Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Humanas > Direito

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0

Trabalho em Destaque

Título: Teorias de Taylor, Ford, Fayol e Weber

Teorias de Taylor, Ford, Fayol e Weber, aplicadas na Empresa Bradesco S/A. São Paulo 2009 Sumário 1Introdução 2Frederick Winslow Taylor4 2.1Princípios de Taylor 3Henry Ford 4Jules Henri Fayol 4.1Princípios Básicos 4.2Funções Administrativas 5Maximillian Carl Emil Weber 5.1Analise da Obra 5.2Princípios…


Publicidade



Publicidade

Resenha – Livro O Que é Direito?

Trabalho enviado por: Victor Ribeiro Ferreira

Data: 22/04/2003

O QUE É DIREITO?


Dados do livro:

- Autor: Lyra Filho, Roberto;
- Editora: Brasiliense s.a;
- Edição: 17ª, 1995;
- 1ª edição: 1982;
- 4ª reimpressão, 2001;
- Coleção Primeiros Passos, nº 62;
- Revisão: José Maurício Bichara;
- Capa e ilustração: Marcelo Pacheco.

Sobre o autor: Lyra Filho, Roberto (1927 - 1986), Foi Bacharel em Direito e se formou em língua inglesa no ano de 1942. Professor de Sociologia e Filosofia Jurídica na UnB. Membro da OAB, ABT (Associação Brasileira de Tradutores). Entre suas obras produziu críticas literárias, ensaios e poemas.


DIGESTO

O autor separa seu livro em 5 capítulos.

O primeiro capítulo tem o título de "Direito e lei" dando uma definição prévia e rala sobre o que é o Direito e relacionando-o com o princípio do significado da palavra "Lei". Há a preocupação em desmistificar um mesmo significado para as duas palavras (Lei e Direito), considerando que a lei é uma arma que surge do Estado, que está sob o controle de uma classe dominante; e que o conceito de Direito foi deturpado propositadamente, fazendo com que este se torne subordinado a estas leis, ou seja, acaba institucionalizado pelo grupo dominante.

O segundo capítulo trata das ideologias jurídicas (sendo esse seu título). O autor começa analisando o significado da palavra ideologia de uma forma cronológica, passando de um significado simples (estudo da origem e funcionamento das idéias em relação aos signos que as representam), a um significado negativo atual, de conjunto de idéias quem funcionam como base deturpadora da visão humana. Com essa...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Ou faça login



Crie seu cadastro




English Town