Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Sociais Aplicadas > Ciências sociais

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0

Trabalho em Destaque

Título: Expressionismos: Visão da Realidade: O poder expressionista da fotografia estética e em movimento

TIDIR – Expressionismos: Visões da Realidade: O poder expressionista da fotografia estática e em movimento Belo Horizonte 2009 Proposta Partiremos de duas proposições, sendo a primeira a de que, desde o início do cinema, a intensidade de imagens que diferenciam…


Publicidade



Publicidade

Estruturas Elementares do Parentesco

Trabalho enviado por: Letícia Cesarino

Data: 22/04/2003

Estruturas Elementares do Parantesco


FICHAMENTO: LÉVI-STRAUSS, Claude. "Os Sistemas Clássicos", in: As Estruturas Elementares do Parentesco, Petrópolis: Vozes, 1982.

O autor tratará, neste capítulo, dos sistemas de troca restrita onde o grupo se divide em pares de unidades de troca do tipo duas metades, quatro seções, e oito subseções. Estes tipos serão analisados basicamente quanto às regras de matrimônio que envolvem. Lévi-Strauss começa atestando que a passagem do sistema mais simples, de metades exogâmicas, para o de quatro seções (através da sobreposição de uma dicotomia fundada em um dos modos de filiação, matrilinear ou patrilinear, a uma dicotomia fundada no outro) não necessariamente modifica a regra de casamento entre os primos: continua interdito o casamento entre os paralelos, e autorizada a união entre os primos cruzados. Assim, a questão levantada pelo autor no início do capítulo, e que continua em aberto no final dele, é por que essa passagem não introduz uma dicotomia baseada no reconhecimento da diferença entre os primos cruzados matrilineares e patrilineares?

Os exemplos etnográficos são de tribos australianas, e nosso autor introduz, aqui, as interpretações divergentes de Radcliffe-Brown e Lawrence para seus sistemas de parentesco. Radcliffe-Brown identificou o grupo patrilinear territorial local (horda) como unidade...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Ou faça login



Crie seu cadastro




English Town