elas são um dos temas…