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Plano de Marketing: Nestle

Trabalho enviado por: Kelly Vieira Martins

Data: 27/02/2009

Plano de Marketing - Nestlé

FAEGO
2007

 

 

 

Sumário

Resumo Executivo
Análise da Situação
Resumo do Mercado
Mercados-Alvo
Demografia do Mercado
Necessidades do Mercado
Tendências do Mercado
Crecimento do Mercado
Análise Swot
Concorrência
Produtos
Fatores Chave para o sucesso
Qquestões Fundamentais
Estratégia de Marketing
Missão
Valores
Objetivos de Marketing
Objetivos Financeiros
Mercados-Alvo
Posicionamento
Estratégias
Mix de Marketing
Pesquisa de Marketing
Projeções Financeiras
Previsões de Vendas
Organização de Marketing
Plano de Contingência

 

Resumo Executivo

A história da Nestlé começa na Suíça em 1866, quando Henri Nestlé lançou a Nestlé Farinha Láctea, um alimento nutritivo, especial para crianças, à base de cereais e leite. Os primeiros registros da presença da Nestlé no Brasil datam de 1876. Um anúncio no jornal A Província de São Paulo informava sobre a importação e comercialização da Nestlé Farinha Láctea. Mas foi em 1921 que a Empresa iniciou sua produção no Brasil, em Araras, SP. Leite Moça foi o primeiro produto Nestlé a ser fabricado no Brasil. Com o seu sucesso, vários outros produtos foram lançados e, atualmente, são comercializados no território brasileiro mais de 1000 itens sob a chancela da Nestlé. O Leite Moça é o que detém maior volume de venda.

A maior indústria alimentícia do mundo é também consagrada como a maior autoridade em nutrição, focando a melhoria da qualidade de vida das pessoas por meio da oferta permanente de produtos saudáveis e saborosos. No Brasil, a Nestlé tem uma imagem de confiança e qualidade tecida ao longo dos 85 anos em que está presente no País e com o estreito relacionamento construído com seus consumidores. Além disso, a Empresa confirma, a cada ação, seu pleno interesse pelo crescimento do mercado nacional e sua firme disposição de continuar a investir no Brasil em todos os momentos.

A Nestlé Brasil, além de produtos para Alimentação e Nutrição humana, produz alimentos para animais de estimação. Ela atua em doze segmentos de mercado: Leites, Cafés, Culinários, Achocolatados, Cereais, Biscoitos, Nutrição, Chocolates, Refrigerados, Sorvetes, FoodServices e PetCare.

Em 1905, uniu-se à Anglo-Swiss Condensed Milk Co., que desde 1866 era um importante fabricante de Leite Condensado.

A partir da Nestlé Farinha Láctea e do Leite Condensado muitos outros produtos passaram a fazer parte do universo Nestlé e a desfrutar da mesma qualidade e confiabilidade que asseguram a imagem de excelência da Nestlé em todo o Mundo.

Voltada essencialmente para a nutrição humana, a Nestlé diversificou suas atividades a partir da década de 1970, passando também a atuar nos segmentos farmacêutico (Alcon), cosmético (a exemplo da L'Oréal) e de alimentos para animais de estimação (Friskies Alpo e Ralston Purina).

Uma história de crescimento contínuo. Com quase 500 fábricas espalhadas nos cinco continentes, presente em mais de 80 países, possui um amplo leque de marcas internacionalmente consagradas, entre elas Nestlé, Nescafé, Nestea, Maggi, Buitoni e Friskies.

 

Análise da Situação

A preocupação da Nestlé com a sociedade é constante, afinal, a empresa surgiu, há mais de um século, com a criação de um produto voltado para crianças com problemas de desnutrição. Devido a isso ela teve um crescimento diferenciado no mercado, pois, no decorrer de sua história, manteve-se criando e inovando com centenas de lançamentos voltados para a alimentação e nutrição de pessoas em todo o mundo, nas mais variadas fases de suas vidas, e dedicando atenção especial às comunidades onde está inserida. No Brasil, a Empresa sempre desenvolveu iniciativas sociais que marcaram sua presença no País. Estas iniciativas são diversificadas e contemplam projetos de interesse da comunidade, da cultura, da educação e do meio ambiente. A Nestlé foi crescendo e se tornou A Empresa Mundial de Alimentos e Nutrição.

 

Resumo do Mercado

Mesmo sendo líder absoluto no mercado, a Nestlé investe fortemente e constantemente na sua marca, destacando seus principais valores: carinho, amor materno e nutrição.

 

Mercado-Alvo

• Nutrição;
• Qualidade;
• Tradição
• Saúde e
• Sabor e Prazer nos momentos das refeições.

 

Demografia do Mercado

 

Fetores Geográficos

• Definiu como alvo uma área geográfica na região Norte e Nordeste, no Brasil.
• Rede de países em que atua: 86 países.
• Faturamento: 86.769 milhões, no mundo.
• Número de fábricas: 500.

 

Fatores Demográficos

• Crianças, jovens, adultos e idosos são usuários dessa grande variedade de produtos saudáveis, nutritivos e saborosos.
• Proporcionam aos clientes, facilidade e agilidade no processo de preparo das refeições desses alimentos, além de fornecer sempre qualidade.

 

Fatores Comportamentais

• Consumidores que buscam uma vida saudável.
• Usuários que procuram por produtos com ingredientes de alta performance, com o foco em soluções completas para as preparações culinárias.

 

Necessidades do Mercado

A Nestlé tem como objetivos:

• Acabar com a fome e a miséria: realizam parcerias com fundações associando a programas voltados ao seu público-alvo.
• Melhorar a saúde das gestantes: coopera doando recursos próprios e legítimos para as organizações.
• Educação básica de qualidade para todos: a Nestlé foi uma das primeiras instituições privadas a aderir ao programa Alfabetização Solidária.
• Reduzir a mortalidade infantil: a Nestlé está presente na vida dos consumidores em todos os momentos e fases da vida, cuidando de sua nutrição, saúde, bem-estar desde a mais tenra idade. Os bebês podem contar com a linha Baby entre o 6.º mês de vida até os 3 anos, a nutrição infantil se divide em quatro etapas oferecendo produtos que seguem cada fase de desenvolvimento da criança, sempre introduzindo novos sabores e texturas que atendem suas necessidades nutricionais.

 

Tendências do mercado

A Nestlé possui produtos diversificados que podem ser consumidos por toda família. Mas seu foco de comunicação estão voltados para as crianças e pré-adolescentes de todas as classes sociais. Tanto que nos últimos anos, Ninho adotou o slogan “Todo mundo é Ninho desde Pequenininho”, valorizando a tradição e a força da marca.

 

Crescimento do mercado

A empresa possui 26 unidades industriais espalhadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo. Possui 14 filiais de vendas, 5 centros de distribuição: São Bernardo do Campo, Cordeirópolis, Recife, Salvador e Belém; e 4 depósitos em Rio de Janeiro, Belém, Salvador e Ribeirão Preto. Sua rede de clientes abrange mais de 1600 municípios. Quanto aos fornecedores são cerca de 40 mil ativos. Em...

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