Encontrados 8 trabalhos em Educação

A História da Educação

1- Levando em conta as discussões do capítulo introdutório, quais são as dificuldades de se fazer a história das sociedades primitivas ?
Os tribais não tiravam vantagem dos acontecimentos da vida da comunidade, porque para eles, o passado os remete aos primórdios, as origens dos tempos sagrados.Fazer história, seria recontar os mitos, os acontecimentos sagrados que são reatualizados nos rituais, pela imitação dos gestos dos deuses. Não tendo nenhum fato escrito, apenas o que descoberto pelos pesquisadores.

2- Em que sentido dizemos que a tribo constitui uma sociedade sem classe ?
As sociedades tribais não tinham classes sociais e nenhuma relação de dominação de um segmento sobre o outro. As relações eram iguais da tribo, onde os trabalhos eram comunitários, a terra era de todos, as funções eram divididas e não havia “status”.

3- De que tipo é o poder exercido pelo chefe e pelo feiticeiro ?

Tinha a confiança de todos, respeito, prestigio, admiração.

4- Explique a natureza da educação tribal usando os seguintes conceitos: mítica, espontânea, difusa e integral.
A educação tribal é transmitida para todos e de forma natural. As crianças aprendem imitando os gestos dos adultos em atividades diárias e/ou nos rituais. Desenvolvem atividades que trabalham a percepção.

5- Em que circunstância surge a necessidade da educação formal, ou seja, da escola?
À medida que as atividades se tornaram mais complexas. As transformações técnicas e o aparecimento das cidades em decorrência da produção excedente e da comercialização alteraram as relações humanas e o modo de sua sociabilidade, as terras de uso comum passaram a ser administradas pelo estado, instituição criada para legitimar o novo regime de propriedade, a mulher que na tribo desempenhava destacava o papel social, ficou restrita ao lar.

6- Pierre Clastres argumenta que a tortura no rito não visa apenas a demonstrar um valor individual. Qual é, portanto, seu maior significado ?
O seu maior significado é de que a criança deixe de ser criança para ser um homem ou uma mulher. Com responsabilidades no meio em que vive, assumindo uma nova posição, se comprometendo com os demais.

7- O que o autor que dizer com “um homem iniciado é um homem marcado” e com “o corpo é uma memória”?
Na frase “um homem iniciado é um homem marcado” quer dizer que o homem só terá reconhecimento no meio se ele for iniciado, ou seja, ter passado pelo rito de passagem; e a frase “ o copo é uma memória” está falando do saber.

Pesquisa Escolar

INTRODUÇÃO   Nota-se que a Educação deve ser plena, portanto deve romper a dicotomia “informar e educar”. A promoção dessas práticas e de sua apreciação crítica deve levar em consideração a vida cotidiana dos alunos, dos professores, da realidade local

Suposições Visuais

Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Departamento de Psicologia e Educação Psicologia Cognitiva – Prof. Dr. César Alexis Galera 08/12/05 Suposições Visuais O leitor já deve ter sentido que uma das maneiras mais

O Problema Mente-Corpo no Pensamento Ocidental Moderno

Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Departamento de Psicologia e Educação 08/12/05 O Problema Mente-Corpo no Pensamento Ocidental Moderno O problema mente-corpo é uma das questões mais antigas e fundamentais em filosofia e

DA SENZALA À SALA DE AULA

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES FACULDADE DE EDUCAÇÃO RIO DE JANEIRO NOVEMBRO – 2010 DA SENZALA À SALA DE AULA: A CONDIÇÃO DO NEGRO NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA ENTRE 1871 A 1888

OS 10 MITOS SOBRE AS COTAS

OS 10 MITOS SOBRE AS COTAS 1- As cotas ferem o princípio da igualdade, tal como definido no artigo 5º da Constituição, pelo qual “todos são iguais perante a lei sem distinção de qualquer natureza”. São, portanto, inconstitucionais. Na visão,

A MEDIÇÃO DE EFICIÊNCIA E EFICÁCIA DO ENSINO A DISTÂNCIA

EXÉRCITO BRASILEIRO UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA Salvador/BA 2010  COMO EFETUAR A MEDIÇÃO DE EFICIÊNCIA E EFICÁCIA DO ENSINO A DISTÂNCIA NUMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL. SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 2 METODOLOGIA 2.1 Natureza do estudo 2.2 Materias

A Importância das Histórias em Quadrinhos para a Educação

Universidade de Brasília – UnB Instituto de Artes – IdA Departamento de Artes Visuais – Vis Brasília, Dezembro de 2007 A importância das Histórias em Quadrinhos para a Educação SUMÁRIO Apresentação Objetivo Justificativa Fundamentação Teórica Proposta de Criação de uma

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.