Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Sociais Aplicadas > Serviço Social

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0

Trabalho em Destaque

Título: Expressionismos: Visão da Realidade: O poder expressionista da fotografia estética e em movimento

TIDIR – Expressionismos: Visões da Realidade: O poder expressionista da fotografia estática e em movimento Belo Horizonte 2009 Proposta Partiremos de duas proposições, sendo a primeira a de que, desde o início do cinema, a intensidade de imagens que diferenciam…


Publicidade



Publicidade

Contexto Histórico do Serviço Social no Brasil

Trabalho enviado por: Késia Renata dos Santos

Data: 22/04/2003

 

Capítulo I

CONTEXTO HISTÓRICO EM QUE SE INTRODIZIU

O SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL

O serviço social no Brasil na década de trinta não pode ser analisado como um contexto histórico simplesmente, mas como um processo acumulativo nos setores social econômico político e religioso. Apesar de ter iniciado nos anos 20, só tomou impulso na década seguinte. Com a economia brasileira concentrada no cultivo do café, apenas favorecia a expansão de poucos estados: São Paulo e Minas Gerais. Foi assim definida como "um organismo social onde se preconiza os interesses da burguesia".

Com o aparecimento da República e um novo sistema político, houve um favorecimento detentor da camada social política, que permaneceu até a 1o República e influiu com a constituição de 1891.Deram-se uma autonomia aos estados SP e MG no campo de interesses econômico e político. Estes se mantiveram na liderança durante toda a 1o República.

Mesmo com a passagem do sistema agrário para o sistema industrial na década de 20 no BR, a etapa decisiva de industrialização só ocorreu de pois da II guerra mundial. Ele encontrou vários obstáculos, como o ruralismo. Mas por trás dos interesses agrícolas encobria-se a permanência pela da economia exportadora, considerada a verdadeira produtora de riqueza mantenedora nacional.

Com a crise econômica-financeira algumas medidas foram tomadas como a criação do órgão saneador da circulação monetária. No governo de Washington Luis, realizou-se uma reforma na política econômica-financeira do País, no sentido de evitar a baixa do cambio.

Fenômenos a ser destacados: o processo imigratório desenvolvido desde a abolição da escravatura, A urbanização e a Questão social no País, que foi um resultado péssimo desenvolvimento que o nosso país obteve. Nesta questão social vão se definir o elementos da crise social, o problema da falta de compreensão da questão operária pelos órgão públicos.

O Brasil Participante no Tratado de Versalhes estava bastante atrasado, não avia mentalidade dos nossos operários.A situação de alheamento das massas contribuía para a permanência do domínio da oligarquia dirigente.

Com a Revolução de 30, Getúlio Vargas trousse transferência de poder administrativo que gerou uma forte liderança presidencialista. A Revolução Getulista encontrou uma favorável...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Ou faça login



Crie seu cadastro




English Town