Biopolímeros (PHB)

Publicado em 19/11/2005

BIOPOLÍMEROS (PHB)

1. BIOPOLÍMEROS (PHB)

A busca inicial por polímeros sintéticos esteve baseada em sua relativa inércia e resistência a biodegradação, ao contrário dos polímeros naturais como amido, celulose e proteínas. Os primeiros estudos relativos a biodegradação foram realizados visando retardar e prevenir o ataque por fungos, bactérias e outros organismos vivos a esses materiais. Em particular, os polímeros formados por hidrocarbonetos são resistentes ao ataque químico e biológico, de tal forma que isso lhes assegura longevidade e outras propriedades que se mantém por longo tempo.

Dada à principal propriedade da grande maioria dos polímeros, a durabilidade, um sério problema acompanha o homem contemporâneo: a enorme quantidade de lixo produzido nas comunidades sociais, principalmente nos grandes centros urbanos. Esse lixo, constituído em grande parte por produtos industrializados produzidos com polímeros sintéticos, pode permanecer por mais de uma centena de anos para se decompor, resultando em problemas ambientais que podem ser desastrosos para a humanidade.

Os polímeros são bastante usados em várias áreas como medicina, agricultura, marinha, apresentação de remédios e nos ramos de embalagens de alimentos, fármacos e produtos de higiene pessoal. Uma das aplicações de copolímeros de PHB está em materiais de embalagens e forração na agricultura (lonas), sendo que sua utilização está distribuída nas seguintes proporções: