Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Sociais Aplicadas > Pedagogia

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0

Trabalho em Destaque

Título: Teorias de Taylor, Ford, Fayol e Weber

Teorias de Taylor, Ford, Fayol e Weber, aplicadas na Empresa Bradesco S/A. São Paulo 2009 Sumário 1Introdução 2Frederick Winslow Taylor4 2.1Princípios de Taylor 3Henry Ford 4Jules Henri Fayol 4.1Princípios Básicos 4.2Funções Administrativas 5Maximillian Carl Emil Weber 5.1Analise da Obra 5.2Princípios…


Publicidade



Publicidade

Projeto de Pesquisa: A Importância do Jogo e do Lúdico no Processo Ensino-Aprendizagem

Trabalho enviado por: Edyneia Muniz dos Santos Pimenta

Data: 23/10/2009

Projeto de Pesquisa: A Importância do Jogo e do Lúdico no Processo Ensino-Aprendizagem
Universidade Castelo Branco
2009

 

 

 

Sumário

1.Formulação do Problema
2.Diagnóstico da Realidade
3.Justificativa
4.Fundamentação Teórica
4.1. Aprendizagem
4.2 A Importância do Jogo no Processo Ensino Aprendizagem
4.3 O Lúdico como Facilitador da Aprendizagem
4.4 O Brinquedo como Instrumento
4.5 O Brinquedo e sua Função Educacional
5.Objetivos e Metas
5.1 Objetivo Geral
5.2 Objetivo Específico
5.3 Metas
6.Estratégias e Técnicas
6.1 Discussão dos Resultados Obtidos
7. Recursos
8.Cronograma
9.Avaliação
Referencias

 

1. Formulação do Problema

Sabendo-se da grande importância funcional do brinquedo ou da ludicidade na aquisição ou aprimoramento do desenvolvimento psicomotor das crianças, como brincadeiras saudáveis do dia-a-dia das mesmas, por que as brincadeiras não podem ser inseridas no contexto escolar de forma bem organizada para auxiliá-las no processo ensino-aprendizagem?

- Como está sendo desenvolvida a criatividade lúdica no processo ensino aprendizagem na Escola Municipal Dr. João Ribeiro Junior?
- Como o brincar contribui para a aprendizagem escolar?
- Quem deve estabelecer os limites entre o brincar e o aprender?

 

2. Diagnostico da Realidade

A Escola Municipal Dr. João Ribeiro Junior, fundada em 07/03/1944 está situada na Rua Rio de Janeiro, nº 710, bairro centro. Está tem por finalidade ministrar o Ensino Fundamental e Educação Especial.

O prédio está em regular situação, não foi observadas rachaduras nem infiltrações nas paredes, a pintura da escola, está em bom estado. A escola possui uma área de 5.000 metros quadrados tendo uma área interna construída de 1.738 metros quadrados e uma área externa construída de 2.086.86 metros quadrados. Sua infra-estrutura é bem antiga, mas se encontra em ótimo estado, é um andar térreo. Tendo em vista que nossos alunos fazem parte de uma comunidade fixa, com perfil sócio-economico médio baixo, portadora de uma cultura diversificada advinda do meio em que vivem, sendo a grande maioria filhos de trabalhadores rurais, cujos pais passam a maior parte do tempo trabalhando, e necessário que proporcione uma formação de qualidade que vise às necessidades sociais, políticas, econômicas e culturas da realidade local, que garanta as aprendizagens essenciais para a formação de cidadãos autônomos, críticos e participativos, capazes de atuar com competência, dignidade e responsabilidade na sociedade em que vivem.

O estabelecimento de ensino funciona nos períodos: matutino das 7:30 às 11:30 horas e vespertino das 13:00 às 17:00 horas.

A escola oferta as 5 etapas iniciais do ensino fundamental, uma turma de ensino Especializado na área de deficiência Visual, uma turma de sala de recursos e classe especial.

A escola é composta por um total de 533 alunos, distribuídos da entre as 5 etapas: 1º,2º e 3º Ano do ensino fundamental de nove anos, e 3º e 4º séries, quanto ao pessoal administrativo à escola possui 01 diretora, 02 secretarias, 02 coordenadoras, pedagógicas, 33 professores, 08 funcionarias de serviços gerais, 01 caseiro. Fui informada que a grande maioria dos professores são graduados, e alguns pós-graduados.

Os alunos tem semanalmente aulas de ciências, educação física, inglês, historia, matemática, oficina de artes, português e religião.

È organizado de tal forma: biblioteca, refeitório, pátio coberto, banheiros específicos meninos/meninas e professores, sala de coordenação, informática, secretaria, sala de professores, sala especificas para atendimento de DV, sala de recursos e classe especial.

