Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Sociais Aplicadas > Psicologia

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0

Trabalho em Destaque

Título: Áreas de Atuação da Contabilidade

CIÊNCIAS CONTABEIS                     Áreas de atuaçÃo da contabilidade                           Porto Nacional 2012   DOUGLLAS VICTORELLE PEREIRA AIRES    …


Publicidade



Publicidade

“DA IDEIA DE UNIVERSIDADE A UNIVERSIDADE DE IDEIAS”

Trabalho enviado por: Fabiana Rodrigues Machado

Data: 27/08/2010

Resenha crítica sobre o texto: Da Idéia de Universidade a Universidade de Idéias

Diante da leitura, pois, feita, do texto, em questão, pude perceber quão grande é a complexidade da universidade, enquanto, instituição de ensino. E, sobretudo, apercebi que os intempéries enfrentados são diversos e adversos, tanto, outrora, quanto,na contemporaneidade.
Visto que, o tradicionalismo, o elitismo e o conservadorismo, tão,contundentemente, outorgados à universidade, viram-se, por vezes, ameaçados, esta, então, passara por inúmeras crises. E, assim, na década de sessenta, a perenidade de seus objetivos e ideais encontrou-se, demasiadamente, confrontada. Entretanto, mesmo, perante os confrontos vividos, a universidade conseguira, sim, manter, intactos, os seus objetivos, mesmo que, num nível mais abstrato. Aqui, os três fins primordiais da universidade tinham como base: a investigação, o ensino e a prestação de serviços.
Dentro de tal contexto, insurgiram-se várias contradições, concernentes ao verdadeiro papel da universidade. A protagonista, em cena, encontrava-se diante de muitos dramas, haja visto que, por exemplo, em 1987,conforme, um relatório da OCDE sobre as universidades; a estas, atribuíam-se papéis, como
funções principais. E, indubitavelmente, estas múltiplas funções, nem sempre, atendiam e se entendiam, no que tange à compatibilidade entre elas. Há, dentro de tal contexto, muitos interesses em jogo, e, assim sendo, a universidade tende a lutar, para conseguir manter-se inabalada, sem descaracterizar-se; e, neste embate ferrenho, emergem problemas de ordem sociopolítica, entre, outros.
Destacarei,aqui,a crise hegemônica,uma vez que,a mesma,pode ser considerada como a mais ampla de todas as crises. A crise,em questão,eclodiu há,aproximadamente,vinte anos,e,até,os dias atuais,ela continua suspensa. A crise relativa à hegemonia,por ter a sua centralidade, na busca exclusiva dos conhecimentos produzidos e transmitidos pela universidade,é,portanto,vista e,devidamente,considerada como a maior ,dentre,as outras,que são:a crise da legitimidade e a crise institucional.
Partindo desta premissa, atentar-me-ei, aqui, no que concerne à grande crise: a crise da hegemonia, a qual perpassa por muitas querelas,...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Ou faça login



Crie seu cadastro




English Town