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Título: Tubos e conexões

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Lançamento de um Novo Produto e Plano de Negócios – Sabonete Líquido com Protetor Solar

Trabalho enviado por: Douglas da Cruz Bruno

Data: 14/09/2006

LANCAMENTO DE UM PRODUTO NO MERCADOE PLANO DE NEGÓCIOS - SOLLUS COSMÉTICOS S/A


LANCAMENTO DE UM PRODUTO NO MERCADO

Salvador - 2005


Introdução

Este projeto destina-se ao lançamento no mercado de um sabonete líquido corporal, com protetor solar a base de extrato de pérola e hidratantes minerais.


1-Visão

A Sollus tem como visão ser reconhecida mundialmente como a melhor empresa no ramo de cosméticos, para seus clientes, funcionários e fornecedores. Atingiremos nossas metas


2-Missão

A Sollus tem como missão, através de seus produtos e serviços, transmitir bem estar praticidade para nossos clientes, funcionários e fornecedores.


3-A Qualidade e a segurança

A "SOLLUS COSMÉTICOS S/A" confere proteção e segurança aos consumidores por meio de cuidados preventivos: a empresa estabelece padrões para os produtos e ingredientes, alinhados com exigências do mercado, que são levados em conta em todo o trabalho de desenvolvimento de cada produto. A aprovação do produto AGLADIA® passa pelo controle do Centro de Garantia de Segurança e Ambiental, departamento que zela pelo cumprimento de padrões rigorosos. Todos os produtos comercializados no Brasil passam por registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), ligada ao Ministério da Saúde, e têm sua rastreabilidade assegurada ao longo da cadeia de distribuição, desde a linha de produção até o varejista.


4-Análise de swot

- Oportunidades

Em dois anos de pesquisa, constatou-se um grande crescimento no mercado estético e uma deficiência de unir três fatores: qualidade, praticidade e preço. Entre as pessoas entrevistadas 80% eram mulheres e o restante homens, sendo assim pode-se perceber que era necessário um produto que atingisse a necessidade dos consumidores que aliam vaidade e senso de proteção em um único produto.

Foi neste momento que a Sollus resolveu preencher essa falha no mercado consumidor lançando "Agladia" (sabonete com filtro solar). A empresa visa atender as necessidades diárias de higiene e proteção da pele em exposição aos raios ultravioletas, com a união de três produtos: sabonete, hidratante e protetor solar, é o momento da inovação da linha de cosméticos. Esse produto será exclusivo, um mercado que tende a crescer muito, pois possui uma procura muito grande entre as classes sociais A e B. Além de ser exclusivo seu custo / benefício é muito superior aos produtos existentes no mercado. Hoje é necessário comprar um sabonete e um protetor solar tornando o preço deste inviável, pois a diferença é de aproximadamente 60%,conforme exemplo abaixo:

Sabonete + Protetor solar = R$50,00

(O Boticário) + (Nívea Sun)

Agladia=R$30,00

- Forças

O produto possui um grande potencial de crescimento, pois um sabonete líquido composto de um agradável aroma, hidratante e "protetor solar" é tudo que o consumidor tanto feminino quanto masculino procura. O protetor solar há cerca de anos atrás, era praticamente desconhecido e hoje já faz parte da vida de todos nós, mas um fator que inibe seu crescimento e a dificuldade ou falta de tempo disponível para a aplicação do produto.Por isso,a Sollus pensou em um produto prático, custo atraente e acima de tudo com qualidade, a empresa conta com uma equipe treinada e especializada no ramo de cosméticos , sendo ela uma equipe pequena que facilita administração, conduzindo os mesmos a desenvolver suas tarefas com resultados mais satisfatórios.

-Ameaças

Nossos concorrentes são farmácias de manipulação, que abrangem uma importante fatia do mercado. Porém procuramos desenvolver um produto que através de nossas pesquisas notamos que existe uma necessidade do mercado consumidor de ter um produto com qualidade e diferencial, que buscamos através de um composto de substâncias minerais como nossos competidores temos multinacionais como Johnson´s, Unilever e etc., que possuem produtos similares.

-Fraqueza

Por ser um novo produto, existe um tempo hábil para que o mesmo caia no gosto do público. Nossos concorrentes já possuem estrutura logística e gerencial de sua atividade, assim como de desenvolvimento. Além disso, existem campanhas publicitárias que deixam as marcas ainda mais fortes.


5-Objetivos do negócio

A Sollus tem como objetivo um aumento de faturamento no próximo ano uma média de 14% ao ano e 10% de aumento de lucro líquido neste período.

Por tanto estaremos determinando um plano de metas:

  • Na região centro oeste, prazo de um ano e dois meses para estarmos com distribuidores e representantes estando, portanto expandindo nosso negócio.
  • Na região sudeste prazo de um ano e meio para atuarmos com distribuidores a linha completa de produtos Sollus.


6-Metas

Estaremos lançando o produto na região nordeste, uma vez que em pesquisas realizadas, mostraram o interesse do público em conhecer e utilizar nosso produto.

A estimativa é de trabalhar este produto avançando para outras regiões.

Região Nordeste:

  • Período de divulgação-02/2006 à 10/2006
  • Percentual de aceitação - de 50% a 85%

Região Centro-Oeste:

  • Período de divulgação-04/2007 à 12/2007
  • Percentual de aceitação - de 60% a 90%

Região Sudeste:

  • Período de divulgação-07/2007 à 03/2008
  • Percentual de aceitação - de 75% a 90%

A principal meta de vendas da Sollus é alcançar a marca estimada acima é manter seus números desenvolvendo novos produtos e assim fidelizar cada vez mais os consumidores.