Possui 13 salas de aulas todas em bom estado, são bem ventiladas, as carteiras no geral, estão em regular condição de uso, os quadros-negros são grandes e também estão em bom estado de conservação.

A escola possui 3 Tv`s, 01 vídeo, 03 DVD`s, 01 xerocadora, 02 Scanner e 02 impressoras a laser, 03 mimeógrafos, 03 impressoras a tinta, 02 retro-projetores, 03 aparelhos de som e computadores.

Observando o calendário da escola pude notar a existência de semanas destinadas a debates científicos(com palestras a respeito de diversos assuntos de interesse dos alunos e professores, além da divulgação de alguns trabalhos feitos em grupo pelos próprios alunos de diversas turmas diferentes), conselhos de classe, excursões a museus e exposições de arte , entre outras atividades de âmbito cultural e informativo .

 

3. Justificativa

Vivemos uma época em que a tecnologia avança aceleradamente inclusive na educação, mas as atividades lúdicas não podem ser esquecidas no cotidiano escolar; porque a alternativa de trabalhar de maneira lúdica em sala de aula é muito atraente e educativa.

De acordo com RONCA (1989, p. 27) "O movimento lúdico, simultaneamente, torna-se fonte prazerosa de conhecimento, pois nele a criança constrói classificações, elabora seqüências lógicas, desenvolve o psicomotor e a afetividade e amplia conceitos das várias áreas da ciência".

Percebemos desse modo que brincando a criança aprende com muito mais prazer, destacando que o brinquedo, é o caminho pelo qual as crianças compreendem o mundo em que vivem e são chamadas a mudar. É a oportunidade de desenvolvimento, pois brincando a criança experimenta, descobre, inventa, exercita, vivendo assim uma experiência que enriquece sua sociabilidade e a capacidade de se tornar um ser humano criativo.

Para VIGOTSKY (1989, p.84) "As crianças formam estruturas mentais pelo uso de instrumentos e sinais. A brincadeira, a criação de situações imaginárias surge da tensão do individuo e a sociedade. O lúdico liberta a criança das amarras da realidade".

Verificamos portanto que as atividades lúdicas propiciam a criança à possibilidade de conviver com diferentes sentimentos os quais fazem parte de seu interior, a criança demonstra através da brincadeira como ela vê e constrói o mundo, como ela gostaria que ele fosse, quais as suas preocupações e que problemas a estão atormentando, ou seja ela expressa na brincadeira o que tem dificuldade de expressar com palavras.

E aliar atividades lúdicas ao processo de ensino e aprendizagem pode ser de grande valia, para o desenvolvimento do aluno, um exemplo de atividade que desperta e muito o interesse do aluno é o jogo, sobre o qual nos fala KISHIMOTO (1994, p. 13)

"O jogo como promotor da aprendizagem e do desenvolvimento, passa a ser considerado nas práticas escolares como importante aliado para o ensino, já que colocar o aluno diante de situações lúdicas como jogo pode ser uma boa estratégia para aproximá-lo dos conteúdos culturais a serem veiculados na escola".

Dessa maneira percebemos a necessidade do professor de pensar nas atividades lúdicas nos diferentes momentos de seu planejamento. Lembrando que o jogo e a brincadeira exigem partilhas, confrontos, negociações e trocas, promovendo conquistas cognitivas, emocionais e sociais.

Destacando ainda mais a importância do lúdico, lembramos as palavras de RONCA (1989, p.27)

texto

A tal ponto isso se faz verdade, que a criança sente e expressa a curiosidade e importante noção de que viver é brincar.

E ao brincar a criança conhece a si própria e aos outros e realiza a dura tarefa de compreender seus limites e possibilidades e de inserir-se em seu grupo. Aí aprende e internaliza normas sociais de comportamentos e os hábitos fixados pela cultura, pela ética e pela moral.

De acordo com o Referencial Curricular Nacional Para Educação Infantil (l998, v1.p.28) "As brincadeiras de faz-de-conta, os jogos de construção e aqueles que possuem regras, como os jogos de sociedade (também chamados de jogos de tabuleiro) jogos tradicionais, didáticos, corporais, etc., propiciam a ampliação dos conhecimentos da criança por meio da atividade lúdica".

E sobre esse ponto de vista o lúdico se torna de vital importância para a educação.

Pois de acordo com RONCA (1989,p.99) "O lúdico torna-se válido para todas as séries, porque é comum pensar na brincadeira, no jogo e na fantasia, como atividades relacionadas apenas infância. Na realidade,...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Ou faça login



Crie seu cadastro




English Town