Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Sociais Aplicadas > História

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0

Publicidade

Trabalho em Destaque

Título: Expressionismos: Visão da Realidade: O poder expressionista da fotografia estética e em movimento

TIDIR – Expressionismos: Visões da Realidade: O poder expressionista da fotografia estática e em movimento Belo Horizonte 2009 Proposta Partiremos de duas proposições, sendo a primeira a de que, desde o início do cinema, a intensidade de imagens que diferenciam…

Publicidade

Relatório de estágio supervisionado: Getsão Escolar

Trabalho enviado por: Maria Patricia dos santos Vieira

Data: 07/01/2009

Relatório de estágio supervisionado: Getsão Escolar

FACINTER
2008

 

 

 

Trabalho apresentado à disciplina de Estágio Supervisionado: Gestão Escolar, no Curso de Pedagogia a Distância da Faculdade Internacional de Curitiba – FACINTER.

Profª. (nome do orientador)

 

Sumário

Introdução
Definição da Instituição Estagiada
Caracterização da Instituição
Avaliação
Considerações Finais
Referências

 

Introdução

Ao realizar a observação na Escola Estadual Rui Barbosa, observamos a escola e seu espaço físico, os assessores, Ensino Fundamental e Médio. Observamos que os objetivos da Escola Estadual Rui Barbosa é formar cidades conscientes, através da aquisição de habilidades e conhecimentos que são indispensáveis ao exercício ativo e critico da cidadania, na vida cultural, política, social e religiosa e no mundo do trabalho, conforme princípios e disposições da legislação vigente, segundo a qual o aluno deve permanecer na escola com sucesso. Elevando a auto-estima de modo a fazer, compreender-lhes as necessidades mais proeminentes, estimulá-los nos estudos incentivando-os a estabelecerem metas para as suas vidas. A Escola Estadual Rui Barbosa está trabalhando na conscientização e em estimular todos os educadores para combater a evasão e a repetência, a mesma tem o objetivo de estabelecer novas práticas pedagógicas situadas dentro da realidade com projetos, dinâmicas, estudos e reflexões conscientizando o aluno da importância da escola no seu desenvolvimento pessoal e pro fissionai.

A metodologia utilizada durante o estágio de Gestão Escolar, foram às visitas na escola, conversa com os funcionários, principalmente coordenador e diretor, consulta ao PPP e regime Escolar, observamos a adaptação do currículo, a forma de avaliação, a metodologia aplicada no planejamento da escola, observamos o investimento e financiamento.

Os itens trabalhados no relatório foram à identificação da instituição onde observamos a localização da escola a estrutura administrativa e pedagógica, o horário de funcionamento, pois a mesma funciona os três horários o nível de atendimento a Escola Rui Barbosa e o ensino fundamental e médio e o projeto EJA. Conhecemos o histórico da instituição como surgiu a escola, conhecemos o número de alunos, a estrutura física, onde a mesma tem boas condições de funcionamento, os problemas da comunidade que influencia na organização da escola.

A escola trabalha em parceria com a comunidade, a mesma trabalha com relação em atendimento ao aluno para que eles possa ter um bom rendimento.

 

Definição da Instituição Estagiada

A Escola Estadual Rui Barbosa, sediada a praça Dr. CAMPELO DE Almeida, nº 01 município de Anadia Alagoas CEP: 57660-000, Fone: 3277-1294. É uma instituição própria de educação escolar, pertencente à rede de ensino oficial do estado mantida pelo governador do Estado de Alagoas e subordinada técnica e administrativa a Secretaria Executiva de Educação – SEE / MEC / FNDE / UNEX sob a jurisdição da coordenadoria Regional de Ensino – CRE, 2ª com se do município de São Miguel dos Campos, tendo como equipe Técnica – pedagógica a diretora Maria do Carmo B. da Costa de Melo, Vice-diretora Maria das Dores de Lima Palmeira, coordenadores pedagógicos – Margarida Elias Nobre de França e Maria Aparecida Silva Santos.

A Escola Estadual Rui Barbosa funciona em regime de externato com os cursos de Educação Básica, especificamente nas etapas do Ensino Fundamental e Médio, e o projeto saber de acordo com a Legislação vigente, normas e instruções expedidas pelo conselho nacional e estadual de educação. O horário de funcionamento compreende os três turnos: matutino das 7:10 às 12:00 hs; vespertino das 12:15 às 17:00 hs; noturno das 19:00 às 22:00 hs.

 

Caracterização da Instituição

Segundo as transcrições da Ata da Fundação, a Escola Estadual Rui Barbosa foi criada aos cinco dias do mês de Maio de 1937, às 10 horas foi inaugurada como “Grupo Escolar Rui Barbosa, prestando assim, uma grande homenagem ao estadista baiano considerado águia de Maia”, por sua inteligência exposta na conferência de Maia, representando tão bem o nosso país na época, e, pensando que, na área educacional, um nome deste porte, impressionaria os alunos e os estimularia a crescerem intelectualmente.

Estavam presentes na cerimônia inaugural, muitas pessoas importantes e as autoridades: 1ª Diretora Euthalia Lopes Barbosa, o prefeito José Barbosa Gomes, o presidente da Câmara de vereadores Manoel Domingues Santos, o Pe. Epaminondas Bonfim, o prof. Diógenes Aranda, um exímio orador, o Inspetor Geral do Ensino primário, o Sr. José César Sobrinho e o Sr. Governador do Estado Dr. Osmam Loureiro. Após o cerimonial houve almoço, festa de confraternização, bandas fanfarras, e baile com a orquestra filarmônia que...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Ou faça login



Crie seu cadastro




English Town

Publicidade