Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Sociais Aplicadas > Pedagogia

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0

Trabalho em Destaque

Título: Teorias de Taylor, Ford, Fayol e Weber

Teorias de Taylor, Ford, Fayol e Weber, aplicadas na Empresa Bradesco S/A. São Paulo 2009 Sumário 1Introdução 2Frederick Winslow Taylor4 2.1Princípios de Taylor 3Henry Ford 4Jules Henri Fayol 4.1Princípios Básicos 4.2Funções Administrativas 5Maximillian Carl Emil Weber 5.1Analise da Obra 5.2Princípios…


Publicidade



Publicidade

Prática Pedagógica na Educação Infantil

Trabalho enviado por: Hortência Messias Pinheiro

Data: 21/08/2014

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho foi desenvolvido na UTA Infância e Ludicidade, na qual fazem parte as disciplinas: Metodologias do Ensino da Literatura Infantil, Ludicidade, Educação Infantil-metodologia e procedimentos, Educação Infantil- Fundamentos, Estágio- Educação Infantil E Pesquisa e Prática Profissional- Educação Infantil e tem como principal objetivo discutir a importância do lúdico no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil.

Nas sociedades de mudanças aceleradas em que vivemos, somos sempre levados a adquirir competências novas, pois é o indivíduo, a unidade básica de mudança. A ludicidade é assunto que tem conquistado espaço no panorama nacional, principalmente na educação infantil, por ser o brinquedo, a essência da infância. Seu uso permite um trabalho pedagógico que possibilita a produção do conhecimento, da aprendizagem e do desenvolvimento.

Com a utilização de brincadeiras e jogos no processo pedagógico faz despertar o gosto pela vida e leva as crianças a enfrentarem os desafios que lhe surgirem. Com a construção desta produção de aprendizagem iremos mostrar o quanto o “lúdico” pode ser um instrumento indispensável na aprendizagem, no desenvolvimento e na vida das crianças, tornando evidente que os professores e futuros professores devem e precisam tomar consciência disso e saber se os professores atuantes têm conhecimento de alguns conceitos, como o lúdico e muitas outras questões sobre relação do brincar com a aprendizagem e o desenvolvimento da criança.

Os resultados da educação, apesar de todos os seus projetos, continuam insatisfatórios, percebendo-se a necessidades de mudanças no âmbito educacional. Nesse sentido o lúdico pode contribuir de forma significativa para o desenvolvimento do ser humano, seja ele de qualquer idade, auxiliando não só na aprendizagem, mas também no desenvolvimento social, pessoal e cultural, facilitando no processo de socialização, comunicação, expressão e construção do pensamento. Vale ressaltar, porem que o lúdico não é única alternativa para a melhoria no intercambio ensino-aprendizagem, mas é uma ponte interessadas em promover mudanças.

A partir disso, vamos tornar evidente a importância do lúdico e como ele, os jogos, os brinquedos e as brincadeiras, podem ser importantes para o desenvolvimento e para a aprendizagem das crianças. Neste trabalho iremos expor algumas definições importantes acerca do jogo no processo de aprendizagem, diferenciar o jogo da brincadeira e do brinquedo, mostrando sua importância e discorrer sobre a importância do lúdico no processo de ensino-aprendizagem.

O brincar e o jogar são atos indispensáveis à saúde física emocional e intelectual e sempre estiveram presentes em qualquer povo desde os mais remotos tempos. Através deles as crianças desenvolvem a linguagem, o pensamento, a socialização, a iniciativa e a autoestima, preparando-se para se tornar um cidadão capaz de enfrentar desafios e participar na construção de um mundo melhor.

A metodologia adotada para o desenvolvimento da presente PA foi elaborado por meio de leitura dos livros das disciplinas da UTA, discussões em grupo, pesquisa em campo escolar, nos slides das aulas, pesquisas na internet e...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Ou faça login



Crie seu cadastro




English Town