Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Sociais Aplicadas > Psicologia

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0

Publicidade

Trabalho em Destaque

Título: Teorias de Taylor, Ford, Fayol e Weber

Teorias de Taylor, Ford, Fayol e Weber, aplicadas na Empresa Bradesco S/A. São Paulo 2009 Sumário 1Introdução 2Frederick Winslow Taylor4 2.1Princípios de Taylor 3Henry Ford 4Jules Henri Fayol 4.1Princípios Básicos 4.2Funções Administrativas 5Maximillian Carl Emil Weber 5.1Analise da Obra 5.2Princípios…

Publicidade


“DA IDEIA DE UNIVERSIDADE A UNIVERSIDADE DE IDEIAS”

Trabalho enviado por: Fabiana Rodrigues Machado

Data: 27/08/2010

Resenha crítica sobre o texto: Da Idéia de Universidade a Universidade de Idéias

Diante da leitura, pois, feita, do texto, em questão, pude perceber quão grande é a complexidade da universidade, enquanto, instituição de ensino. E, sobretudo, apercebi que os intempéries enfrentados são diversos e adversos, tanto, outrora, quanto,na contemporaneidade.
Visto que, o tradicionalismo, o elitismo e o conservadorismo, tão,contundentemente, outorgados à universidade, viram-se, por vezes, ameaçados, esta, então, passara por inúmeras crises. E, assim, na década de sessenta, a perenidade de seus objetivos e ideais encontrou-se, demasiadamente, confrontada. Entretanto, mesmo, perante os confrontos vividos, a universidade conseguira, sim, manter, intactos, os seus objetivos, mesmo que, num nível mais abstrato. Aqui, os três fins primordiais da universidade tinham como base: a investigação, o ensino e a prestação de serviços.
Dentro de tal contexto, insurgiram-se várias contradições, concernentes ao verdadeiro papel da universidade. A protagonista, em cena, encontrava-se diante de muitos dramas, haja visto que, por exemplo, em 1987,conforme, um relatório da OCDE sobre as universidades; a estas, atribuíam-se papéis, como
funções principais. E, indubitavelmente, estas múltiplas funções, nem sempre, atendiam e se entendiam, no que tange à compatibilidade entre elas. Há, dentro de tal contexto, muitos interesses em jogo, e, assim sendo, a universidade tende a lutar, para conseguir manter-se inabalada, sem descaracterizar-se; e, neste embate ferrenho, emergem problemas de ordem sociopolítica, entre, outros.
Destacarei,aqui,a crise hegemônica,uma vez que,a mesma,pode ser considerada como a mais ampla de todas as crises. A crise,em questão,eclodiu há,aproximadamente,vinte anos,e,até,os dias atuais,ela continua suspensa. A crise relativa à hegemonia,por ter a sua centralidade, na busca exclusiva dos conhecimentos produzidos e transmitidos pela universidade,é,portanto,vista e,devidamente,considerada como a maior ,dentre,as outras,que são:a crise da legitimidade e a crise institucional.
Partindo desta premissa, atentar-me-ei, aqui, no que concerne à grande crise: a crise da hegemonia, a qual perpassa por muitas querelas,...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Ou faça login



Crie seu cadastro




English Town

Publicidade