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A INFÂNCIA NO BRASIL: “DA REPRESSÃO À PROTEÇÃO”

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO INTRODUÇÃO CAPÍTULO 1 – A INFÂNCIA NO BRASIL: DA REPRESSÃO A PROTEÇÃO 1.1 – INFÂNCIA NO BRASIL: A REPRESSÃO 1.2 – A INFÂNCIA NO BRASIL: A PROTEÇÃO CAPÍTULO 2 – O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: FORMA

“O BULLYING, O SERVIÇO SOCIAL, A ESCOLA E A FAMILIA – COM FOCO NA CRIANÇA E NO ADOLESCENTE

RESUMO
O presente artigo busca observar os conceitos disponíveis para consulta amplamente divulgados nos meios interativos, livros e revistas que, nos leva a propor uma maior atenção a uma prática de violência que está tomando dimensões alarmantes no meio da nossa sociedade e a importância de uma proposta de intervenção social onde haja a participação coletiva, escola, pais, comunidade. O mais agravante é que estes atos vem sendo praticado por nossas crianças e adolescentes dentro das nossas escolas, colocando em alerta toda a sociedade, profissionais de Psicologia e do Serviço Social para entender e propor intervir através de estudos e ações, o que está ocorrendo em meio a este grupo. É necessário buscar promover ações que monitore, pontue e discuta através de palestras e outros eventos focados nas escolas em como dar um basta em tantos acontecimentos inclusive envolvendo fatos trágicos como o ocorrido recentemente em Goiânia.

PROJETO DE INTERVENÇÃO ESCOLAR: A EVASÃO ESCOLAR AS SEXTAS E QUINTAS-FEIRAS EM UMA ESCOLA DO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO

Conforme explica Barros e Barros (1993), a psicologia está presente praticamente em todas as fazes da vida humana, em especial na fase do desenvolvimento educacional. Psicologia no campo da educação serve como parte essencial para formação da estrutura no processo ensino e aprendizagem, ela se apresenta como guia para programar e definir um sistema organizado e coerente de conhecimentos. Observa-se também, que ela está presente na educação familiar da criança e do adolescente, tendo em vista, que processo de ensino e aprendizagem não permanece limitado puramente aos aspectos cognitivos, ele está presente nos movimentos de afeição, motivação e desenvolvimento, que ultrapassa o contexto escolar.
Para Silvério (2015), o foco de estudo da psicologia é o desenvolvimento humano, assim como, a aprendizagem e o relacionamento social, na qual, apresenta uma expressiva ligação com a educação. A psicologia sempre permaneceu unida com os desafios colocados para a educação desde o principio da modernidade, naquele período já era destacado pela sociedade a impossibilidade de pensar em educação sem considerar a atenção psicossocial e psicológica dos seres humanos.

O papel do(a) docente no combate à educação sexista

The present work appears as a possibility to rediscuss the role of the school and the teacher in the fight against sexist education, since the school space is contaminated by machismo, which constitutes a secret and silent code that shapes and discriminates the behavior of boys and girls, men and women, showing greater consequences in adult life, contributing to the rates of aggression, harassment, violence, murders of women, and prejudices that seek to place women in situations that are unequal, vulnerable and inferior to the opposite sex. The school, because of its formative and normative character, because it is a space that privileges the constant search for emancipation, for the preparation of individuals for life in community, and for equality between men and women should offer their contributions from the earliest age, to to break the chain of transmission of androcentrism. In this scenario we have the figure of the Teacher, who is assigned the mission of educating and training for life, and he is the main responsible for proposing conditions and alternatives that have as their objective the search for gender equity.

Keywords: Chauvinism. Education Sexist. Transformative Education. Role of the teacher. Equity of genres.

Resumo Adoção Homoafetiva

Este artigo enfoca a adoção de crianças por homossexuais, dividindo-se na atual sociedade. Os objetivos são averiguar o que é ADOÇÃO, historicidade, jurisprudência , apresentar dados demográficos, visão da população nos impactos sociais, preceitos através de doutrina. Esta pesquisa objetivou analisar

A HISTÓRIA DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL

A HISTÓRIA DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO 1 INTRODUÇÃO O Serviço social peregrinou pelos séculos na busca por sua especificidade e campo de atuação. Foi usado pela burguesia em sua gênese no século XIX, buscando

O ASSISTENTE SOCIAL FRENTE À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

O ASSISTENTE SOCIAL FRENTE À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA Agressão Psicológica RESUMO Este trabalho apresenta uma discussão acerca da proteção social especial, um dos eixos da política de assistência social, tratando especificamente das formas de enfrentamento a violência contra a mulher enquanto

PROJETO SABER VIVER

RESENHA 1. APRESENTAÇÃO O crescimento do uso precoce de álcool e drogas por adolescentes tem sido um assunto com grande importância e preocupação para as famílias. Temos um desafio de fazer com que a população brasileira pense no álcool como

POLÍTICA PÚBLICA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL

POLÍTICA PÚBLICA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL A Política Pública escolhida para o presente estudo foi a Política Pública da Assistência Social, instituída pela Constituição Federal de 1988. Foram realizadas pesquisas em sites oficiais do Governo Federal, Prefeituras da cidade do Rio

O Serviço Social e o Papel da Família Frente ao Idoso

Artigo “O Serviço Social e o papel da família frente ao idoso, e a qualidade de vida deste” Setembro/2017 Autores: Elza Ferreira de Oliveira Machado Maria de Fatima Santana Eliene dos Santos Jessica Souza Azevedo Viver cada vez mais, desejo

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