Encontrados 1663 trabalhos em Pedagogia

APRENDIZADO DE LÍNGUA INGLESA NA INFÂNCIA: ENSINO BILÍNGUE É O CAMINHO?

1 APRENDIZADO DE LÍNGUA INGLESA NA INFÂNCIA: ENSINO BILÍNGUE É O CAMINHO? RESUMO: O objetivo deste trabalho é fazer uma reflexão acerca do entendimento de que a adoção de escolas bilíngues é uma das formas mais efetivas para o aprendizado

PROJETO DE INTERVENÇÃO ESCOLAR: A EVASÃO ESCOLAR AS SEXTAS E QUINTAS-FEIRAS EM UMA ESCOLA DO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO

Conforme explica Barros e Barros (1993), a psicologia está presente praticamente em todas as fazes da vida humana, em especial na fase do desenvolvimento educacional. Psicologia no campo da educação serve como parte essencial para formação da estrutura no processo ensino e aprendizagem, ela se apresenta como guia para programar e definir um sistema organizado e coerente de conhecimentos. Observa-se também, que ela está presente na educação familiar da criança e do adolescente, tendo em vista, que processo de ensino e aprendizagem não permanece limitado puramente aos aspectos cognitivos, ele está presente nos movimentos de afeição, motivação e desenvolvimento, que ultrapassa o contexto escolar.
Para Silvério (2015), o foco de estudo da psicologia é o desenvolvimento humano, assim como, a aprendizagem e o relacionamento social, na qual, apresenta uma expressiva ligação com a educação. A psicologia sempre permaneceu unida com os desafios colocados para a educação desde o principio da modernidade, naquele período já era destacado pela sociedade a impossibilidade de pensar em educação sem considerar a atenção psicossocial e psicológica dos seres humanos.

Educação física para deficientes visuais

Este projeto de pesquisa tem intenção de discutir a inclusão social nas aulas de
educação física para deficientes visuais, voltado para crianças do ensino
fundamental I e como trabalhar com estes indivíduos.

O papel do(a) docente no combate à educação sexista

The present work appears as a possibility to rediscuss the role of the school and the teacher in the fight against sexist education, since the school space is contaminated by machismo, which constitutes a secret and silent code that shapes and discriminates the behavior of boys and girls, men and women, showing greater consequences in adult life, contributing to the rates of aggression, harassment, violence, murders of women, and prejudices that seek to place women in situations that are unequal, vulnerable and inferior to the opposite sex. The school, because of its formative and normative character, because it is a space that privileges the constant search for emancipation, for the preparation of individuals for life in community, and for equality between men and women should offer their contributions from the earliest age, to to break the chain of transmission of androcentrism. In this scenario we have the figure of the Teacher, who is assigned the mission of educating and training for life, and he is the main responsible for proposing conditions and alternatives that have as their objective the search for gender equity.

Keywords: Chauvinism. Education Sexist. Transformative Education. Role of the teacher. Equity of genres.

masculinidades, trabalho e reprodução de preconceitos

trabalho sobre masculinidades e preconceitos com trabalhadores gays, lésbicas e bissexuais.

Ética e Pluralidade Cultural no Ensino de Português

O presente ensaio versa sobre a “Ética e Pluralidade Cultural no Ensino de Português”, com o objectivo de reflectir em torno do ensino do Português em interface com a questão da pluralidade cultural. Este tema propõe uma concepção que busca explicitar a diversidade étnica e cultural que compõe a sociedade moçambicana, compreender suas relações, marcadas por desigualdades socioeconômicas e apontar transformações necessárias, oferecendo elementos para a compreensão de que valorizar as diferenças étnicas e culturais não significa aderir aos valores do outro. Assim, defende-se a ideia de se potenciar a formação docente, criando mecanismos que o possibilitem fazer face a questão da pluralidade cultural.

Psicopedagogia: Processo de inclusão no Brasil

Processo de Inclusão no Brasil Na antiguidade, pessoas com deficiências físicas eram abandonadas e ficavam esperando pela morte, tudo porque fugiam dos padrões de beleza da época. Em Roma, a criança que nascia com deficiência era comparada a uma máquina

A IMPORTÂNCIA DA ADEQUAÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL

A educação de jovens e adultos é uma modalidade da educação que precisa de atenção como qualquer outra, mas que carrega uma característica em especial, que é o fato de ter como maioria, alunos adultos, vividos, com opiniões e experiências concretas. A intenção do processo de ensino torna-se outra e não se trata exatamente de procurar ensinar tudo, como se o aluno de nada soubesse, mas de explorar a inteligência dele como um todo, e entender quais são as reais necessidades de aprendizagem. A questão colocada aqui, é que a abordagem do professor em relação ao aluno nem sempre é feita com base nessa linha de raciocínio, e pode ter caráter infantilizado, baseado, por exemplo, no uso das metodologias e materiais utilizados nos ensinos fundamentais regulares, que nada tem a ver com a realidade das turmas de EJA. Por esses motivos, destaca-se a importância do material específico e da relação professor-aluno adequada, para que nada se deixe passar. É necessário que exista a ideia da importância do reconhecimento da realidade para que a própria escola não afaste do aluno a chance que ele está buscando, pois em um caminho cercado de grandes desafios, qualquer falha poderá ser desmotivadora.

Palavras chave: Educação de jovens e adultos, professor-aluno, material didático.

A SAÚDE MENTAL DOCENTE: PERSPECTIVA DE VIGOTSKY

Tema recorrente nos dias atuais e a questão que trata da saúde mental docente. Neste ambiente, é necessário haver o mínimo de segurança e conforto que tornem as atividades possíveis de serem realizadas, ou ainda, ambientes que possam aumentar o rendimento.
A teoria histórico-cultural de L.S. Vigotski contribui para discussão sobre a saúde mental docente, ao apontar alguns fatores determinantes nesse processo.
Não há dúvidas de que a organização do trabalho, é importante pois se refere ao cumprimento de metas e objetivos no ambiente escolar, como por exemplo, os ciclos, as etapas de funcionamento, distribuição de tarefas e/ou atividades, etc.

Resenha de Pedagogia sobre Educação Especial

Educação Especial A presente resenha tem como intuito a análise crítica da matéria Educação Especial, reportando essa importância para a educação especial quer dizer simplesmente que só chegamos a esse nível de compreensão, solidariedade, respeito e valorização dos sujeitos sem

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