Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Humanas > Turismo

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0

Trabalho em Destaque

Título: Expressionismos: Visão da Realidade: O poder expressionista da fotografia estética e em movimento

TIDIR – Expressionismos: Visões da Realidade: O poder expressionista da fotografia estática e em movimento Belo Horizonte 2009 Proposta Partiremos de duas proposições, sendo a primeira a de que, desde o início do cinema, a intensidade de imagens que diferenciam…


Publicidade



Publicidade

Turismo Religioso

Trabalho enviado por: Carolina Malleb Machado de Souza

Data: 22/04/2003

TURISMO RELIGIOSO


INTRODUÇÃO

O presente trabalho ministrado pela professora Lélia Santiago, da disciplina de língua portuguesa para o Turismo II, tem como objetivo propiciar um maior conhecimento do turismo religioso da Cidade do Natal, onde o mesmo é muito pouco explorado e se da mais ênfase aos recursos naturais.

O turismo religioso abrange vários aspectos dentro da concepção dos diversos tipos de turismo que é o caso dos Museus, pontos históricos, cidades históricas etc.


1. DEFINIÇÃO

O conjunto de atividades com utilização parcial ou total de equipamentos e a realização de visitas a locais que expressam sentimentos místicos ou promovem a fé, a esperança e a caridade aos crentes ou pessoas vinculadas a religiões, denomina-se turismo religioso.

1.1 TIPOS DE TURISMO RELIGIOSO

O turismo religioso ocorre de forma individual ou organizada, em programas cujos objetivos se caracterizam como romaria, peregrinação e penitência, de acordo com os objetivos religiosos, dogmáticos e morais dos fiéis visitantes. Sendo que, romaria é quando alguém, por livre disposição e sem pretender recompensas materiais ou espirituais, viaja a lugares sagrados; a peregrinação é a visita a lugares sagrados para cumprir promessas ou votos anteriormente feitos a divindades ou a espíritos bem aventurados e a penitência é quando se está empenhado em redimir-se de suas culpas ou de seus pecados, de forma livre ou por conselho de líderes religiosos, se dirige a locais sagrados ou a outros lugares, em espírito de arrependimento.

Esse tipo de turismo é o que mais cresce, porque - além dos aspectos místicos e dogmáticos - as religiões assumem o papel de agentes culturais importantes, em todas as suas manifestações de proteção a valores antigos, de intervenção na sociedade atual e de prevenção no que se diz respeito ao futuro dos indivíduos das sociedades.


2. TURISMO RELIGIOSO NO BRASIL

Atualmente, numa época em que cada vez menos se acredita que a fé move montanhas (por imperar a cinética monetária), paradoxalmente cresce a multidão daqueles que se movem pela fé. Principalmente nas férias e feriados prolongados. Nesses períodos além de repovoar praias e montanhas mais badaladas, muitos se retiram para reflexões mais introspectivas, em busca de suas verdades interiores. O clima místico de um recanto da natureza ou de um espaço tido como sagrado costuma ajudar nesse objetivo. E além dos cristãos mais convictos, que não dispensam a oportunidade de uma visita periódica a Basílica de Nossa Sra. Aparecida ou que se abalam em fervorosas romarias para Juazeiro do Norte, instados pela devoção ao "Padinho Ciço", cresce o número daqueles que vão a busca de locais onde possam "encontrar a si mesmos", buscar uma nova motivação para suas vidas ou, simplesmente zerar o estresse nos chamados Santuários Religiosos.

2.1 PRINCIPAIS EVENTOS RELIGIOSOS

Círio de Nazaré - Festa, Emoção e Fé.

Círio é uma enorme manifestação religiosa que atrai pessoas de diferentes partes do Brasil e do mundo. Na véspera do grande dia, pela manhã, acontece a Romaria Fluvial do Círio de Nazaré, com a imagem da Santa saindo da Vila de Icoaraci, até o porto de Belém e a noite a Transladação, uma procissão noturna, em que o povo conduz a imagem de Nossa Senhora de Nazaré desde a capela do Colégio Gentil Bittencourt até a Catedral Metropolitana de Belém (Igreja da Sé), fazendo um espetáculo indescritível e inesquecível. Na manhã de Domingo, o segundo de outubro, a romaria do Círio sai da Catedral, seguindo um percurso de aproximadamente 3 Km nas principais ruas de Belém, conduzida por mais de um milhão de fiéis.

A FESTA - Além do aspecto religioso, o Círio de Nazaré é a festa máxima do povo paraense. Durante esse período, Belém se transforma num cenário da mais bela demonstração de religiosidade popular, mas a cidade também ganha uma alegria contagiante, pois o Círio é uma mistura de fé, folclore, cores e sabores. Durante os quinze dias que duram a festa, do dia do Círio ao dia do Recírio, Belém é envolvida por um espírito de união. Por isso, o Círio é considerado o Natal dos Paraenses.

A ROMARIA FLUVIAL - No sábado anterior ao dia do Círio, pela manhã, acontece a Romaria Fluvial do Círio de Nazaré, com a imagem da Santa, saindo da Vila de Icoaraci, até o porto de Belém, onde uma multidão aguarda para receber as bênçãos. Centenas de barcos, dos mais variados tamanhos e tipos, acompanham a imagem da Santa, ornada com flores nas cores branco e amarelo. Ao longo do trajeto, o povo ribeirinho também tem a oportunidade de louvar a Nossa Senhora de Nazaré.

Juazeiro do Norte

A cidade de Juazeiro do Norte está localizada no extremo sul do Ceará, no chamado Vale do Cariri. É a maior cidade do interior do Ceará.

Em 11 de abril de 1872 quando Padre Cícero chegou ao povoado de Juazeiro para fixar residência este era um pequeno povoado com uma capelinha erguida e duas pequenas ruas. Padre Cícero chegou a revelar a amigos íntimos a verdadeira decisão de morar em Juazeiro, foi um sonho (ou visão) segundo o qual, ele viu nitidamente Jesus Cristo e os dois apóstolos sentados à mesa, numa cena idêntica à Ceia Larga (de Leonardo da Vinci). De repente, uma multidão de pessoas famintas, tipo flagelados do sertão nordestino invadem o local então, Jesus virando-se para os famintos, falou de sua decepção com a humanidade, embora estivesse ainda disposto a fazer um último sacrifício para salvá-la. Mas se os homens não se arrependessem, ele acabaria com tudo de uma vez.

Naquele momento Jesus lançou um olhar para Padre Cícero e disse, categoricamente: "E tu, Padre Cícero, toma conta deles!".

A partir daí Padre Cícero planejou sua vida no povoado de Juazeiro dando início a sua ação evangelizadora e moralizadora. Modificando todo o costume da população.

Juazeiro do Norte é uma cidade com muitos atrativos turísticos, sendo por isso, visitada por romeiros e turistas do Brasil e do Exterior, numa média anual de um milhão de visitantes. O monumento do Padre Cícero, na Serra do Horto, Santo Sepulcro, Memorial Padre Cícero, Museu Padre Cícero, Matriz Nossa Senhora das Dores, Casa dos Milagres, Capela do Socorro, Santuário de São Francisco, Igreja do Sagrado Coração de Jesus e a Praça Padre Cícero são algumas atrações locais.

Maior teatro ao ar livre é uma certeza de fé

Em...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Ou faça login



Crie seu cadastro




English Town