Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Humanas > Administração

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0

Trabalho em Destaque

Título: Tubos e conexões

Tubos e conexões Unoesc 2009 Sumário Introdução 1 Tubulações 2.1 Tubos de PVC 2.2 Tubos de Aço Carbono 2.4 Tubos de Cobre 2.5 Tudo de Polietileno (PE) 2.6 Tubos e Conexões de Ferro Fundido 2.7 Tubos de Concreto. 2.8 Tubos…


Publicidade



Publicidade

O ABSENTEISMO EA ROTATIVIDADE NO AMBIENTE DE TRABALHO

Trabalho enviado por: SIMONE PEREIRA EVANGELISTA

Data: 09/08/2010

UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS

1. TEMA 04
2. DELIMITAÇÃO DO TEMA 04
3. OBJETIVOS 04
3.1 GERAL 04
3.2 ESPECÍFICOS 04
4. PROBLEMA 04
5. JUSTIFICATIVA 05
6. EMBASAMENTO TEÓRICO 06
7. PLANO DE AÇÃO 11
8. RESULTADOS ESPERADOS 12
8.1 QUALITATIVOS 13
8.2 QUANTITATIVOS 13
9. PREVISÃO DE CUSTOS 13
10. CRONOGRAMA 15
11. REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO 15
12. ANEXOS 16

1. TEMA

O absenteísmo e a rotatividade no ambiente de trabalho.

2. DELIMITAÇÃO DO TEMA

Estudar a viabilidade de reduzir o absenteísmo e a rotatividade no ambiente de trabalho em empresas de médio porte no setor privado, num período de 1 ano.

3. OBJETIVOS

3.1 Geral
Estudar maneiras de poder controlar o absenteísmo e a rotatividade no ambiente de trabalho.

3.2 Específicos
- Compreender a diferença entre absenteísmo e rotatividade;
- Identificar os fatores que causam o absenteísmo e a rotatividade no ambiente de trabalho;
- Constatar os efeitos que o absenteísmo gera na vida pessoal e profissional.

4. PROBLEMA

Como controlar o absenteísmo e a rotatividade no ambiente de trabalho?

5. JUSTIFICATIVA

Atualmente as empresas, começaram a observar que o índice de absenteísmo entre os funcionários insatisfeitos com o ambiente de trabalho tem aumentado a cada dia e consequentemente tem aumentado à rotatividade, pois ao invés de procurar encontrar os verdadeiros motivos que levavam os funcionários ao absenteísmo, as empresas têm o hábito de demiti-los, aumentando assim a rotatividade.
Sabe-se que as empresas estão sempre querendo maior produtividade, necessitando de um maior comprometimento por parte dos funcionários, porém algumas organizações não conseguem entender o porquê suas metas não são alcançadas sem perceber o absenteísmo por parte dos funcionários, a desmotivação ou afastamento por doenças inexplicáveis.
Existem ferramentas para se identificar a satisfação dos funcionários e suas expectativas em relação à empresa e apontar por onde a empresa pode começar a reverter sua situação, aplicando medidas para minimizar o absenteísmo e a rotatividade.
Este trabalho tem por objetivo demonstrar que atualmente o absenteísmo no ambiente de trabalho é um dos grandes vilões o que acaba contribuindo com a rotatividade de funcionários dentro das empresas, medidas corretivas como qualidade de vida, liderança motivadora e remuneração justa poderão ajudar para que seja possível adequar o ambiente de trabalho e criar perspectiva de crescimento dentro da empresa desta maneira os funcionários ficarão mais motivados e produtivos.

6. EMBASAMENTO TEÓRICO

Nos dias atuais o absenteísmo e a rotatividade têm levado os profissionais de Recursos Humanos a analisar mais profundamente este assunto.
As ausências, os afastamentos e as demissões dos funcionários têm provocado preocupação por parte das empresas, pois reflete diretamente no faturamento, por baixa produção ou comprometimento na qualidade do produto.
Absenteísmo ou ausenteísmo é a freqüência ou duração de tempo de trabalho perdido quando os empregados não vão a trabalho. O absenteísmo constitui a soma dos períodos em que os funcionários se encontram ausentes do trabalho, seja ela por falta ou algum motivo de atraso.
Rotatividade é a permanente saída e entrada de pessoal na empresa, seja ela de forma voluntária ou involuntária, deste modo fica claro que o alto índice de absenteísmo dentro do local de trabalho é um dos grandes responsáveis pelo índice de rotatividade que resulta numa ruptura na eficiência da organização, pois quando um trabalhador experiente e treinado vai embora da empresa é necessário encontrar substitutos e prepará-los devidamente para assumir uma posição de responsabilidade, o que aumenta os custos da empresa.
Para compreendermos e entendermos os motivos que levam o indivíduo chegar ao absenteísmo, devemos primeiro analisar os estudos de alguns autores que comprovam através de livros que o absenteísmo e a rotatividade no ambiente de trabalho caminham juntos.

...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Ou faça login



Crie seu cadastro




English Town