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Título: Tubos e conexões

Tubos e conexões Unoesc 2009 Sumário Introdução 1 Tubulações 2.1 Tubos de PVC 2.2 Tubos de Aço Carbono 2.4 Tubos de Cobre 2.5 Tudo de Polietileno (PE) 2.6 Tubos e Conexões de Ferro Fundido 2.7 Tubos de Concreto. 2.8 Tubos…


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Coaching

Trabalho enviado por: Adriano Arranjo

Data: 22/04/2003

Coaching

1.1 Definição de Coach

Coach é a pessoa que se compromete a apoiar pessoas a atingirem determinados resultados na vida. Estes resultados podem ser de natureza profissional ou pessoal, podem envolver uma competência ou comportamento específico ou um conjunto de atitudes que acarretam uma grande transformação na vida. Em suma, você pode assessorar uma pessoa ou equipe a atingir um resultado específico ou a modificarem a si próprias. O Coach, basicamente é um líder e, segundo Warin Bennis tem as características a seguir:

  • inovador
  • original
  • focaliza-se nas pessoas
  • inspira confiança
  • tem uma perspectiva a longo prazo
  • pergunta o quê e por quê
  • tem seus olhos sempre no horizonte
  • não limita, dá origem
  • desafia
  • é a sua própria pessoa e não apenas um bom soldado
  • faz a coisa certa, é eficaz

1.2 Coaching Ontológico

A ontologia é a parte da filosofia que se preocupa do "ser". Quando falamos do coaching ontológico, nos referimos a um coaching que aponta mais o "ser" do que o "fazer".

Existe um sério perigo em relação ao coaching: que ele, ao se popularizar se transforme em simples moda, o que o faria perder seu sentido e seu ser. Muitas empresas já entendem por coaching impor aos indivíduos um responsável por seu treinamento in-house (dentro da empresa), o que é errado.


2.1 O papel do coach dentro de uma organização

Basicamente, seu papel é estimular o desenvolvimento das pessoas, ajudando-as a utilizar todos os seus talentos e a superarem suas dificuldades. Para os executivos que têm equipes sob seu comando, esta competência é parte integrante do seu desempenho e devem ser avaliados por ela. Entretanto, este papel não depende da linha hierárquica. No futuro próximo, ele será desenvolvido por todos os funcionários da organização. Assim, teremos redes de cooperação interna consistentes.

"Movimentar simplesmente as pessoas condicionando suas ações a fatores extrínsecos (externos) a ela está ao alcance dos administradores em geral, mas desbloquear a sinergia motivacional exige algumas qualificações que só têm sido atribuídas a líderes especiais pela literatura mais atualizada em comportamento organizacional"

Cecília Whitaker Bergamini


2.1. Etapas do processo de coaching?

1. A primeira fase diz respeito à construção de uma relação sólida entre ambos, coach e cliente. Esta relação é baseada em abertura e responsabilidade. Abertura gera confiança e responsabilidade gera compromisso. Não é raro as pessoas negligenciarem esta fase e passarem logo "ao que interessa" (os resultados), o que acarreta muitos problemas durante o processo. Como tratar de questões de carreira com alguém em quem não se confia?

2. A segunda fase consiste em clarificar a visão de futuro do cliente: o que esta pessoa quer realizar? Por que? O que estes resultados, de fato, significam para ela? Às vezes, a pessoa não tem uma visão clara de onde ela quer chegar e despende criatividade e energia (e muito dinheiro também). O coach pode ajudá-la a ser mais produtiva nestas horas.

3. A terceira fase é o que chamo de revisão da "bagagem de mão". Todos nós carregamos muitas coisas na nossa "bagagem de mão". Algumas são imprescindíveis, outras são só peso inútil. O coach trabalha para que a pessoa identifique o que é essencial para ela atingir o destino futuro. O passado deve ser enterrado com dignidade, com "honras militares". Mas, deve ser enterrado.

 

3.1 O que este profissional faz e como contribuí para o crescimento do parceiro;

O coach ajuda a pessoa gerenciar o seu próprio desempenho, isto é, a contratar metas viáveis, a manter uma autocrítica realista, a utilizar bem o feedback que recebe, a redirecionar as ações diante de imprevistos e a avaliar a sua contribuição para a equipe e para a organização ou comunidade.

3.2...

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