Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Sociais Aplicadas > Psicologia

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0

Trabalho em Destaque

Título: Tubos e conexões

Tubos e conexões Unoesc 2009 Sumário Introdução 1 Tubulações 2.1 Tubos de PVC 2.2 Tubos de Aço Carbono 2.4 Tubos de Cobre 2.5 Tudo de Polietileno (PE) 2.6 Tubos e Conexões de Ferro Fundido 2.7 Tubos de Concreto. 2.8 Tubos…


Publicidade

As Organizações Vistas como Organismo

Trabalho enviado por: Jenifer Cristina Salviato

Data: 22/04/2003

As Organizações Vistas como Organismo


O uso de máquinas transformou radicalmente a natureza da atividade produtiva, deixando sua marca na organização, pensamento e sentimentos dos homens através dos tempos; sendo que o uso de instrumentos e ferramentas ocorre desde as primeiras organizações formais das quais se tem notícia, (como por exemplo: a construção de pirâmides, impérios, igrejas e armadas). No entanto, foi durante a revolução industrial na Europa e América do Norte, que teve início a invenção e proliferação de máquinas, na qual as organizações tiveram que passar a se adaptar às exigências das mesmas.

Frederick Taylor, autor da teoria conhecida como Administração Científica, via a organização de uma maneira totalmente mecanicista, como um processo racional e técnico, no qual os trabalhadores servidores eram vistos apenas como acessórios das máquinas, completamente controlados pela organização e pelo ritmo de trabalho, tornando-se alienados. Taylor foi parte de uma tendência social muito ampla, que envolveu a mecanização, especialização e burocratização da vida de forma geral, sendo utilizado como um instrumento para assegurar o controle geral sobre a situação de trabalho como um meio para chegar à geração de lucro.

No entanto, nos últimos cinqüenta anos uma nova forma de ver a organização foi concebida. Com base em todos os problemas levantados pela visão mecanicista da organização, muitos teóricos abandonaram este modo de pensar e passaram a inspirar-se sobretudo na biologia como uma fonte de idéias para refletir sobre as organizações. Notou-se, assim, que era possível pensar nas organizações como se estas fossem organismos.

..."A teoria da organização transformou-se num tipo de biologia na qual as distinções e relações entre moléculas, células, organismos complexos, espécies e ecologia são colocadas em paralelo com aquelas entre indivíduos, grupos, organizações, populações (espécies) de organizações e sua ecologia social..." (MORGAN, 1996, p. 43).

Morgan (1996) coloca que sob a influência da metáfora da máquina, a organização ficou fechada dentro de uma espécie de engenharia que se preocupava apenas com a relação entre objetos, estruturas e eficiência. Já quando a idéia da organização vista como organismos passou a ser estudada pelos teóricos, o foco de atenção passou a ser assuntos mais genéricos, tais como sobrevivência, relação organismos-ambiente e eficácia...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Ou faça login



Crie seu cadastro




English Town