Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Humanas > Direito

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0

Trabalho em Destaque

Título: Expressionismos: Visão da Realidade: O poder expressionista da fotografia estética e em movimento

TIDIR – Expressionismos: Visões da Realidade: O poder expressionista da fotografia estática e em movimento Belo Horizonte 2009 Proposta Partiremos de duas proposições, sendo a primeira a de que, desde o início do cinema, a intensidade de imagens que diferenciam…


Publicidade



Publicidade

Claus Offe – O Estado no Capitalismo Maduro

Trabalho enviado por: José Marcos Munhoz Junior

Data: 27/09/2004

CLAUS OFFE - O ESTADO NO CAPITALISMO MADURO

Cornélio Procópio

Junho/2004


Nos estudos de Claus Offe sobre os sistemas ocidentais, referentes à industrialização, tem como fonte o conceito de tardo-capitalismo, que se contrapõe às terminologias como sociedades pós-modernas, tecnotrônicas, sociopáticas, entre outras que hoje se refere ao sistema político.

No entanto, Offe reconhece a economia política marxista como interpretação dos fenômenos sociais próprios ao tardo-capitalismo, que num processo de reformulação recupera suas categorias políticas, oferecidas pelos esquemas teóricos e pelos instrumentos metodológicos, pelos modelos funcional e sistemático social e da politologia de origem norte-americana.

A contradição intrínseca ao capitalismo é a base analítica do sistema para um desenvolvimento autodestrutivo que operam em três níveis por mecanismos auto-regulativos:

  • Organização das unidades produtoras para garantir a sobrevivência do capital particular.
  • Desenvolvimento institucional da ciência e da tecnologia para garantir a sobrevivência do capital global.
  • Regulação das funções do poder político, indispensável para a estrutura global, política, econômica e social que determina o valor do capital.

A esses três mecanismos, Offe associa todas as inovações institucionais que intervêm no desenvolvimento do sistema capitalista, podendo ser lidas como reações defensivas aos problemas derivados da contradição fundamental do sistema. Os três mecanismos são passiveis de novas articulações e aperfeiçoamentos voltados para evitar o colapso da estrutura de base do capitalismo.

Assim, o sistema político-administrativo nas sociedades tardo-capitalistas constitui a base sociopolítica de Offe, que investiga a capacidade de direção e as formas de socialização da força de trabalho que assumem a contradição.


A desmercantilização

No capitalismo maduro o sistema político-administrativo se desenvolve como institucionalização de um poder...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Ou faça login



Crie seu cadastro




English Town