Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Sociais Aplicadas > Serviço Social

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0

Publicidade

Trabalho em Destaque

Título: Teorias de Taylor, Ford, Fayol e Weber

Teorias de Taylor, Ford, Fayol e Weber, aplicadas na Empresa Bradesco S/A. São Paulo 2009 Sumário 1Introdução 2Frederick Winslow Taylor4 2.1Princípios de Taylor 3Henry Ford 4Jules Henri Fayol 4.1Princípios Básicos 4.2Funções Administrativas 5Maximillian Carl Emil Weber 5.1Analise da Obra 5.2Princípios…

Publicidade

Contexto Histórico do Serviço Social no Brasil

Trabalho enviado por: Késia Renata dos Santos

Data: 22/04/2003

 

Capítulo I

CONTEXTO HISTÓRICO EM QUE SE INTRODIZIU

O SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL

O serviço social no Brasil na década de trinta não pode ser analisado como um contexto histórico simplesmente, mas como um processo acumulativo nos setores social econômico político e religioso. Apesar de ter iniciado nos anos 20, só tomou impulso na década seguinte. Com a economia brasileira concentrada no cultivo do café, apenas favorecia a expansão de poucos estados: São Paulo e Minas Gerais. Foi assim definida como "um organismo social onde se preconiza os interesses da burguesia".

Com o aparecimento da República e um novo sistema político, houve um favorecimento detentor da camada social política, que permaneceu até a 1o República e influiu com a constituição de 1891.Deram-se uma autonomia aos estados SP e MG no campo de interesses econômico e político. Estes se mantiveram na liderança durante toda a 1o República.

Mesmo com a passagem do sistema agrário para o sistema industrial na década de 20 no BR, a etapa decisiva de industrialização só ocorreu de pois da II guerra mundial. Ele encontrou vários obstáculos, como o ruralismo. Mas por trás dos interesses agrícolas encobria-se a permanência pela da economia exportadora, considerada a verdadeira produtora de riqueza mantenedora nacional.

Com a crise econômica-financeira algumas medidas foram tomadas como a criação do órgão saneador da circulação monetária. No governo de Washington Luis, realizou-se uma reforma na política econômica-financeira do País, no sentido de evitar a baixa do cambio.

Fenômenos a ser destacados: o processo imigratório desenvolvido desde a abolição da escravatura, A urbanização e a Questão social no País, que foi um resultado péssimo desenvolvimento que o nosso país obteve. Nesta questão social vão se definir o elementos da crise social, o problema da falta de compreensão da questão operária pelos órgão públicos.

O Brasil Participante no Tratado de Versalhes estava bastante atrasado, não avia mentalidade dos nossos operários.A situação de alheamento das massas contribuía para a permanência do domínio da oligarquia dirigente.

Com a Revolução de 30, Getúlio Vargas trousse transferência de poder administrativo que gerou uma forte liderança presidencialista. A Revolução Getulista encontrou uma favorável...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Ou faça login



Crie seu cadastro




Publicidade