Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Sociais Aplicadas > Geografia

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0

Trabalho em Destaque

Título: Expressionismos: Visão da Realidade: O poder expressionista da fotografia estética e em movimento

TIDIR – Expressionismos: Visões da Realidade: O poder expressionista da fotografia estática e em movimento Belo Horizonte 2009 Proposta Partiremos de duas proposições, sendo a primeira a de que, desde o início do cinema, a intensidade de imagens que diferenciam…


Publicidade



Publicidade

Seca no Nordeste

Trabalho enviado por: Rachel Cristina Silva Castro

Data: 08/03/2006

A SECA NO NORDESTE


Introdução

Indicadores mostram através de estudos que a seca atinge, nos seus vários níveis, 55% da área semi-árida do Nordeste e 42% de sua população.

Desde a grande seca do século passado, a população enfrenta ciclicamente a falta de chuvas e isso vem gerando varias conseqüências, como: a destruição de lavouras, a fome, o êxodo rural, etc.

Depoimentos mostram :

"Expulsos das suas moradas pelo entracado pela natureza com raios do sol, o destino dos desgraçados e a peregrinação pela terra natal ate encontrarem uma cidade, em que vão adiando miseravelmente o desaparecimento do túmulo. "

Através desses dados e de outros que viremos no decorrer do trabalho, esperamos, conhecer as causas e conseqüências da seca no Nordeste, para que possamos ajudar o nosso pais.


Seca no Nordeste

No Brasil, as áreas consideradas e enquadradas na fórmula de Thornthwaite são aquelas abrangidas pelo Polígono das Secas, ou seja, as regiões semi-áridas e sub - úmidas secas do nordeste brasileiro.

O Nordeste apresenta grande diferenciação ecológica, com secas e estiagens atingindo grande parte do território.

Simplificadamente a região pode ser dividida em 4 grandes conjuntos fisiográficos: Mata, Agreste, Cerrado e Sertão.

A porção semi-árida do nordeste compreende uma área de cerca de 900.000 km2, quase toda no embasamento cristalino e sob forte irregularidade climática.

Constatamos também que o clima e a qualidade das terras apresentam limitações muito fortes para o desenvolvimento de atividades de cunho agropecuário que possam competir com os produtos oriundos de outras regiões. A não ser em algumas áreas...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Ou faça login



Crie seu cadastro




English Town