Estabilidade no Trabalho

Publicado em 12/11/2006

ESTABILIDADE NO EMPREGO

CURITIBA – PR

SETEMBRO 2006


I. CONCEITO

Apraz-me dar causa ao estudo deste instituto invocando preliminarmente o artigo 492 anotado no capítulo VII da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que vem nos dizer:

"O empregado que contar mais de dez anos de serviço na mesma empresa não poderá ser despedido senão por motivo de falta grave ou circunstância de força maior, devidamente comprovados".

Parágrafo único. "Considera-se como de serviço todo o tempo em que o empregado esteja à disposição do empregador".

Evidente que este dispositivo foi silenciosamente revogado pela Constituição Federal de 1988, cujo amparo à estabilidade do empregado passou a ser constituído no artigo 7º). Isto não significa que a estabilidade absorveu mutações em seu objetivo, e sim, a partir do ato constitucional, o legislador permitiu que tal instituto pudesse ventilar o direito mais amplo, não limitando apenas ao tempo de serviço.

Portanto, a função da estabilidade é apenas uma garantia ao empregado, que se protege do comando do empregador, que fica restrito. É uma garantia ao emprego, para o trabalhador, por determinado tempo e por certa situação particular. Não trará benefício posterior à ocupação do emprego, só servirá perante o contrato de trabalho. Serve tão somente para evitar despedida arbitrária, imotivada, impondo o interesse social sobre o particular do empregador. Esta deve ser tendência coletiva que se sobrepõe sobre a…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.