A alfabetização informacional e as práticas bibliotecárias escolares

Publicado em 21/08/2014

 
1. INTRODUÇÃO

A expressão information literacy apareceu pela primeira vez na literatura nos Estados Unidos na década 70 em relatório elaborado por Zurkowiski (apud CAMPELLO, 2003), submetido a Comission Libraries Information Science, sugeriu ao Governo Norte-Americano que se preocupasse com desenvolvimento da competência informacional na população, com o objetivo de potencializar a utilização da variedade de produtos informacionais disponíveis no mercado norte-americano, bem como promover a sua aplicação na solução de problemas cotidianos, principalmente, no trabalho. (CAMPELLO, 2003)

Inicialmente usado como sinônimo de capacitação em tecnologia da informação no ambiente profissional e nas escolas secundárias, a Alfabetização Informacional não contava com programas educacionais estruturados. Dudziak (2001) menciona que foi a partir do relatório oficial da Comissão Nacional de Excelência em Educação intitulado “National at Risk the Imperative for Educational Reform datado de Report to the Nation and the Secretary”, que a ocorrência do processo é relacionado às escolas americanas. No entanto, ainda não se referem às bibliotecas e ao bibliotecário escolar e sua contribuição quanto à aprendizagem em informação junto à comunidade. Em conseqüência desse fato, a classe biblioteconômica americana reage a essa ausência e dispara um movimento discursivo envolvendo as conexões…

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