7-Descrição 4 p's

Produto

Sabonete líquido com protetor solar, com fatores de proteção 15, 30 e 50. Produto à base de extratos de pérolas que possibilitam uma proteção e hidratação da pele, possuem também proteínas e vitaminas A, C e E com fragrância suave, que permite o uso do seu perfume favorito.

Marca: "Agladia"

Slogan: "Agladia, O Segredo da Beleza".

Logomarca:

Dingle: "Como uma Deusa você se mantém...

Tão perto do sol, e bela mesmo assim!..."

Preço

De R$30,00 à R$45,00, variando conforme o fator de proteção.

Praça

Estaremos iniciando a vendagem através de um ponto de vendas localizadas em drogarias, supermercados e clinicas de estéticas, na região nordeste.

Promoção

Promoções de lançamento com distribuição de brindes promocionais (nécessaire, pentes, esponjas de banhos) e na compra de três produtos Agladia enviando três códigos de barra concorra a dois automóveis 0 km.


8-Relacionamento com clientes

A empresa possui um serviço de atendimento ao cliente que permite ao mesmo expressar suas opiniões, sugestões, reclamações, dicas de uso do produto, etc.

Temos ainda no SAC profissionais especializados como dermatologistas e responsáveis químicos a disposição para os clientes em caso de dúvidas ou esclarecimentos quanto aos benefícios do produto.


9-Posicionamento Estratégico

A empresa busca seu espaço, conquistando os consumidores através da qualidade de seus produtos e promoções.


10-Segmentação de mercado

A empresa Sollus pretende iniciar no mercado lançando o sabonete líquido com protetor solar o Agladia, que busca deixar nossos clientes totalmente satisfeitos no segmento de cosmética. Após sua introdução e fortalecimento no mercado, ampliando nossa linha de produtos.


11-Características Geográficas

O Brasil possui um vasto litoral, por ser um país tropical.

O nordeste/norte tem em média 300 dias de sol por ano, já à região sudeste tem média 250 dias de sol.


PLANO DE NEGÓCIOS - "SOLLUS COSMÉTICOS"

SALVADOR

DEZEMBRO DE 2005


Introdução

São grandes os desafios no mundo dos negócios, por esta razão atualmente a ação empreendedora, antes de ser iniciada requer um exercício de planejamento minucioso.

Neste trabalho temos como objetivo evidenciar a importância da elaboração do plano de negócio bem como suas fases a serem permeadas, para a verificação de viabilidade do empreendimento. Através do estudo de mercado obtemos o conhecimento da demanda atual e de sua provável evolução ao longo da vida útil do projeto, para isto, procura-se focalizar as questões mais importantes para a empresa, de acordo com o produto ofertado.

No mundo atual, de grandes instabilidade econômicas, alta competição e mudanças constantes, torna-se imprescindível a elaboração minuciosa e específica dos projetos.

Por fim, resta dizer que este trabalho é de muita utilidade, uma vez que, após transcorridas todas as suas etapas poderá ser verificada a viabilidade ou não do negócio, evitando imprudências, que possam levar ao insucesso do empreendimento.


PLANO DE NEGÓCIO

1- Sumário Executivo

1.1- Nome: AGLADIA.

1.2- Razão Social: SOLLUS COSMÉTICOS S/A.

1.3- Inscrição Estadual: 115.000.990-117

1.4- CNPJ: 02.000.702.0001/14

1.5- Endereço: Rua 24 de Março , 1000 – Jd. Industrial – Salvador / Ba

1.6- Telefone/Fax: (71) 6000-7000

A empresa "Sollus Cosméticos" atuará no mercado varejista com a distribuição de produtos voltados para higiene pessoal e saúde da pele. O grupo empreendedor é formado por acadêmicos do curso de Administração. O produto que será comercializado, não existe no mercado. Pelo fato de não existir esse produto, esperamos um grande crescimento do setor, em virtude da preocupação das pessoas com a pele, unido a praticidade do sabonete líquido. Procuraremos nos diferenciar zelando pelo bom atendimento, cortesias e serviços de orientação dermatológica. Além do papel social que as empresas devem exercer, esperamos razoável retorno financeiro, uma das razões de iniciarmos o empreendimento.

1.7- Enunciado do Projeto

O objetivo da apresentação desse plano de negócio é exaltar a oportunidade de ingressar num mercado altamente comprador. O mercado de cosméticos e produtos voltados higiene e saúde humana. A indústria da beleza passou por um bom início na década de 80, acompanhando a onda naturalista - ecológica, que reforça os conceitos de saúde e vitalidade associando-os à aparência física.

A partir daí, a oferta e o consumo aumentaram, crescendo também o número de pontos de venda de cosméticos. Não baseados na "onda", mas no grande potencial desse mercado, resolvemos empreender um negócio nessa área. Pretendemos atingir um mercado um tanto seleto, composto por pessoas que podem e estão dispostas a pagar por produtos de boa qualidade, sofisticados e atraentes.

A empresa será estruturada, de acordo com as aptidões, habilidades e competência de cada integrante do grupo de empreendedores. Sempre tendo em mente que, o sucesso de todo e qualquer empreendimento depende, em muito, do esforço, garra e determinação na condução do negócio.

1.8- Competência dos Responsáveis

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