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MARKETING DE RELACIONAMENTO DIGITAL

1 Introdução
Devido a mudança realizada online no perfil do público alvo, atualmente diversas organizações servem muitas alternativas de captar seus consumidores através da publicidade virtual e dos diferentes tipos de projetos elaborados através do universo virtual. Esse estudo está definido pela enorme importância do assunto para as organizações e através do interesse acadêmico.

1.1 Problema
Quais os objetivos que o marketing digital exerce como mecanismo de comunicação?

1.2 Objetivo

GERAL
Analisar o grau de satisfação dos consumidores e realizar um projeto de marketing para o Mercado, sendo assim diversificando para preservar e obter novos consumidores.

ESPECÍFICOS
Abordar o que é Marketing;
Distinguir o Marketing Tradicional e Marketing Digital;
Apresentar a utilidade e os recursos dessa nova ferramenta no negócio atual;
Avaliar e identificar o nível de satisfação dos consumidores.

1.3 Justificativa
O objetivo da ação desta análise é a tentativa de entender a total influência que o marketing digital está gerando no mercado cada vez mais disputado, objetivando atender a deficiência de uma maior exposição na organização, de seus produtos e vantagens, além de proteger os consumidores atuais e adquirir novos, reconhecendo possibilidades de negócio e expondo como adquirir e continuar as atividades desejadas no empreendimento, sendo assim permitindo o desenvolvimento constante em direção à metas da organização.

1.4 Delimitação da Pesquisa
Analisar a importância do marketing digital para qualquer corporação.

2 Fundamentação Teórica
Levando-se em conta a finalidade geral deste estudo, que é o de apresentar recursos para a organização em questão, através da aplicação de um plano estratégico de marketing, observa-se a dificuldade de estabelecer subjetivamente os princípios aplicados.

“A administração de marketing, afirma Dias (2004, p.10), é o “conceito que resume a função do marketing e é entendida como o processo de planejamento, execução e controle das estratégias e táticas de marketing, visando otimizar os resultados para clientes e stakeholders da empresa”.

Kotler (2002), por sua vez, define que, o marketing tem por fundamental responsabilidade o alcance do desenvolvimento em recursos lucrativos para a organização, identificando, analisando e elegendo as possibilidades de mercado e criando estratégias para atingir sucesso. Como resultado, pode-se garantir, que o ‘marketing como um todo, tem como base as estratégias corporativos e dentro de seu processo total, a criação do planejamento, a realização e o seu controle. Todos esses fundamentos, de alguma forma, serão avaliados nesta análise. Por tanto, desenvolveu-se uma base teórica e esta será formada pelos seguintes pilares: estratégia empresarial, marketing e, por fim, plano de marketing.

“Como citado por CHURCHIL E PETER (2000; p.4), segundo definição desenvolvida pela AMA (Association Marketing American), Marketing é “O Processo de Planejar e executar a concepção, estabelecimento de preços, promoção e distribuição de ideias, bens e serviços afim de criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais. ”

Também de acordo com CHURCHIL E PETER (2000; p.4), a elaboração de substituições entre clientes e organizações que alvejam bens mútuos é a essência do Marketing, essas substituições são executadas tanto com clientes organizacionais que são aqueles que adquirem para suas próprias empresas, bem como com os consumidores, que são indivíduos e famílias a procura de suprir suas necessidades e desejos.
De acordo com SANDHUSEN (1998; p.8) marketing é um “sistema total de atividades de negócios que direciona o fluxo de bens e serviços dos produtores para os consumidores ou usuários a fim de satisfazê-los e realizar os objetivos da empresa.

“Ao procurar satisfazer as necessidades de seus clientes, empresas também são beneficiadas, pois com isso certamente aumentarão seus lucros, portanto o marketing contribui para o crescimento econômico e social da sociedade, como citado por SANDHUSEN (1998; p.10) que diz “Na livre iniciativa de mercado, o processo de marketing como principal força na criação de mercados, produção e distribuição em massa, também ajuda a aumentar os níveis de atividades de negócios, as oportunidades para investimento e o nível de emprego”.

Na concepção de DRUCKER apud KOTLER (2000; p.30) marketing não é somente uma arte de vender produtos, mas sim de entender o cliente e promover um produto que se ajuste aos seus desejos de maneira que este se vende praticamente sozinho.
Para que o marketing venha exercer devidamente o seu papel, utiliza-se de diferentes recursos mercadológicas que permita o conhecimento 13 do mercado alvo e de suas exigências, existem muitos tipos de trabalhos e recursos a serem feitos na administração de Marketing, que analisando o pensamento de KOTLER (2000; p.30) se define como “a arte e a ciência da escolha de mercados alvo e da captação, manutenção e fidelização de clientes por meio da criação, da entrega e da comunicação de um valor superior para o cliente”.

“Ao longo do tempo as definições para o marketing e suas funções mudaram, sempre com o intuito de realizar trocas benéficas entre consumidor e organização, se antes a preocupação era vender em maior quantidade e cada vez mais atrair novos clientes, devido à grande concorrência, as variadas opções de produtos, preços, prazos e a facilidade que hoje os consumidores têm de comprar de qualquer empresa, viu-se a necessidade de se construir relacionamentos duradouros com os clientes. ”

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