Encontrados 0 trabalhos em Pedagogia

LER RIMA COM PRAZER

Resumo: O trabalho a seguir reforça a necessidade de ler e busca apresentar um plano de ensino para fortalecer a relação de alunos com a leitura e a necessidade de investimentos em bibliotecas nas escolas. LER RIMA COM PRAZER 1.

Gestão democrática da escola: bases epistemológicas, políticas e pedagógicas

Resumo: Este trabalho tem como objetivo explicar a gestão democrática na escola, trabalhando as bases epistemológicas, políticas e pedagógicas do conceito. Gestão democrática são fruto de ideias e valores que conduzem e aparam a organização sociopolítica da nossa sociedade. As

Políticas de educação escolar e a pessoa com deficiência no Brasil

A oficialização da educação especial e da sua inserção ao sistema nacional de ensino, não foram suficientes para acabar com a exclusão de pessoas com deficiência no ambiente escolar. A legislação brasileira dá brechas para a continuação de diversos processos de exclusão, atualmente, ainda existem, centros especializados que atendem pessoas com deficiência. Esses centros contribuem para a exclusão de pessoas com deficiência, porque não permite que essas pessoas mantenham relações com a sociedade de modo direto e contínuo, não há a valorização da pessoa com deficiência enquanto agente autônomo individual. Por outro lado, mesmo sendo garantido por lei a pessoa com deficiência o direito de estudarem escolas de ensino regular, não há nenhuma política pública no Brasil efetiva que valorize as especificidades das pessoas com diferentes tipos de deficiência. Para mim, só é possível existir uma educação especial de forma efetiva se na sua execução for levada em consideração as especificidades de cada tipo de deficiência, por exemplo, a escolarização de pessoas cegas, tem que ser diferente da escolarização de pessoas surdas. Nesse sentido, penso que o Brasil está andando em passos lentos em direção de uma educação inclusiva e democrática.

Didática – Plano de aula para ensino infantil

Resumo: Este trabalho visa elaborar um plano de aula focado na didática, para uma turma com as devidas características descritas no mesmo. PLANO DE AULA Público alvo: Crianças de seis meses à um ano de vida, Educação Infantil, berçário. Total

Antiguidade Romana – Resumo do capítulo 4

Resumo: o trabalho a seguir é um resumo do capítulo 4 sobre a história da educação e da pedagogia e trata da antiguidade romana e a Humanitas. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA CAPÍTULO 4 ANTIGUIDADE ROMANA : A HUMANITAS

A IMPORTÂNCIA DE MÉTODOS DE LEITURA E ESCRITA DINÂMICOS

Slides for the presentation of the Boron and Carbon Families.

A IMPORTÂNCIA DA ORIENTAÇÃO SEXUAL EM AMBIENTE ESCOLAR

Este trabalho tem como foco demonstrar o processo da descoberta do corpo humano pela criança desde os seus primeiros movimentos e, com isso, esclarecer o ponto forte desta pesquisa, a sexualidade, sendo esta inevitável ao desenvolvimento do indivíduo como um todo. A sexualidade, um assunto que acaba por se envolver diretamente à construção do entendimento de gênero, é definida pela maioria como vulgar e transgressora e, portanto, não deve ter relação com o universo infantil, pois crianças são consideradas de total inocência e livres de qualquer perversão. Vítimas deste histórico pensamento, muitos pais e professores sentem-se constrangidos quando se faz preciso abordar o assunto, ocasionando assim, a omissão ou explicação fantasiosa do tema à criança. Em contrapartida, existem os vários meios de comunicação, aos quais a criança tem muito acesso. Estes são regados de conteúdos libidinosos, cenas explícitas de vulgaridade e ideologias, deixando a criança à mercê das próprias conclusões a respeito. Sabendo que a criança tem fontes de informação não recomendáveis se torna ainda mais oportuna a utilidade de se falar no assunto como tema necessário à educação.

A História da Educação

1- Levando em conta as discussões do capítulo introdutório, quais são as dificuldades de se fazer a história das sociedades primitivas ?
Os tribais não tiravam vantagem dos acontecimentos da vida da comunidade, porque para eles, o passado os remete aos primórdios, as origens dos tempos sagrados.Fazer história, seria recontar os mitos, os acontecimentos sagrados que são reatualizados nos rituais, pela imitação dos gestos dos deuses. Não tendo nenhum fato escrito, apenas o que descoberto pelos pesquisadores.

2- Em que sentido dizemos que a tribo constitui uma sociedade sem classe ?
As sociedades tribais não tinham classes sociais e nenhuma relação de dominação de um segmento sobre o outro. As relações eram iguais da tribo, onde os trabalhos eram comunitários, a terra era de todos, as funções eram divididas e não havia “status”.

3- De que tipo é o poder exercido pelo chefe e pelo feiticeiro ?

Tinha a confiança de todos, respeito, prestigio, admiração.

4- Explique a natureza da educação tribal usando os seguintes conceitos: mítica, espontânea, difusa e integral.
A educação tribal é transmitida para todos e de forma natural. As crianças aprendem imitando os gestos dos adultos em atividades diárias e/ou nos rituais. Desenvolvem atividades que trabalham a percepção.

5- Em que circunstância surge a necessidade da educação formal, ou seja, da escola?
À medida que as atividades se tornaram mais complexas. As transformações técnicas e o aparecimento das cidades em decorrência da produção excedente e da comercialização alteraram as relações humanas e o modo de sua sociabilidade, as terras de uso comum passaram a ser administradas pelo estado, instituição criada para legitimar o novo regime de propriedade, a mulher que na tribo desempenhava destacava o papel social, ficou restrita ao lar.

6- Pierre Clastres argumenta que a tortura no rito não visa apenas a demonstrar um valor individual. Qual é, portanto, seu maior significado ?
O seu maior significado é de que a criança deixe de ser criança para ser um homem ou uma mulher. Com responsabilidades no meio em que vive, assumindo uma nova posição, se comprometendo com os demais.

7- O que o autor que dizer com “um homem iniciado é um homem marcado” e com “o corpo é uma memória”?
Na frase “um homem iniciado é um homem marcado” quer dizer que o homem só terá reconhecimento no meio se ele for iniciado, ou seja, ter passado pelo rito de passagem; e a frase “ o copo é uma memória” está falando do saber.

ROMPENDO BARREIRAS – DIVERSIDADE E ADVERSIDADES NA SALA DE AULA

Resumo: A educação consiste em mais do que escolaridade, ela surgiu muito antes de existirem escolas e salas de aula, ela surge, então, como um recurso indispensável a humanidade na sua construção dos ideais da paz, liberalidade e da justiça social,

RECREAÇÃO PARA REVISÃO DE MATEMÁTICA

Resumo: Análise e comentários sobre a importância de técnicas recreativas para aplicação de conteúdos matemáticos em determinadas turmas e faixas etárias. SUMÁRIO Página 1 Página 2 RECREAÇÃO PARA REVISÃO DE CONTEÚDO MATEMÁTICO  EPÍGRAFE  “O jogo didático (…) serve para fixação ou

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.