Encontrados 6728 trabalhos em Sociais Aplicadas

Ética e Pluralidade Cultural no Ensino de Português

O presente ensaio versa sobre a “Ética e Pluralidade Cultural no Ensino de Português”, com o objectivo de reflectir em torno do ensino do Português em interface com a questão da pluralidade cultural. Este tema propõe uma concepção que busca explicitar a diversidade étnica e cultural que compõe a sociedade moçambicana, compreender suas relações, marcadas por desigualdades socioeconômicas e apontar transformações necessárias, oferecendo elementos para a compreensão de que valorizar as diferenças étnicas e culturais não significa aderir aos valores do outro. Assim, defende-se a ideia de se potenciar a formação docente, criando mecanismos que o possibilitem fazer face a questão da pluralidade cultural.

Psicopedagogia: Processo de inclusão no Brasil

Processo de Inclusão no Brasil Na antiguidade, pessoas com deficiências físicas eram abandonadas e ficavam esperando pela morte, tudo porque fugiam dos padrões de beleza da época. Em Roma, a criança que nascia com deficiência era comparada a uma máquina

A IMPORTÂNCIA DA ADEQUAÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL

A educação de jovens e adultos é uma modalidade da educação que precisa de atenção como qualquer outra, mas que carrega uma característica em especial, que é o fato de ter como maioria, alunos adultos, vividos, com opiniões e experiências concretas. A intenção do processo de ensino torna-se outra e não se trata exatamente de procurar ensinar tudo, como se o aluno de nada soubesse, mas de explorar a inteligência dele como um todo, e entender quais são as reais necessidades de aprendizagem. A questão colocada aqui, é que a abordagem do professor em relação ao aluno nem sempre é feita com base nessa linha de raciocínio, e pode ter caráter infantilizado, baseado, por exemplo, no uso das metodologias e materiais utilizados nos ensinos fundamentais regulares, que nada tem a ver com a realidade das turmas de EJA. Por esses motivos, destaca-se a importância do material específico e da relação professor-aluno adequada, para que nada se deixe passar. É necessário que exista a ideia da importância do reconhecimento da realidade para que a própria escola não afaste do aluno a chance que ele está buscando, pois em um caminho cercado de grandes desafios, qualquer falha poderá ser desmotivadora.

Palavras chave: Educação de jovens e adultos, professor-aluno, material didático.

A SAÚDE MENTAL DOCENTE: PERSPECTIVA DE VIGOTSKY

Tema recorrente nos dias atuais e a questão que trata da saúde mental docente. Neste ambiente, é necessário haver o mínimo de segurança e conforto que tornem as atividades possíveis de serem realizadas, ou ainda, ambientes que possam aumentar o rendimento.
A teoria histórico-cultural de L.S. Vigotski contribui para discussão sobre a saúde mental docente, ao apontar alguns fatores determinantes nesse processo.
Não há dúvidas de que a organização do trabalho, é importante pois se refere ao cumprimento de metas e objetivos no ambiente escolar, como por exemplo, os ciclos, as etapas de funcionamento, distribuição de tarefas e/ou atividades, etc.

Resenha de Pedagogia sobre Educação Especial

Educação Especial A presente resenha tem como intuito a análise crítica da matéria Educação Especial, reportando essa importância para a educação especial quer dizer simplesmente que só chegamos a esse nível de compreensão, solidariedade, respeito e valorização dos sujeitos sem

IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA NA EDUCAÇÃO FÍSICA

Resumen

Esta investigación tuvo como finalidad elucidar cuestiones que permean los cursos de Psicología y Educación Física, un abordaje analítico sobre la importancia de la unión de esas dos áreas de la salud y cómo los estudiantes, profesores y población perciben esos beneficios que ambas áreas permiten en la salud y desarrollo física y mental de los individuos. Nuestra investigación se basó en estudios teóricos que abordan ambas áreas y también investigación de campo con cuestionarios para tener una conclusión acerca del conocimiento sobre cuán beneficioso es la Educación Física con enfoque psicológico, o viceversa. También realizamos, para el estudio analítico autores teóricos, tales como Peixoto y Nakano (2014), Batista y Azzi (2000), entre otros. Con el desarrollo del trabajo percibimos que la importancia de la unión de la Psicología y de la Educación Física es de suma relevancia para el desarrollo de la salud de los individuos y para el control de algunos problemas psíquicos como ansiedad, insomnio, entre otros.

