Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Humanas > Administração

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0

Publicidade

Trabalho em Destaque

Título: Teorias de Taylor, Ford, Fayol e Weber

Teorias de Taylor, Ford, Fayol e Weber, aplicadas na Empresa Bradesco S/A. São Paulo 2009 Sumário 1Introdução 2Frederick Winslow Taylor4 2.1Princípios de Taylor 3Henry Ford 4Jules Henri Fayol 4.1Princípios Básicos 4.2Funções Administrativas 5Maximillian Carl Emil Weber 5.1Analise da Obra 5.2Princípios…

Publicidade

Modelos de Orçamento

Trabalho enviado por: Rosilene de Oliveira Alves

Data: 11/04/2006

MODELOS DE ORÇAMENTO


1. ORÇAMENTOS

1.1 CONCEITO

Um orçamento é um plano de atividades futuras, traduzidas em valores monetários e com um horizonte temporal, geralmente, de um ano. Apesar de na maioria das vezes os orçamentos incluírem apenas os proveitos e os custos previstos para cada área ou departamento da organização (Demonstrações de Resultados), os orçamentos podem também incluir um plano para os ativos e passivos (Balanço) e um plano de pagamentos e de recebimentos (Mapa de Fluxos de Tesouraria).

Mais especificamente, o orçamento é aquela parte de um plano de longo prazo que é mais detalhada, referente a um determinado período anual. As receitas são baseadas na produção esperada para cada produto e no preço por unidade. Os custos orçados incluem a depreciação e o combustível para o maquinário, a mão-de-obra e os suprimentos.

Assim, como o objetivo do orçamento de recursos será chegar à projeção do balanço da empresa, deve-se observar os seguintes dados:

Exemplo:

1. Encargos sobre faturamento (produtos da linha B).

  • Simples Federal: 8,6%;
  • ICMS: 12,0%;
  • Despesas administrativas: 12,5%;
  • Despesas de vendas: 1,5%;
  • Despesas financeiras: 0,4%

2. Margem de lucro desejada: 15%.

3. Custo de produção

Custos

Produto A

Produto B

Produto C

Material Direto (MD)

550,00

551,00

540,00

Mão-de-Obra Direta (MOD)

300,00

304,00

306,00

Custos Indiretos de Fabricação (CIF)

150,00

95,00

54,00

Custo Unitário Total

850,00

800,00

750,00

A previsão de vendas é à base do orçamento de vendas, que, por sua vez é a base para todos os outros orçamentos operacionais e a maioria dos orçamentos financeiros. Dessa forma, a precisão da previsão de vendas afeta, e muito, a saúde de todo o orçamento mestre. Estudaremos alguns tipos de orçamento que são:


2. ORÇAMENTO DE VENDAS

2.1. CONCEITO

O orçamento de vendas constitui um plano das vendas da empresa, para determinado período de tempo, pois será a mola propulsora do orçamento global da empresa. É uma das peças mais importantes, pois está diretamente relacionada com a capacidade do mercado de absorver produtos e/ou serviços, o nível de demanda futura, o potencial da equipe de vendas, bem como o dimensionamento da produção.

Sua função principal é a determinação do nível de atividades futuras da empresa. Todos os demais orçamentos parciais são desenvolvidos em função do orçamento de vendas, ou seja, tendo-se determinado o que será vendido, em que quantidade e quando, e conta-se com as informações principais para a determinação dos recursos necessários para o atendimento dessas vendas em quantidade, qualidade e por período de tempo.

A responsabilidade pela elaboração do orçamento de vendas cabe ao executivo máximo dessa área de operações, porém, data a sua importância para toda a empresa, cabe à diretoria a sua revisão final e aprovação.

O principal objetivo do orçamento de vendas é dar velocidade no atendimento qualificado aos...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Ou faça login



Crie seu cadastro




Publicidade