Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Sociais Aplicadas > Psicologia

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0

Publicidade

Trabalho em Destaque

Título: Expressionismos: Visão da Realidade: O poder expressionista da fotografia estética e em movimento

TIDIR – Expressionismos: Visões da Realidade: O poder expressionista da fotografia estática e em movimento Belo Horizonte 2009 Proposta Partiremos de duas proposições, sendo a primeira a de que, desde o início do cinema, a intensidade de imagens que diferenciam…

A Natureza da Teoria da Personalidade

Trabalho enviado por: Anônima

Data: 26/06/2005

A NATUREZA DA TEORIA DA PERSONALIDADE


A teoria da personalidade e a história da psicologia

A visão mais ampla do desenvolvimento da teoria da personalidade começa com as concepções sobre o homem com os grandes sábios como Hipócrates, Platão e Aristóteles. Tendo contribuição também de pensadores como Tomás de Aquino, Bentham, Comte, Hobbes, Kierkegaard, Nietzsche e Maquiavel, que viveram entre os clássicos e a nossa época, onde as idéias podem ser encontradas no pensamento contemporâneo.

Alguns fatos relativamente recentes influenciaram a teoria da personalidade.

  • O estudo da personalidade através da observação clínica, foi o principal fator que contribuiu para desvendar a natureza da teoria da personalidade e se inicia através de Charcot, Janet, Freud, Jung, e McDougall.
  • Outra influência foi iniciada com a tradição Gestáltica e em William Stern .Esses teóricos impressionados com a unidade do pensamento, se convenceram que o estudo fragmentado do comportamento nunca seria de grande valor.
  • O impacto da psicologia experimental em geral da teoria da aprendizagem em particular, que se refletiu no aumento de pesquisas rigorosamente controladas, na preocupação com as bases de construção de uma teoria e na apreciação mais detalhada sobre como um comportamento é modificado.
  • A tradição psicométrica que preocupava em medir e estudar as diferenças individuais provocando uma crescentes sofisticação no modo de medir ou escalonar as dimensões do comportamento e de preceder a análise quantitativa dos dados.

Existe outras fontes de influências sobre a teoria da personalidade, como a genética, o positivismo lógico e a antropologia social, mas estas não foram tão amplas.

Existem diferenças entre a teoria e a pesquisa da personalidade e a teoria e a pesquisa em outras...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Ou faça login



Crie seu cadastro




Publicidade