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Título: Teorias de Taylor, Ford, Fayol e Weber

Teorias de Taylor, Ford, Fayol e Weber, aplicadas na Empresa Bradesco S/A. São Paulo 2009 Sumário 1Introdução 2Frederick Winslow Taylor4 2.1Princípios de Taylor 3Henry Ford 4Jules Henri Fayol 4.1Princípios Básicos 4.2Funções Administrativas 5Maximillian Carl Emil Weber 5.1Analise da Obra 5.2Princípios…


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O Novo Perfil da Secretária Moderna

Trabalho enviado por: Juliana de Souza Castanha

Data: 10/11/2005

O NOVO PERFIL DA SECRETÁRIA


Secretária! Tantas historias e estórias a respeito. Comentários, motivos de inspiração de músicos, de poetas e também de chefes e patrões. Bonita, sensual, bem vestida, perfumada, disponível... Mas isso é coisa do passado! A secretaria convencional de gestos leves, fala mansa, sempre as voltas com a datilografia, atendendo o telefone, anotando recados, cuidando da agenda do chefe, esta em processo de extinção. Em seu lugar surge a profissional, a secretária moderna que digita em micro, que domina a linguagem da informática, que acompanha os acontecimentos da empresa onde trabalha, que analisa as cotações da bolsa, que opina sobre as oscilações do mercado e sugere operações em títulos bancários uma vez que esta em sintonia com o mundo dos negócios, com as atividades do executivo. Desde, com a automação, passa a figura como parceira no desenvolvimento do trabalho. Deixando de lado os exercícios burocrático, preso a papeis, assume a postura de sua assistente, tendo espaço para opinar, assessorar e participar dos problemas administrativos, ampliando o campo profissional, significa que a profissão já chegou na empresa, embutindo maior seletividade, ajudando a desempenhar funções vitais de apoio junto a chefia. Com a automação, a vida da secretaria moderna ganha nova dimensão, possibilitando ganhar tempo na administração das rotinas e abrir novos horizontes para a profissão. Mas não só são as secretárias que ganha com a automação. Os executivos, as chefias passam a ter novo papel nessa relação de trabalho com essa profissional. Entre o executivo e a secretária tem iniciado uma nova cultura de permuta, em reciprocidade contínua de trabalho e uma troca de idéias.

Assim, ao mesmo tempo que a chefia passa a assumir atividades, buscando os resultados no micro, avaliando a flutuações do mercado, as operações da bolsa, redigindo um fax, ou digitando uma carta, compete a secretária aprender novas atividades, como elaborar projetos, montar organogramas, fluxos de produção e outros.

Essa nova cultura na relação de trabalho precisa ser levado em consideração, merecendo especial atenção e busca de treinamento pôr arte da secretária. E isso lhe impõe uma postura, que não a tradicional, transformando lhe o perfil, com decorrência do próprio contexto do mundo. Quando a evolução natural da tecnologia forma e conforma o comportamento das pessoas. Estas buscam trabalhar menos e viver melhor, com mais conforto. Pôr isso nunca deixará de existir um lugar para a secretária moderna, eficiente e competente. E isso não significa que vá deixar de ser bonita, de se apresentar bem, de ser maravilhosa. O que mudou foi o perfil, valorizando o relacionamento de parceria, quando tanto para a chefia, quanto para a secretária, os objetivos são os mesmos: os bons resultados, que interagem em mutualidade permanente no desempenho profissional de ambos.

Às verdadeiras amigas da verdade e de verdade. Às anônimas profissionais que, longe de serem sombras, projetam um brilho que merece atenção todos os dias, pelo que são não só hoje, nosso dia, mas sempre!!!.


SECRETÁRIA MODERNA.

O QUE É SER UMA SECRETÁRIA NO MUNDO MODERNO?

Secretária no mundo moderno é ser uma profissional assessore o executivo, transmitindo informações e executa as tarefas que lhe são confiadas. Ela transformou-se, no mundo moderno de negócios e nessa era da globalização de economia, em assistente executiva que domina as habilidades requeridas num escritório, demonstra capacidade para assumir responsabilidade sem supervisão direta e tem iniciativas para tomar decisões segundo os objetivos assinalados pela autoridade. Atualmente, o executivo espera dela para desempenhar funções de assistente administrativa que possa alivia-lo de trabalhos rotineiros alguns especializados. Daí o mercado de trabalho passa a recrutar profissionais com conhecimento para tarefas que antes eram da competência do executivo.

Em duas funções diárias, a secretária deve ser mais que uma pessoa encarregada da digitação da correspondência, manutenção de arquivos, e atendimento de telefonemas. Ela, as vezes, é a ponte daqueles que tomam decisões gerenciais e os que executarão tais decisões; muitas vezes, porem, ela própria, tomando decisões, executa tarefas relevantes para a empresa. É, pois, nesse momento verdadeira assessora, profissional altamente qualificada. Em geral, os executivos preferem secretarias que lhe transmite segurança nas realizações das tarefas, pois não dispõem de tempo para conferências de pormenores. Pôr isso, esse papel de assistente administrativa não se resume de ser elo de administração e o pessoal de linha; consiste também de ser suporte para o executivo.

Nesse caso, uma secretária, alem das habilidades genéricas que a profissão exige, deverá adquirir conhecimento na área do executivo. Assim, a secretária de um executivo financeiro procurará de obter informações sobre essa área, aprender o jargão técnico, interessar-se pôr artigos que tratam do assunto em jornais e revistas, ler alguns livros iniciais sobre o assunto. Da mesma forma, uma secretária de um médico procurará adquirir informações específicas a um consultório ou clínica.

A competência de uma secretária pode ser avaliada não só pela sua capacidade em lhe dar com papéis ou objetos materiais, mas também com sua habilidade em lhe dar com pessoas. Portanto, inútil pensar numa educação formal com término estabelecido. Não bastam cursos de segundo e terceiro graus para exercer com competência a função de secretária, que exige aprimoramento permanente.

Os enriquecimentos da tarefa de uma secretária moderna pode ser visto em um comparativo de dois tipos estanques: o antigo e o atual. Evidentemente, a apresentação desse tipo tem que ser vista apenas um defeito didático, já que é possível encontrar secretárias do passado que apresentavam desempenho de assistente administrativa e de suporte para seus executivos. Da mesma forma, é possível encontrar quem defenda o ponto de vista que a profissão de secretária deve compreender somente as tarefas de secretariado. Mantendo-se, portanto, aberta a discussão, pode-se dizer que antigamente a secretária atendia um executivo e que hoje ela é assistente da empresa ou de uma área, como, pôr exemplo, a diretoria.

Anteriormente, o executivo ditava cartas que o executivo datilografava. Hoje, o executivo digita sua correspondência e a envia pôr fax ou e-mail, ou delega totalmente à secretária a redação e assinatura de cartas. As tarefas de uma secretária compreendiam recepção e envios de documentos, atendimentos telefônicos, de visitas, manutenção de arquivos e agendas, marcações de reuniões, provisão de material de escritório. Hoje as tarefas de uma secretária compreende gerenciamento e operação de sistema de informação (telefone, fax, copiadoras,...

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