Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Humanas > Administração

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0

Trabalho em Destaque

Título: Expressionismos: Visão da Realidade: O poder expressionista da fotografia estética e em movimento

TIDIR – Expressionismos: Visões da Realidade: O poder expressionista da fotografia estática e em movimento Belo Horizonte 2009 Proposta Partiremos de duas proposições, sendo a primeira a de que, desde o início do cinema, a intensidade de imagens que diferenciam…


Publicidade



Publicidade

Fusões e Aquisições

Trabalho enviado por: Marcela Pavan

Data: 08/09/2004

FUSÕES E AQUISIÇÕES


RAZÕES E PERSPECTIVAS:

1) Resumo:

A onda de fusões e aquisições e real. Desde 1995 o Brasil ocupa o primeiro lugar na América Latina em numero de operações de fusões e aquisições de empresas.

Bancos, seguradoras, auto-pecas, siderúrgicas, empresas alimentícias, enfim, todos os setores já passaram por estes processos e os números indicam que esta onda e crescente.

Este trabalho descreve as fusões e aquisições dentro de um contexto brasileiro e da globalização. Estas operações são vistas como estratégias corporativas que auxiliam as empresas nacionais na renovação do parque industrial, na obtenção de tecnologia e na capitalização.

As teorias que tentam explicar os motivos destes processos e as vantagens obtidas pelas empresas também são descritas neste artigo.

As pesquisas sobre os resultados destes processos não geraram conclusões uniformes: umas apontam o elevado índice de fracasso destas operações; outras alegam que tais operações criam valor para empresa e para os acionistas. Sendo assim, este trabalho, por meio da analise da rentabilidade ( antes e depois da combinação ) das empresas envolvidas nos 20 maiores processos de fusões e aquisições ocorridos entre janeiro de 1995 e outubro de 1997 e da analise dos índices de rentabilidade do setor destas empresas, tentara responder: Quais são os Impactos da Rentabilidade das Empresas Decorrentes dos Processos de Fusões e Aquisições.?


2)
Introdução:

Historicamente, as ondas de processos de fusões e aquisições surgem associados a momentos em que o mercado acionista se encontra "bullish". Pelo contrario, ao longo de cenários de "bear market", sentimos uma rápida contração destes movimentos. Assim, tipicamente os processos de fusões e aquisições são seguidores do "mood" dos mercados acionistas.

As aquisições, fusões e incorporações constituem uma alternativa muito interessante para a adequação do porte e da estrutura organizacional das empresas ao mercado e a conjuntura econômica mundial.

O tema fusões e aquisições e um dos mais controversos na historia da administração. As pesquisas sobre o assunto são muito generalistas e contraditórias, devido ate ao caráter secreto destas transações.

São muitas as questões sobre fusões e aquisições que continuam sem resposta, inclusive sobre quais são os resultados obtidos pelas empresas que passaram por estes processos.


3) Objetivos:

A princpal razão em defesa deste estudo e saber como se comporta a rentabilidade das empresas após estes procesos.

Este artigo tem por objetivo descrever, de forma geral, os aspectos relacionados ao tema fusões e aquisições, focando a analise detalhada da rentabilidade das empresas selecionadas – especificadas a seguir – que adquiriram outras empresas ou se fundiram. A analise sera feita antes e depois das uniões entre estas empresas. A evolução dos índices de rentabilidade de cada empresa sera comparada a evolução dos índices de seu setor, possibilitando a formação de um ranking que medira o desempenho da empresa e de seu setor ano a ano.

As comparações dos resultados obtidos mostrarão o grau de êxito de cada processo em curto prazo, já que não se pode avaliar o resultado de uma decisão estratégica desta magnitude em tão pouco tempo. As empresas escolhidas para o desenvolvimento deste estudo foram as vinte maiores empresas adquiridas e adquirentes entre janeiro de 1995 e outubro de 1997 Os resultados observados não podem ser generalizado.

Empresa

Setor

Comprador

Ano da
operação

Valor em
US$milh.

KolynosFarmaceut./Limp.Colgate/Palmolive

1995

1040

BFBFinanceiroBanco Itau

1996

504

CSTSiderurgiaAcesita

1996

412

Tintas CoralTintasICI

1996

390

CleviteVeículosTenneco

1997

300

Iochpe-Maxions
div.tratores
Maquinas agricolas/
Agricolas
AGCO

1996

260

AracruzCeluloseMondiil/SafraBrasil/Grupo Safra

1996

250

LactaAlimentosPhilip Morris

1997

240

CGCLLaticíniosAvipal

1996

180

ArnoEletrodomesticosSEB

1997

162

UnimarSupermercadosGarantia

1996

157

TigrePlasticosPrevi

1997

120

Paulista SegurosSegurosLiberty Mutual

1996

105

SalgemaQuimico/Petroq.CPC/Odebrecht

1996

103

CeliteMaterial de Constr.Incepa

1996

100

PlascarAuto-peçasBTR

1995

90

Pão PulmannAlimentosGrupo Bunge

Não ocoreu

85

AriscoAlimentosGoldman Sachs

1995

70

Metal LeveAlimentosMahle

1997

65

CofapAuto-peçasMagneti Marelli

1997

60

fonte KPMG
partic.minorit.

Destas 20 empresas, apenas 13 casos foram analisados.


4) As Fases de um Processo de Fusão e Aquisição:
.Dada a sua complexidade, um processo de Fusões e Aquisições pode ser dividido em diferentes fases:

4.1) Fase 1- Análise Prévia:

Esta fase insere-se no período de pré-lançamento da oferta de aquisição, quando a empresa adquirente faz uma análise SWOT: são analisados os pontos fortes e fracos da empresa, tendo em consideração as oportunidades do mercado e as ameaças do meio envolvente, com vista à definição de objetivos. Caso resolva avançar com um processo de Fusão e Aquisicao, devem ser definidas, também nesta fase, quais as características da empresa a adquirir, como sejam:

(i) Dimensão;
(ii) Diversificação do Portfolio de produtos;
(iii) Investigação & Desenvolvimento;
(iv) Canais de Distribuição;
(v) Capital Humano.

4.2) Fase 2- Seleção:

A seleção dos candidatos potenciais para a aquisição é uma fase crítica, que envolve uma...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Ou faça login



Crie seu cadastro




English Town