Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Humanas > Direito

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0

Trabalho em Destaque

Título: Expressionismos: Visão da Realidade: O poder expressionista da fotografia estética e em movimento

TIDIR – Expressionismos: Visões da Realidade: O poder expressionista da fotografia estática e em movimento Belo Horizonte 2009 Proposta Partiremos de duas proposições, sendo a primeira a de que, desde o início do cinema, a intensidade de imagens que diferenciam…


Publicidade



Publicidade

Resenha – Livro O Que é Direito?

Trabalho enviado por: Victor Ribeiro Ferreira

Data: 22/04/2003

O QUE É DIREITO?


Dados do livro:

- Autor: Lyra Filho, Roberto;
- Editora: Brasiliense s.a;
- Edição: 17ª, 1995;
- 1ª edição: 1982;
- 4ª reimpressão, 2001;
- Coleção Primeiros Passos, nº 62;
- Revisão: José Maurício Bichara;
- Capa e ilustração: Marcelo Pacheco.

Sobre o autor: Lyra Filho, Roberto (1927 - 1986), Foi Bacharel em Direito e se formou em língua inglesa no ano de 1942. Professor de Sociologia e Filosofia Jurídica na UnB. Membro da OAB, ABT (Associação Brasileira de Tradutores). Entre suas obras produziu críticas literárias, ensaios e poemas.


DIGESTO

O autor separa seu livro em 5 capítulos.

O primeiro capítulo tem o título de "Direito e lei" dando uma definição prévia e rala sobre o que é o Direito e relacionando-o com o princípio do significado da palavra "Lei". Há a preocupação em desmistificar um mesmo significado para as duas palavras (Lei e Direito), considerando que a lei é uma arma que surge do Estado, que está sob o controle de uma classe dominante; e que o conceito de Direito foi deturpado propositadamente, fazendo com que este se torne subordinado a estas leis, ou seja, acaba institucionalizado pelo grupo dominante.

O segundo capítulo trata das ideologias jurídicas (sendo esse seu título). O autor começa analisando o significado da palavra ideologia de uma forma cronológica, passando de um significado simples (estudo da origem e funcionamento das idéias em relação aos signos que as representam), a um significado negativo atual, de conjunto de idéias quem funcionam como base deturpadora da visão humana. Com essa...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Ou faça login



Crie seu cadastro




English Town