Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Sociais Aplicadas > Pedagogia

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0

Publicidade

Tag Cloud

Trabalho em Destaque

Título: Expressionismos: Visão da Realidade: O poder expressionista da fotografia estética e em movimento

TIDIR – Expressionismos: Visões da Realidade: O poder expressionista da fotografia estática e em movimento Belo Horizonte 2009 Proposta Partiremos de duas proposições, sendo a primeira a de que, desde o início do cinema, a intensidade de imagens que diferenciam…

Publicidade

Artigo Ciêntífico

Trabalho enviado por: Maria de Jesus S. Dourado

Data: 21/08/2014

FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA

 FTC

CURSO DE PEDAGOGIA

 

 

 

 

MARIA DE JESUS SOUZA DOURADO

 

 

 

 

 

 

O PAPEL DO ORIENTADOR EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL 

 

 

 

 

 

 

 

 

PADRE BERNARDO-GO

2011

 

 

 

MARIA DE JESUS SOUZA DOURADO

 

 

 

 

 

 

O PAPEL DO ORIENTADOR EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL 

 

 

 

 

 
 

Artigo ao curso de Pedagogia da Faculdade de Ciência e Tecnologia (FTC-EAD), Padre Bernardo – GO, como parte dos requisitos para obtenção do título de Licenciado (a) em Pedagogia. Tutora: Luciana Sallas.

 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PADRE BERNARDO-GO

2011

 

 

O PAPEL DO ORIENTADOR EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

 

Maria de Jesus Souza Dourado

 

 

RESUMO

 

O presente trabalho pretende discutir a importância do Orientador Educacional, observando que ele é um elo entre escola, família, educador, educando e, em se tratando do educador, o Orientador Educacional como o próprio nome já diz, orienta professores a desenvolverem seu trabalho de forma prazerosa e voltada às necessidades dos alunos de acordo com os aspectos cognitivos, psicomotores e afetivos dos mesmos, neste caso,  Educação Infantil.

 

 

Palavras-chave: Orientador Educacional. Escola. Educação Infantil. Ensino-Aprendizagem.

 

 

 

 

Graduanda do Curso de Pedagogia da

Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC EAD

E-mail: dige1010@hotmail.com

 

 

 

1 INTRODUÇÃO

 

            A escola é o segundo momento na vida de todos que nela freqüentam, os alunos e, para que esse segundo momento seja rico em aproveitamento, conhecimento, necessita-se de um acoplamento, um trabalho em conjunto entre escola, família, professores, alunos e, dentro desse contexto encontra-se professor que é de suma importância por desempenhar um papel múltiplo e unificado no sentido de alcançar objetivos que atendam as necessidades de todos os envolvidos citados anteriormente para que seu trabalho se complemente de maneira construtiva.  Portanto, a construção aberta para o diálogo, a troca, o respeito, o prazer pelo conhecimento e a valorização do ser humano é a chave para uma boa atuação e a valorização do orientador educacional e para a formação de uma sociedade constituída de cidadãos que gozam de liberdade e autonomia, possibilitando uma convivência feliz.

Esse estudo irá mostrar a importância do profissional Orientador Educacional dentro da escola, seu desenvolvimento profissional, sua forma de agir, ou melhor dizendo, sua função realmente na prática.

             Pouco se entende realmente da função o Orientador Educacional até porque o mesmo não existe em todas as escolas e não confundi-lo nas que existem com o papel do Coordenador Pedagógico. A finalidade primordial desse estudo será mostrar um pouco de como funciona seu trabalho e sua importância dentro da educação infantil.

 

 

 

 

2. Um pouco de História

Os objetivos da orientação educacional eram mais claros e precisos quando a mesma abordava a área de psicologia, á partir do momento em que houve mudança no enfoque. Da orientação, dando ênfase nos aspectos sociológicos os mesmos deixaram de ser claro e precisos, sendo isto confirmado em lei que apresenta para a orientação uma diversidade de objetivos em suas atribuições.

Em outras palavras, devido a densidade de atribuições e funções, algumas vezes o orientador a ser visto como fora da esfera pedagógica tendo a orientação educacional colaboradora do processo pedagógico, observamos sua atuação hoje, atendendo nossos para paradigmas das...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Ou faça login



Crie seu cadastro




Publicidade