Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Humanas > Direito

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0

Publicidade

Trabalho em Destaque

Título: Teorias de Taylor, Ford, Fayol e Weber

Teorias de Taylor, Ford, Fayol e Weber, aplicadas na Empresa Bradesco S/A. São Paulo 2009 Sumário 1Introdução 2Frederick Winslow Taylor4 2.1Princípios de Taylor 3Henry Ford 4Jules Henri Fayol 4.1Princípios Básicos 4.2Funções Administrativas 5Maximillian Carl Emil Weber 5.1Analise da Obra 5.2Princípios…

Resumo do Livro – O que faz o brasil, Brasil

Trabalho enviado por: Rodrigo Augusto Ferreira

Data: 27/10/2006

O que faz o brasil, Brasil?


INTRODUÇÃO

Da Matta, ao falar "o que faz o brasil, Brasil", esclarece a diferença entre brasil (escrito em letra minúscula) que nada mais é do que um tipo de madeira ou feitoria interessada em explorar uma terra qualquer, e o Brasil (escrito em maiúsculo) que designa um povo, uma nação, um conjunto de valores, escolhas e idéias de vida.

Ao longo do livro, "o que faz o brasil, Brasil?", Da Matta, um dos mais eminentes antropólogos brasileiros, não pretende definir a expressão "o que é o Brasil", mais nada além do que é formada sua identidade.

Ao fazer uma abordagem etimológica, questiona o "dilema brasileiro". Pergunta-se: que dilema é esse? Nada mais é, o dilema de uma sociedade raizada na tradicionalidade em que se encontra, nas beiras de sua volta, confirmando assim a totalização de tendências formais e individualistas do sistema do capitalismo moderno. Seja pequeno gesto, palavras, hábitos, que nos apresenta de forma inocente que passam despercebidos, e defrontamos também, com aqueles de dimensões avantajadas, como o carnaval, o dia da "pátria" e as procissões, estes acontecimentos, desde os pequenos como os grandes, tem um papel fundamental na sociedade, onde destacamos os aspectos sociais e culturais complexo. No decorrer da matéria, teremos condições de perceber que existem determinados elementos formadores da identidade brasileira, é Poe meio da cultura, onde está caracteriza-se por ser variada e extensa, que permita que uma sociedade se expressa e pensa sobre si mesmo.

Na realidade, o autor, não quer que ocorra a separação do "brasil" e "Brasil", o que ele realmente deseja e pretende, é fornecer instrumentos que possibilite a explicação das relações sociais inserida na sociedade. Questionando com um pequeno (brasil) e um grande (Brasil) se ligam entre si e no final tornam-se único e transforma-se naquilo que denominamos de "pátria".

Assim, começa ser construída a identidade social, temos esta no aspecto histórico, onde citamos nossos colonizadores e as experiências, trocas, essa relação social que nos possibilita a garantia de nossa sobrevivência, como o ato de comer, dormir, morrer, reproduzir, etc. Logo, cada sociedade apenas utiliza um número limitado de coisa (e de experiência) para construir-se como algo único, espetacular.

Ao tentar descobrir "o que faz o brasil, Brasil", Da Matta propõe o questionamento de temas...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Ou faça login



Crie seu cadastro




Publicidade