Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Sociais Aplicadas > Psicologia

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0

Publicidade

Trabalho em Destaque

Título: Tubos e conexões

Tubos e conexões Unoesc 2009 Sumário Introdução 1 Tubulações 2.1 Tubos de PVC 2.2 Tubos de Aço Carbono 2.4 Tubos de Cobre 2.5 Tudo de Polietileno (PE) 2.6 Tubos e Conexões de Ferro Fundido 2.7 Tubos de Concreto. 2.8 Tubos…

Desenvolvimento da Personalidade na Adolescência

Trabalho enviado por: Carlos Alexandre Constantino

Data: 14/04/2006

Desenvolvimento da Personalidade na Adolescência


O desenvolvimento do ser humano na infância é sempre unitário, é um desenvolvimento integrado. Em sua análise é habitual, no entanto, distinguir diversos âmbitos diferentes: o desenvolvimento cognitivo, o da personalidade, o das relações sociais.

Personalidade: um conjunto de processos e de sistemas comportamentais, intimamente relacionados entre si, definidos principalmente pelos seguintes elementos: o fato de que, na mesma situação ou em situação semelhante, diferentes indivíduos reagem e se comportam de maneira diferente; o fenômeno, complementar ao anterior, de que em momentos e situações diferentes, as pessoas manifestam algum tipo de regularidade e estabilidade em sua maneira de se conduzir; a realidade da unidade do sujeito de se conduzir em suas diferentes atividades psicológicas e de comportamento.

Idade de transição

Adolescência: período de transição da infância à adultez. Um período preparatório para a idade adulta, momento de iniciação. É um momento de recapitulação da infância passada, de toda a experiência acumulada e agora posta em ordem. A idade infantil e a adulta, a adolescência constitui um período e um processo:

  • De ativa desconstrução de um passado pessoal, em parte tomado e mantido e, por outro, abandonado e definitivamente preterido;
  • De projeto e de construção do futuro, a partir de um enorme potencial e acervo de possibilidades ativas que o adolescente possui e tem consciência de possuir.

A imagem romântica

Nessa imagem, o adolescente aparece como um ser pateticamente suscetível e vulnerável, dominado por sentimentos muito intensos, dentro dos quais não se governa e não consegue se orientar. No entanto, é possível que esta não seja tanto uma imagem topicamente romântica da adolescência, mas sim que o romantismo consista na transposição, para a cultura, a arte e a literatura, da consciência e da vivência adolescente: a melancolia pelo passado, pelo paraíso perdido, a força e a contradição dos sentimentos contrapostos, o...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Ou faça login



Crie seu cadastro




Publicidade