Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Humanas > Direito

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0

Trabalho em Destaque

Título: Teorias de Taylor, Ford, Fayol e Weber

Teorias de Taylor, Ford, Fayol e Weber, aplicadas na Empresa Bradesco S/A. São Paulo 2009 Sumário 1Introdução 2Frederick Winslow Taylor4 2.1Princípios de Taylor 3Henry Ford 4Jules Henri Fayol 4.1Princípios Básicos 4.2Funções Administrativas 5Maximillian Carl Emil Weber 5.1Analise da Obra 5.2Princípios…


Publicidade



Publicidade

Origem e História do Presidencialismo

Trabalho enviado por: Monalisa Sena Avelar

Data: 13/09/2004

Presidencialismo


Breve incursão à história do Presidencialismo

Veneza – séc. X a XIII – primeiro Presidente, embora vitalício, pomposo e governante poderoso, nunca pôde tudo, como um rei ou déspota. Teve seu poder limitado pelo Grande Conselho e outros colegiados, que lutaram e assumiram o poder.

( Consilium Sapientium ou Consiglio dei Savi, isto é, Conselho dos Sábios) = Competência para legislar e eleger,dentre seus membros, o Doge e os componentes dos demais colegiados governamentais.

Parlamentarismo – provém da Inglaterra; após o absolutismo de Henrique VIII e Elisabete I, os nobres já não suportaram o rei Carlos I. Guerrearam-no e decaptaram-no(1649) Interesses antagônicos radicalizaram-se e a luta estendeu-se até a chamada Revolução Incruenta, quando resolveram sua crise política, reestruturando o Governo, sob clara inspiração veneziana: retiraram os poderes ao rei, não o limitaram apenas; o poder político foi todo dado para o parlamento, repartido entre as Câmaras Alta (Câmara dos Lordes, que representa a nobreza, a classe dirigente); a Baixa ( Câmara dos Comuns, que representa o povo); o Executivo, em vez de deter parcela da soberania, é chefiado por delegado do Parlamento, o Primeiro Ministro.

A Inglaterra é sucessora política da República de Veneza e de Roma. O conservadorismo inglês é mais aparente que real: ele conserva as "fachadas", as solenidades,as roupagens porém moderniza o "interior da residência". Sob o domínio de Cromwel (1653-1658), os ingleses elaboraram uma Constituição denominada Instrumento de Governo, precursora da Constituição norte-americana e semelhante à organização política da República de Veneza.

Nela o poder político na Inglaterra cabia ao Lorde Protetor (Cromwel), a um Conselho e ao Parlamento. Bem se vê que rastrear a origem do Parlamentarismo na Inglaterra medieval é um equívoco, dados os presentes argumentos históricos.


Estados Unidos da América
– Os americanos estruturaram o poder, tendo diante dos olhos os regimes venezianos e inglês; aproveitaram e aplicaram as lições. Adotaram um regime Republicano sem fachada monárquica e adotaram o presidencialismo como Veneza, caprichando, assim, na divisão dos poderes políticos, que temos a seguir:

  • Executivo: controle orçamentário pelo Legislativo;
  • Legislativo: vigoroso e bicameral (povo x classe dirigente);
  • Senado: representa a classe dirigente com mandato de 6 anos;
  • Câmara: representa a nação com mandato de 2 anos;
  • ...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Ou faça login



Crie seu cadastro




English Town