Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Outras > Diversos

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0

Trabalho em Destaque

Título: Áreas de Atuação da Contabilidade

CIÊNCIAS CONTABEIS                     Áreas de atuaçÃo da contabilidade                           Porto Nacional 2012   DOUGLLAS VICTORELLE PEREIRA AIRES    …


Publicidade



Publicidade

CONCEITOS E DIFERENÇAS ENTRE RECREAÇÃO, LAZER, JOGO E BRINCADEIRA

Trabalho enviado por: julio oliveira de lima

Data: 29/03/2008

Conceitos e diferenças entre recreação, lazer, jogo, e brincadeira

Universidade Federal de Rondônia
2007

 

 

 

RESUMO

Alguns autores utilizam as expressões recreação, lazer, jogo e brincadeira como se fossem sinônimos. Para vários autores, recreação, lazer, jogo e brincadeira resultam num processo criativo para modificar, imaginariamente, a realidade e o presente. É difícil estabelecer se uma atividade recreativa é um lazer, um jogo ou uma brincadeira. Para classificá-la, é necessário analisar como esta atividade será desenvolvida e assim chega a uma conclusão. Neste sentido, este estudo procurou identificar através de uma revisão de literatura a posição de diversos autores no que diz respeito a esta diferenciação entre recreação, lazer, jogo e brincadeira. A importância de se identificar esta diferença, é que de acordo com o público alvo e/ou com a faixa etária que se pretende trabalhar, pode-se escolher os tipos de atividades que serão empregadas. Constatou-se ainda que o próprio profissional de educação física pode utilizar uma mesma atividade em forma de recreação, lazer, jogo ou brincadeira, adaptando-a ao público-alvo.

Palavras-chave: Recreação, Lazer, Jogo e Brincadeira.

 

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo analisar alguns dos diversos conceitos existentes sobre os temas abordados que são a recreação, o lazer, o jogo e a brincadeira. Desta forma deixando de forma clara e concreta a sua importância para a educação e o desenvolvimento físico, psíquico e social das crianças, jovens e adultos.

Outro objetivo deste trabalho é comparar e diferenciar os diversos conceitos dos temas relacionados acima e desenvolver uma análise crítica sobre cada um deles.

 

Conceitos de Recreação

De acordo com Rousseau (1712-1771) recreação é a “liberdade total da criança, não se deve obrigar o aluno a ficar quando quiser ir, não constrangê-lo a ir, quando ficar onde estar. O aluno deve ser educado por e para a liberdade. É preciso que saltem, corram, gritem quando tiver vontade.”

No conceito de recreação feito por Valente (1994,...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Ou faça login



Crie seu cadastro




English Town