Palabras clave: Psicología; Educación Física; Importante; Salud; Conocimiento.

Resumo Adoção Homoafetiva

Este artigo enfoca a adoção de crianças por homossexuais, dividindo-se na atual sociedade. Os objetivos são averiguar o que é ADOÇÃO, historicidade, jurisprudência , apresentar dados demográficos, visão da população nos impactos sociais, preceitos através de doutrina. Esta pesquisa objetivou analisar

A ESCRAVIDÃO ONTEM E HOJE NO BRASIL

SUMÁRIO INTRODUÇÃO……………………………………………………………………………    03 DESENVOLVIMENTO ……………………………………………………………….     04 Contexto Histórico do Trabalho……………………………………………………      04 2.1………………………………………………………………………………………………..      05 Trabalho Escravo em suas várias Modalidades no Brasil……………….      06 2.2 ……………………………………………………………………………………………….      07 2.2 ……………………………………………………………………………………………….     

A LEITURA FAZ A DIFERENÇA

A LEITURA FAZ A DIFERENÇA Título: Cultivando leitores e conhecendo escritores JUSTIFICATIVA Devido à grande deficiência que nossos alunos vêm apresentando na área da leitura e escrita e considerando a fundamental importância da leitura no desenvolvimento cognitivo, intelectual e social

Síndrome de Burnout

A síndrome de burnout, ou síndrome do esgotamento profissional, é um distúrbio psíquico descrito em 1974 por Freudenberger, um médico americano. O transtorno está registrado no Grupo V da CID-10 (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde).

Sua principal característica é o estado de tensão emocional e estresse crônicos provocado por condições de trabalho físicas, emocionais e psicológicas desgastantes. A síndrome se manifesta especialmente em pessoas cuja profissão exige envolvimento interpessoal direto e intenso.

Profissionais das áreas de educação, saúde, assistência social, recursos humanos, agentes penitenciários, bombeiros, policiais e mulheres que enfrentam dupla jornada correm risco maior de desenvolver o transtorno.

Sintomas

O sintoma típico da síndrome de burnout é a sensação de esgotamento físico e emocional que se reflete em atitudes negativas, como ausências no trabalho, agressividade, isolamento, mudanças bruscas de humor, irritabilidade, dificuldade de concentração, lapsos de memória, ansiedade, depressão, pessimismo, baixa autoestima.

Dor de cabeça, enxaqueca, cansaço, sudorese, palpitação, pressão alta, dores musculares, insônia, crises de asma, distúrbios gastrintestinais são manifestações físicas que podem estar associadas à síndrome.

Diagnóstico

O diagnóstico leva em conta o levantamento da história do paciente e seu envolvimento e realização pessoal no trabalho.

Respostas psicométricas a questionário baseado na Escala Likert também ajudam a estabelecer o diagnóstico.

Tratamento

O tratamento inclui o uso de antidepressivos e psicoterapia. Atividade física regular e exercícios de relaxamento também ajudam a controlar os sintomas.

Recomendações

* Não use a falta de tempo como desculpa para não praticar exercícios físicos e não desfrutar momentos de descontração e lazer. Mudanças no estilo de vida podem ser a melhor forma de prevenir ou tratar a síndrome de burnout;

* Conscientize-se de que o consumo de álcool e de outras drogas para afastar as crises de ansiedade e depressão não é um bom remédio para resolver o problema;

* Avalie quanto as condições de trabalho estão interferindo em sua qualidade de vida e prejudicando sua saúde física e mental. Avalie também a possibilidade de propor nova dinâmica para as atividades diárias e objetivos profissionais.

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.