Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Outras > Diversos

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0

Publicidade

Trabalho em Destaque

Título: Expressionismos: Visão da Realidade: O poder expressionista da fotografia estética e em movimento

TIDIR – Expressionismos: Visões da Realidade: O poder expressionista da fotografia estática e em movimento Belo Horizonte 2009 Proposta Partiremos de duas proposições, sendo a primeira a de que, desde o início do cinema, a intensidade de imagens que diferenciam…

Publicidade

Modelos Atômicos

Trabalho enviado por: Carlos Vaz Dias

Data: 22/04/2003

Modelos Atômicos


Introdução.

Este trabalho relata os "Modelos Atômicos", mostrando as suas características, estas características são: de como foi formado, contar um pouco da vida dos físicos que os formaram, quando foi fundado a primeira teoria atômica, etc.

Tentarei mostrar, estas características com a maior clareza possível e também através deste trabalho poderei abrilhantar um pouco mais o meu conhecimento, para melhor conhecer os átomos.


Desenvolvimento.

Descrever um objeto desconhecido e coberto com uma toalha, empregando apenas o tato, seria provavelmente uma tarefa difícil e demorada. Teríamos que ir apalpando e fazendo suposições. Aos poucos, iríamos formando uma idéia de como seria o tal objeto. No entanto, por mais que tentássemos, mamais poderíamos garantir que o objeto oculto é exatamente aquilo que imaginamos que seja, pelo simples fato de não poder vê-lo.

Esta situação ocorre com relação ao átomo.

Descobrir como ele realmente é, constitui uma tarefa extremamente difícil, pois, sendo muito pequeno, é impossível vê-lo, mesmo com os mais sofisticados aparelhos. Para descrevê-lo, recorre-se a um processo semelhante ao descrito acima; só que a forma de "apalpar" é bastante diferente.

Parece que o primeiro povo a tentar explicar racionalmente a constituição da matéria e seu comportamento foram os gregos.

Por volta de 450 a.C., Democrático e Leucipo imaginaram que a matéria seria constituída de pequenas esferas, denominadas átomos.

A idéia que fazemos a respeito de um objeto desconhecido a partir de evidências experimentais é chamada modelo. Os gregos não propuseram um modelo atômico, pois a idéia que faziam a respeito do átomo não se baseava em experimentos, mas antes, em reflexões filosóficas sobre a Natureza.

Por muito tempo, as tentativas de desvendar os segredos da constituição da matéria foram praticamente nulas. Somente por volta de 1807 (2000 anos depois) é que aparecem trabalhos consistentes sobre a constituição da matéria, sobretudo os de Dalton, que retoma a idéia que a matéria é constituída de átomos.


Dalton, John

Cientista inglês, nascido em 1766 na cidade de Eaglesfield e falecido em 1844 na cidade de Manchester, fundador da teoria atômica em Química. Padecia de cegueira para as cores e realizou um estudo sistemático deste fenômeno, que ficou conhecido como daltonismo. Em seu intento de chegar a uma relação entre a idéia de Newton - que era considerar o ar como um fluido elástico - e suas próprias experiências e cálculos sobre misturas de gases, formulou a sua lei das pressões parciais. A teoria de Dalton dos átomos químicos apareceu nos primeiros anos do séc. XIX e foi publicada em 1807, na terceira edição do System of Chemistry de Thomas Thomson. Esta teoria conduziu à lei das proporções múltiplas, à lei de composição constante e à lei de conservação da matéria.

O pai da teoria atômica moderna, como passou a ser chamado, enunciou que:

1)toda matéria é formada de átomos;

2) os átomos são indivisíveis;

3) os átomos não se transformam uns nos outros;

4) os átomos não podem ser criados nem destruídos;

5) os elementos químicos são formados por átomos simples;

6) os átomos de determinado elemento são idênticos entre si em tamanho, forma, massa e demais propriedades;

7) átomos de elementos diferentes são diferentes entre si em tamanho, forma, massa e demais propriedades;

8) toda reação química consiste na união ou separação de átomos;

9) átomos iguais entre si se repelem e átomos diferentes se atraem;

10) substâncias compostas são formadas por átomos compostos(as atuais moléculas);

11) átomos compostos são formados a partir de elementos diferentes, em uma relação numérica simples.

É fundamental lembrar que a teoria atômica de Dalton baseia-se em fatos experimentais, tornando as leis lógicas e coerentes. Aí reside a essência do método científico.

À divulgação das idéias de Dalton seguiu-se um período de intensa aplicação e comprovação da sua teoria. Apesar de começarem a ser evidenciais várias falhas, Dalton recusava sistematicamente tudo o que contrariasse suas afirmações. Graças ao prestígio, suas idéias mantiveram-se inalteradas por cerca de 50 anos.

Até quando o passo decisivo para a formulação do...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Ou faça login



Crie seu cadastro




Publicidade