Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Sociais Aplicadas > Ciências sociais

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0

Publicidade

Trabalho em Destaque

Título: Tubos e conexões

Tubos e conexões Unoesc 2009 Sumário Introdução 1 Tubulações 2.1 Tubos de PVC 2.2 Tubos de Aço Carbono 2.4 Tubos de Cobre 2.5 Tudo de Polietileno (PE) 2.6 Tubos e Conexões de Ferro Fundido 2.7 Tubos de Concreto. 2.8 Tubos…

A Economia Atual Frente as Novas Tecnologias

Trabalho enviado por: Susan Bauer

Data: 22/04/2003

A Economia Atual Frente as Novas Tecnologias


INTRODUÇÃO

Com a crise dos modelos de desenvolvimento econômico, tanto do capitalismo como do estatismo, a partir dos anos 70, acontece uma reestruturação destes modelos.

Uma nova forma de capitalismo emerge de medidas e políticas estabelecidas por empresas e governos. Flexibilidade organizacional, e de trabalho, pressões competitivas, o enfraquecimento de despesas com o bem estar social(alicerce do contrato social na era industrial), e suas principais atividades econômicas globalizadas são características dessa nova forma de capitalismo.

As novas tecnologias da informação desempenharam papel decisivo ao facilitarem o surgimento deste novo capitalismo flexível, proporcionando ferramentas para a formação de redes, comunicação a distância armazenamento e processamento de informação, individualização do trabalho e também concentração e descentralização simultâneos.

A economia contemporânea é uma economia da desterritorialização. Informações e conhecimentos são a principal fonte de formação de riquezas, passando a constar entre os bens econômicos primordiais.

Surge uma nova estrutura social dominante, a chamada sociedade em rede. Esta traz consigo uma nova economia, economia global, informacional.

A base material desta nova sociedade é o informacionalismo propiciado pela revolução da informação.

No informacionalismo, a geração de riquezas, o exercício do poder, e a criação de códigos culturais passaram a depender da capacidade tecnológica das sociedades e dos indivíduos, sendo que a tecnologia da informação é o principal elemento desta capacidade.

A economia de hoje, dita global, caracteriza-se pelo fluxo e troca quase instantâneos de capital, comunicação cultural e informações. São esses fluxos que regulam e condicionam o consumo e a produção.

O desenvolvimento das tecnologias da informação acarreta efeitos e implicações que vêem alterando substancialmente desde a segunda metade do século passado, as relações entre a tecnologia ( ciência), e sociedade.

O processo de desenvolvimento tecnológico ainda em curso, e as suas conseqüências, apesar de visíveis não têm seu significado e a sua importância totalmente...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Ou faça login



Crie seu cadastro




Publicidade