Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Humanas > Administração

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0

Trabalho em Destaque

Título: Expressionismos: Visão da Realidade: O poder expressionista da fotografia estética e em movimento

TIDIR – Expressionismos: Visões da Realidade: O poder expressionista da fotografia estática e em movimento Belo Horizonte 2009 Proposta Partiremos de duas proposições, sendo a primeira a de que, desde o início do cinema, a intensidade de imagens que diferenciam…


Publicidade



Publicidade

Fusões e Aquisições

Trabalho enviado por: Marcela Pavan

Data: 08/09/2004

FUSÕES E AQUISIÇÕES


RAZÕES E PERSPECTIVAS:

1) Resumo:

A onda de fusões e aquisições e real. Desde 1995 o Brasil ocupa o primeiro lugar na América Latina em numero de operações de fusões e aquisições de empresas.

Bancos, seguradoras, auto-pecas, siderúrgicas, empresas alimentícias, enfim, todos os setores já passaram por estes processos e os números indicam que esta onda e crescente.

Este trabalho descreve as fusões e aquisições dentro de um contexto brasileiro e da globalização. Estas operações são vistas como estratégias corporativas que auxiliam as empresas nacionais na renovação do parque industrial, na obtenção de tecnologia e na capitalização.

As teorias que tentam explicar os motivos destes processos e as vantagens obtidas pelas empresas também são descritas neste artigo.

As pesquisas sobre os resultados destes processos não geraram conclusões uniformes: umas apontam o elevado índice de fracasso destas operações; outras alegam que tais operações criam valor para empresa e para os acionistas. Sendo assim, este trabalho, por meio da analise da rentabilidade ( antes e depois da combinação ) das empresas envolvidas nos 20 maiores processos de fusões e aquisições ocorridos entre janeiro de 1995 e outubro de 1997 e da analise dos índices de rentabilidade do setor destas empresas, tentara responder: Quais são os Impactos da Rentabilidade das Empresas Decorrentes dos Processos de Fusões e Aquisições.?


2)
Introdução:

Historicamente, as ondas de processos de fusões e aquisições surgem associados a momentos em que o mercado acionista se encontra "bullish". Pelo contrario, ao longo de cenários de "bear market", sentimos uma rápida contração destes movimentos. Assim, tipicamente os processos de fusões e aquisições são seguidores do "mood" dos mercados acionistas.

As aquisições, fusões e incorporações constituem uma alternativa muito interessante para a adequação do porte e da estrutura organizacional das empresas ao mercado e a conjuntura econômica mundial.

O tema fusões e aquisições e um dos mais controversos na historia da administração. As pesquisas sobre o assunto são muito generalistas e contraditórias, devido ate ao caráter secreto destas transações.

São muitas as questões sobre fusões e aquisições que continuam sem resposta, inclusive sobre quais são os resultados obtidos pelas empresas que passaram por estes processos.


3) Objetivos:

A princpal razão em defesa deste estudo e saber como se comporta a rentabilidade das empresas após estes procesos.

Este artigo tem por objetivo descrever, de forma geral, os aspectos relacionados ao tema fusões e aquisições, focando a analise detalhada da rentabilidade das empresas selecionadas – especificadas a seguir – que adquiriram outras empresas ou se fundiram. A analise sera feita antes e depois das uniões entre estas empresas. A evolução dos índices de rentabilidade de cada empresa sera comparada a evolução dos índices de seu setor, possibilitando a formação de um ranking que medira o desempenho da empresa e de seu setor ano a ano.

As comparações dos resultados obtidos mostrarão o grau de êxito de cada processo em curto prazo, já que não se pode avaliar o resultado de uma decisão estratégica desta magnitude em tão pouco tempo. As empresas escolhidas para o desenvolvimento deste estudo foram as vinte maiores empresas adquiridas e adquirentes entre janeiro de 1995 e outubro de 1997 Os resultados observados não podem ser generalizado.

Empresa

Setor

Comprador

Ano da
operação

Valor em
US$milh.

Kolynos Farmaceut./Limp. Colgate/Palmolive

1995

1040

BFB Financeiro Banco Itau

1996

504

CST Siderurgia Acesita

1996

412

Tintas Coral Tintas ICI

1996

390

Clevite Veículos Tenneco

1997

300

Iochpe-Maxions
div.tratores
Maquinas agricolas/
Agricolas
AGCO

1996

260

Aracruz Celulose Mondiil/SafraBrasil/Grupo Safra

1996

250

Lacta Alimentos Philip Morris

1997

240

CGCL Laticínios Avipal

1996

180

Arno Eletrodomesticos SEB

1997

162

Unimar Supermercados Garantia

1996

157

Tigre Plasticos Previ

1997

120

Paulista Seguros Seguros Liberty Mutual

1996

105

Salgema Quimico/Petroq. CPC/Odebrecht

1996

103

Celite Material de Constr. Incepa

1996

100

Plascar Auto-peças BTR

1995

90

Pão Pulmann Alimentos Grupo Bunge

Não ocoreu

85

Arisco Alimentos Goldman Sachs

1995

70

Metal Leve Alimentos Mahle

1997

65

Cofap Auto-peças Magneti Marelli

1997

60

fonte KPMG
partic.minorit.

Destas 20 empresas, apenas 13 casos foram analisados.


4) As Fases de um Processo de Fusão e Aquisição:
.Dada a sua complexidade, um processo de Fusões e Aquisições pode ser dividido em diferentes fases:

4.1) Fase 1- Análise Prévia:

Esta fase insere-se no período de pré-lançamento da oferta de aquisição, quando a empresa adquirente faz uma análise SWOT: são analisados os pontos fortes e fracos da empresa, tendo em consideração as oportunidades do mercado e as ameaças do meio envolvente, com vista à definição de objetivos. Caso resolva avançar com um processo de Fusão e Aquisicao, devem ser definidas, também nesta fase, quais as características da empresa a adquirir, como sejam:

(i) Dimensão;
(ii) Diversificação do Portfolio de produtos;
(iii) Investigação & Desenvolvimento;
(iv) Canais de Distribuição;
(v) Capital Humano.

4.2) Fase 2- Seleção:

A seleção dos candidatos potenciais para a aquisição é uma fase crítica, que envolve uma...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Ou faça login



Crie seu cadastro




English Town