Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Humanas > Turismo

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0

Publicidade

Trabalho em Destaque

Título: Teorias de Taylor, Ford, Fayol e Weber

Teorias de Taylor, Ford, Fayol e Weber, aplicadas na Empresa Bradesco S/A. São Paulo 2009 Sumário 1Introdução 2Frederick Winslow Taylor4 2.1Princípios de Taylor 3Henry Ford 4Jules Henri Fayol 4.1Princípios Básicos 4.2Funções Administrativas 5Maximillian Carl Emil Weber 5.1Analise da Obra 5.2Princípios…

Arte Gótica

Trabalho enviado por: Nínive Crisóstomo

Data: 22/04/2003

ARTE GÓTICA

MAIO/2002


Introdução

Mal os artistas tinham conseguido construir com êxito as abóbadas de suas igrejas e disposto as estátuas de uma nova maneira, quando uma idéia revolucionária fez as igrejas normandas e românicas parecerem desgraciosas, pesadas e obsoletas. A nova idéia nasceu na França Setentrional, surgindo assim o novo estilo gótico.

Para a maioria dos homens, a arte medieval é, desde há muito, sinônimo de arte gótica. Esta concepção, que ignora as artes bizantina e românica, é em parte justificável pelo fato da arte gótica ser a mais espetacular da Idade Média. A sua arquitetura é particularmente ousada e marca de certo modo, no Ocidente, o apogeu de um período que os historiadores situam entre 395 e 1453(queda da Constantinopla). Durante os séculos em que foi "moderna", era conhecida sob o nome de "opus francigenum", o que significa "obra francesa", termo que evoca a sua principal origem. Todavia, assim que os italianos dos séculos XV e XVI se entusiasmaram pela Antigüidade Clássica, consideraram a Idade Média como uma época bárbara, cuja principal criação era um estilo caracterizado pelo arco em ogiva. Como os Godos eram os bárbaros mais conhecidos, o estilo foi chamado gótico, isto é, bárbaro por excelência. A partir do século XIX com o romantismo, o adjetivo "gótico" perdeu o sentido pejorativo, mas no século XVI exprimia ainda desprezo.

 

Arte Gótica

A arte gótica desenvolveu-se primeiramente na Europa, tendo seu nascimento na França. Este estilo surgiu durante a segunda metade do século XII, na baixa idade média e é logo identificado como a arte das catedrais. A partir do século XII a França passou por importantes transformações, sendo estas caracterizadas pela centralização política e pelo rápido desenvolvimento comercial e urbano, elementos, estes que marcaram o início da decadência do sistema feudal.

A arquitetura foi a principal expressão da arte Gótica, do ponto de vista material, a construção...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Ou faça login



Crie seu cadastro




Publicidade