Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Humanas > Administração

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0

Publicidade

Trabalho em Destaque

Título: Tubos e conexões

Tubos e conexões Unoesc 2009 Sumário Introdução 1 Tubulações 2.1 Tubos de PVC 2.2 Tubos de Aço Carbono 2.4 Tubos de Cobre 2.5 Tudo de Polietileno (PE) 2.6 Tubos e Conexões de Ferro Fundido 2.7 Tubos de Concreto. 2.8 Tubos…

Incubadoras de Empresas

Trabalho enviado por: Cristina Franco Roteia

Data: 07/04/2004

Incubadoras de Empresas


1 - Introdução

No final da década de 50, uma grande empresa de Nova Iorque fechou as portas deixando vazio um galpão de 80 mil metros quadrados e uma taxa de desemprego de 20% na região. Um empresário decidiu dividir o prédio em espaços para alugá-lo a diversas empresas, fornecendo um pequeno rol de serviços compartilhados. Dentre as primeiras empresas que se instalaram no prédio estava um aviário, que acabou conferindo ao prédio o apelido de "incubadora".

As pessoas associam a palavra incubadora à "chocadeira de pintinhos" ou a "local para bebês prematuros em hospital".

Incubadoras de Empresas são ambientes especialmente projetados para criar, fortalecer e desenvolver empreendimentos durante um prazo determinado de tempo. Normalmente as empresas ficam incubadas por dois anos no máximo.

Pode-se comparar a um pequeno shopping center que, ao invés de lojas, abriga micro e pequenas empresas industriais, de serviços, do agronegócio ou do comércio. De forma simplificada, assim podem ser visualizadas as incubadoras, empreendimentos que estimulam a criação e modernização de negócios.

Um galpão, uma antiga fábrica, um prédio municipal, uma escola ou um depósito pode ser reformado para oferecer às empresas inquilinas: espaço físico; infra-estrutura; recursos humanos e serviços especializados. Estes quatro produtos combinados garantem a existência da incubadora e o sucesso das empresas incubadas.

Uma incubadora de empresas é uma maneira encontrada pelos empreendedores, de se tentar diminuir o índice de mortalidade das MPE no Brasil que é altíssimo: mais da metade da micro, pequenas e médias empresas, (56%),  fecham as portas até o terceiro ano de vida, segundo dados do Sebrae.  Uma incubadora de empresas busca  oferecer as pequenas  empresas apoio estratégico durante os primeiros anos de existência.  

As primeiras incubadoras de empresas surgiram no Brasil na década de 80 e desde então, o  número de incubadoras vem crescendo sensivelmente.  Segundo dados do Anprotec -Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos de Tecnologia Avançada, existem hoje no Brasil cerca de 150 incubadoras espalhadas pelo Brasil, número que mal chegava a 10 em 1991.  Estima-se em cerca de 1.100 o número de empresas residentes nessas incubadoras, o que  representa a geração de cerca de 6.100 novos empregos. A maioria dessas incubadoras está vinculada a ambientes de universidades ou de institutos tecnológicos.

Evolução do Crescimento das Incubadoras no Brasil - 1998-2000

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Ou faça login



Crie seu cadastro




Publicidade