Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Sociais Aplicadas > Serviço Social

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0

Publicidade

Trabalho em Destaque

Título: Teorias de Taylor, Ford, Fayol e Weber

Teorias de Taylor, Ford, Fayol e Weber, aplicadas na Empresa Bradesco S/A. São Paulo 2009 Sumário 1Introdução 2Frederick Winslow Taylor4 2.1Princípios de Taylor 3Henry Ford 4Jules Henri Fayol 4.1Princípios Básicos 4.2Funções Administrativas 5Maximillian Carl Emil Weber 5.1Analise da Obra 5.2Princípios…

Publicidade


Sobre os Fundamentos dos Direitos do Homem

Trabalho enviado por: Dayane

Data: 27/09/2006

Sobre os Fundamentos dos Direitos do Homem


Neste trabalho serão discutidos os três temas:

  • Qual é o sentido do problema que nos pusemos acerca do fundamento absoluto dos direitos do homem;
  • Se um fundamento absoluto é possível;
  • Se caso seja possível, é também desejável.

O problema do fundamento de um direito trata-se de buscar o fundamento de um direito que se tem ou de um direito que se gostaria de ter. No primeiro caso a autora investiga no ordenamento jurídico positivo, de direitos e deveres, se existe uma norma válida que o reconhece, e qual é esta norma, no segundo caso a autora inicia uma tentativa de buscar razões para defender a legitimidade do direito em questão e para convencer o maior número de pessoas, as que detêm poder direto ou indireto de produzir normas válidas naquele ordenamento.

O autor parte do pressuposto de que os direitos humanos são fins que merecem ser perseguidos, porque apesar de ser tão desejável não foram ainda reconhecidos por toda parte.

Da finalidade visada pela busca do fundamento, nasce à ilusão de que de tanto acumular e elaborar razões e argumentos encontramos razões e argumentos irresistíveis ao qual ninguém poderá recusar a própria adesão. O fundamento absoluto é o fundamento irresistível no mundo de nossas idéias, do mesmo modo como o poder absoluto é o poder irresistível (que se pensa Hobbes) no mundo de nossas ações.

Diante do fundamento irresistível a mente se dobra necessariamente tal como faz a vontade diante do poder irresistível.

Muitos direitos, até mesmo os mais diversos entre si, até mesmo os menos fundamentais – fundamentais somente na opinião de quem defendia - foram subordinados a generosa e complacente natureza do homem. Exemplo: a transmissão familiar de pai para filho ou a livre disposição pelo proprietário era mais natural e, portanto, devia ser preferida num sistema que aceitava como justo tudo que se fundava na natureza. Os três exemplos são perfeitamente compatíveis com a natureza do homem, conforme se considere este último como membro de uma comunidade (da qual, em última instância, sua vida depende), como pai de família (voltado por instinto natural para a continuação da espécie) ou como pessoa livre e autônoma (única responsável pelas próprias ações e pelos próprios bens).

Kant racionalmente reduziu os direitos irresistíveis (inatos) apenas em um: a liberdade.

Considerações sobre direito do homem:

  • Direitos do homem são os que cabem ao homem enquanto homem;
  • São aqueles que pertencem ou deveria pertencer a todos os homens ou dos quais nenhum homem pode ser despojado;
  • Diretos do homem são aqueles cujo reconhecimento é condição necessária para o aperfeiçoamento da pessoa humana, ou para desenvolvimento da civilização.

O fundamento de direitos são condições para realizações de valores últimos, valores últimos não se justificam; apenas assimilam realizados que se realizam consensualmente onde há renuncias recíprocas entrando em jogo as preferências...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Ou faça login



Crie seu cadastro




English Town

Publicidade