Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Humanas > Administração

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0

Trabalho em Destaque

Título: Teorias de Taylor, Ford, Fayol e Weber

Teorias de Taylor, Ford, Fayol e Weber, aplicadas na Empresa Bradesco S/A. São Paulo 2009 Sumário 1Introdução 2Frederick Winslow Taylor4 2.1Princípios de Taylor 3Henry Ford 4Jules Henri Fayol 4.1Princípios Básicos 4.2Funções Administrativas 5Maximillian Carl Emil Weber 5.1Analise da Obra 5.2Princípios…


Publicidade



Publicidade

Database Marketing

Trabalho enviado por: Rene Haut

Data: 22/04/2003

DATABASE MARKETING


RESUMO

O banco de dados de uma empresa é o armazém de conhecimento que esta empresa possui sobre um dos seus ativos mais valiosos: os seus clientes.

O conhecimento e uso do database tornou-se tão importante para o marketing direto que surgiu mesmo a expressão "marketing com database" como sinônimo, as vezes usado para definir o próprio conceito de marketing direto.

A administração do database começa na mensuração da eficiência da propaganda e das promoções, na identificação dos comerciais de rádio e TV, anúncios impressos e listas de malas diretas que apresentam custos mais eficientes do ponto de vista da captação de novos clientes.

Há aqueles que afirmam que o banco de dados é a "arma secreta" do marketing direto. O que não deixa de ser verdadeiro.


INTRODUÇÃO

Para Kotler, "marketing é a atividade humana dirigida para a satisfação das necessidades e desejos, através dos processos de troca." Com o desenvolvimento da tecnologia da informação, esta troca, até então definida como troca de produtos e/ou serviços por valores monetários, passou a agregar um novo componente, que tem cada vez mais peso dentro dos processos de troca: a informação. O database marketing é uma ferramenta baseada na utilização de informações relevantes sobre os clientes da empresa para realizar ações que promovam a satisfação de seus clientes.

Identificando-o como uma tendência que deve se firmar como ponto-chave no ambiente de negócios num futuro próximo, o Database, ainda tem diversas questões a serem esclarecidas. A utilização do database marketing ainda se encontra muito longe do esperado, e muitos dos projetos iniciados acabam fracassando. São inúmeras as citações de problemas na sua utilização

Muitos dos artigos descrevem problemas, dificuldades e casos de fracasso na utilização do database marketing, mostrando que ainda falta informação para otimizar a sua utilização.


DEFINIÇÃO DE DATABASE MARKETING

A definição de database marketing só se torna possível se a ela agregarmos suas funções e sua utilização.

Database marketing é a coleta, o armazenamento, o processamento e a utilização das informações sobre os consumidores, com os objetivos de aumentar a eficiência da segmentação, aumentar a eficiência da customização, criar e desenvolver relacionamento com o consumidor e melhorar a performance da administração da empresa.

Alguns pontos que são de grande importância na compreensão do conceito de database marketing:

Aumentar a eficiência da segmentação

  • Isolar grupos de consumidores
  • Analisar o perfil dos consumidores
  • Identificar e entender clientes atuais e potenciais como indivíduos e/ou grupos
  • Analisar compradores não responsivos ou compradores que consumiram apenas uma vez os seus produtos
  • Entender os melhores consumidores
  • Predizer as possibilidades de o consumidor comprar determinado produto
  • Analisar atividades de compras dos clientes
  • Identificar nichos de mercado
  • Auxiliar na seleção de mercados
  • Prever e prevenir ao abandono por parte dos consumidores

Aumentar a eficiência da customização

  • Produzir mensagens precisamente calibradas ao consumidor
  • Promover malas-diretas aos consumidores
  • Beneficiar o cliente e aumentar a lucratividade da empresa
  • Customizar ofertas a segmentos de clientes e clientes potenciais

Criar e desenvolver relacionamento com o consumidor

  • Voltar ao relacionamento pessoal com o cliente
  • Criar laços com o cliente
  • Estreitar o relacionamento loja/consumidor
  • Desenvolver e/ou...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Ou faça login



Crie seu cadastro




English Town