Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Humanas > Administração

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0

Trabalho em Destaque

Título: Tubos e conexões

Tubos e conexões Unoesc 2009 Sumário Introdução 1 Tubulações 2.1 Tubos de PVC 2.2 Tubos de Aço Carbono 2.4 Tubos de Cobre 2.5 Tudo de Polietileno (PE) 2.6 Tubos e Conexões de Ferro Fundido 2.7 Tubos de Concreto. 2.8 Tubos…


Publicidade



Publicidade

Processo de Demissão

Trabalho enviado por: Patricia Oliveira Deleira Sales

Data: 04/09/2005

Processo de Demissão


Introdução

Ao falarmos em Processo de Demissão logo entendemos que é o desligamento do colaborador da organização.

Mas não podemos esquecer que este processo tem inicio, meio e fim como também deve ter uma comunicação clara entre as partes envolvida (empregado x empregador), onde de fato seja apontado os verdadeiros pontos que trouxeram a essa decisão por parte da organização para com o colaborador . " a tomada de decisão"

Este processo pode também beneficiar a organização e o colaborador, trazendo um programa de qualificação profissional para que tenha a força de trabalho com sendo a esperança para o crescimento de ambas as partes.

As pessoas que ficam...

O trabalho a seguir irá mostrar alguns cases de sucesso de algumas organizações quanto ao processo de demissão, e que doa certo porque mostram outros rumos a serem seguidos .

Porque o Processo de Demissão é algo muito individual de organização para com organização, por esse motivo o grupo optou em expor alguns exemplos que mais nos chamou a atenção.

O que a administração deve avaliar? Os três conjuntos mais conhecidos de critérios são: os resultados individuais das tarefas, os comportamentais e as características individuais. Avaliar o desempenho significa fazer uma apreciação sistemática sobre o que cada pessoa realiza. É um processo dinâmico, que envolve o avaliado e seu gerente na solução de problemas, melhoria do trabalho e na consecução dos objetivos da organização. Uma das responsabilidades mais importantes de um gerente é avaliar o desempenho de seus funcionários.

Avaliar as aptidões e capacidade dos colaboradores da organização, não compreende na tomada de posição de que cada elemento a integrar a organização é uma "ferramenta descartável" da produção de bens/serviços, Torna-se, portanto, fundamental compreender que "um colaborador" não é uma peça descartável que refugamos quando bem entendemos e colocamos em atividade quando assim o desejamos.


Processo de Demissão

Antes de falarmos do Processo de Demissão, é muito importante ressaltarmos o conceito do que é "Demissão".

DEMISSÃO

Consiste no desligamento de um empregado de uma empresa, ou seja, acontece quando o empregado é isento na execução dos serviços, e/ou no cumprimento de seus deveres e obrigações.

O Término do contrato de trabalho transcede o interesse individual das partes e tem reflexos que se põe numa dimensão social. O término deste contrato dá inicio ao Processo de Demissão.

Ultimamente, a maioria das empresas percebeu que estavam com excesso de pessoal. Devido a mudanças no mercado, implementação de novas tecnologias, competição estrangeira, fusões e outros fatores, a administração concluiu que possuía um excedente de funcionários e precisava reduzir o estoque de mão-de-obra na organização. Precisavam dedicar-se ao desligamento.

Desligar um funcionário não é uma tarefa agradável para nenhum gerente. Porém, na medida em que muitas organizações são forçadas a reduzir o tamanho de sua força de trabalho ou a reestruturar sua composição de talentos, o desligamento está se tornando uma parte cada vez mais importante da administração de recursos humanos.

É obvio que pessoas podem ser demitidas, mas outras escolhas podem ser mais benéficas à organização ou ao funcionário ou a ambos: além da demissão, as empresas têm a opção por dispensa temporária, contenção (não preencher vagas criadas por demissões voluntárias), transferências, empréstimos externos, redução da semana de trabalho e aposentadoria voluntária.

Você está preparado para ser demitido?

O Problema

Buscar uma nova colocação no mercado de trabalho, é um grande desafio e uma grande oportunidade. Isto, para os profissionais que estiverem preparados e plugados com a realidade das organizações e do mercado de trabalho. Para aqueles que não estiverem preparados, que não estiverem atualizados, "devendo" cultura, informática, idiomas, leitura, habilidades e competências, bem como, inteligência emocional, é um grande marasmo, é ficar de fora por muito tempo. As pessoas despreparadas, normalmente vivem com medos, inseguranças, angústias, baixa auto-estima, desespero, stress e são tomados pelo pessimismo e negativismo, ao invés de sonharem e realizarem o seu futuro.

O processo demissionário, quando vivido inteligentemente, pode ser um grande aprendizado e uma forma de crescimento para o profissional. Quem comprova isso é um executivo demitido e assessorado pela Extensão Empresarial Ltda, em seu processo de Recolocação. Os principais aprendizados por ele mencionados: "Quando...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Ou faça login



Crie seu cadastro




English Town