Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Sociais Aplicadas > Comunicação

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0

Trabalho em Destaque

Título: Tubos e conexões

Tubos e conexões Unoesc 2009 Sumário Introdução 1 Tubulações 2.1 Tubos de PVC 2.2 Tubos de Aço Carbono 2.4 Tubos de Cobre 2.5 Tudo de Polietileno (PE) 2.6 Tubos e Conexões de Ferro Fundido 2.7 Tubos de Concreto. 2.8 Tubos…


Publicidade



Publicidade

Conhecimento Mitológico

Trabalho enviado por: Raffael Regis de Araújo

Data: 22/04/2003

Conhecimento Mitológico


Introdução

Neste relatório, tentaremos lapidar a nova conceituação de mito e mitologia, que devido a transformações na sociedade, sofre também transformações em sua essência. Nossa pesquisa foi feita com o enfoque na relação entre o conceito antigo e o novo, a partir de pesquisas bibliográficas e com o auxílio da internet, foi possível reunir informações suficientes para abrir um debate em sala sobre a caracterização e conceituação do mito hoje e ontem.

Esclareceremos também que o mito é diferente da lenda e do ídolo, não se pode confundir um mito originado para a explicação de um fenômeno com uma lenda sobre este fenômeno.

Desta forma, esperamos com este relatório esclarecer que o mito hoje ao mesmo tempo em muito e em nada se difere do mito antigo, haja vista que ele é apenas um deslocamento deste.


 
O que é Mito?

Segundo o Dicionário Aurélio, mito é a narrativa dos tempos fabulosos ou heróicos, ou a representação de fatos ou personagens reais exagerada pela imaginação popular e pela tradição. O mito é criado para explicar algo que a ciência humana não consegue. Ele surge quando o homem encontra no meio algo que não pode explicar através de sua experiência, e é descartado quando a comprovação científica deste fato é realizada. Na verdade, os mitos nunca morrem, pois eles ainda continuam vivos na arte, na poesia e na crença das pessoas. O objetivo principal dos mitos não é revelar fatos históricos, mas explicar perguntas essenciais humanas através de metáforas e narrativas, que mais tarde se transformam e ritos e cultos.


O que é Mitologia?

Segundo a descrição do dicionário, mitologia é uma história fabulosa dos deuses, semideuses e heróis da antiguidade Greco-Romana ou um conjunto dos mitos próprios de um povo ou de uma região. Ela se refere a tudo o que é narrado sobre o mito, reúne todas as possíveis estórias sobre um determinado mito, bem como seus ritos e cultos, é como enciclopédia narrada com estórias diversificadas. 


A diferença entre Mito e Lenda

O mito é muito confundido com o conceito de lenda, porém esta não tem compromisso nenhum com a realidade, são meras histórias sobrenaturais, como é o caso da mula sem cabeça e do saci-pererê. O mito não é exclusividade de povos primitivos, nem de civilizações nascentes, mas existe em todos os tempos e culturas como componente indissociável da maneira humana de compreender a realidade. 


O Mito Antigo


Na Antigüidade, as narrativas mitológicas tinham como objetivo relatar como o mundo começou, como os animais e o homem foram criados, e como certos costumes, atitudes ou formas de atividades humanas se originaram.

Quase todas as culturas possuem ou em algum tempo possuíram e viveram sob a influência dos mitos. Os mitos diferem dos contos de fada, os quais se referem a um tempo que é diferente do tempo comum. A seqüência de tempo dos mitos é extraordinária...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Ou faça login



Crie seu cadastro




English Town