Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Humanas > Administração

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0

Trabalho em Destaque

Título: Teorias de Taylor, Ford, Fayol e Weber

Teorias de Taylor, Ford, Fayol e Weber, aplicadas na Empresa Bradesco S/A. São Paulo 2009 Sumário 1Introdução 2Frederick Winslow Taylor4 2.1Princípios de Taylor 3Henry Ford 4Jules Henri Fayol 4.1Princípios Básicos 4.2Funções Administrativas 5Maximillian Carl Emil Weber 5.1Analise da Obra 5.2Princípios…


Publicidade



Publicidade

Amostragem

Trabalho enviado por: Eliana Mendes Barbosa

Data: 22/04/2003

Amostragem


RESENHA

PARTE 1

OBRA

RESENHISTA: Eliana Mendes Barbosa

AUTORIA: Roberto Crema

TÍTULO: INTRODUÇÃO À VISÃO HOLÍSTICA: breve relato de viagem do velho ao novo paradigma

PAÍS E ANO EM QUE FOI PUBLICADO ORIGINALMENTE: Brasil, 1989.

EXEMPLAR LIDO: Ed. Summus, 5a. edição

NÚMERO DE PÁGINAS: 133

FORMATO: 20,5 X 14 cm

PREÇO ATUAL: R$


CRENDENCIAIS DO AUTOR

Conforme o prefácio do livro escrito por Pierre Weil, o autor a anos trabalha na divulgação da visão holística. Os dois tornaram-se amigos no I Congresso Holístico Internacional ocorrido em Brasília em 1987. Em algumas passagens do livro verifica-se que o autor foi o responsável pela realização desse congresso, pela fundação Cidade da Paz e é incentivador do surgimento dos Círculos holísticos ligados a seu Holos Brasil. Pelos agradecimentos tem-se a impressão de que o autor é psicólogo, pois afirma frequentar grupos de estudo de Jung.


CONCLUSÕES DO AUTOR

O autor conclui que o mundo atual pede um novo paradigma que acredita ser a abordagem holística.


DIGESTO (
RESUMO)

Nos séculos XVI e XVII, a cosmovisão escolástica-aristotélico-tomista que mesclava razão e fé foi abalada pela Renascença e Iluminismo, dando lugar à Revolução Científica que desvinculou o profano do sagrado e o subjetivo do objetivo. A Ciência passou a se apoiar no racionalismo científico mecanicista e reducionista.

O paradigma cartesiano-newtoniano surgiu, principalmente, devido às descobertas de Galileu (fundador da Física e sua linguagem matemática), Bacon (criador do método empírico), Descartes (fundador do racionalismo), Newton (fundador da Mecânica clássica) e Comte (criador do Positivismo). Como o indivíduo e não mais Deus passou a ser o centro do Universo, a cosmovisão (conceito que formamos do mundo) passou a sustentar-se neste novo paradigma.

A Ciência Moderna está hoje fundamentada em:

  • Raciocínio lógico indutivo e dedutivo.
  • Busca das relações ordenadas causais entre os eventos, sua previsibilidade, regularidade e controle, através do uso de técnicas matemáticas e experimentais.
  • Objetividade partindo da observação neutra e imparcial, utilizando os 5 sentidos.

Para o físico e historiador da ciência Thomas Kuhn, paradigmas são realizações científicas universalmente reconhecidas que fornecem soluções modelares para uma comunidade de cientistas (crenças, valores, procedimentos e técnicas). O desenvolvimento científico é uma sucessão de rupturas revolucionárias parcialmente substituído por um mais apropriado.

A descoberta de um novo paradigma se inicia com o reconhecimento de uma falha fundamental ou fracasso das regras existentes que assinala ter chegado um momento de renovação. O autor do livro pretende que a holística seja este novo paradigma.

Duas descobertas no campo da Física Moderna culminaram na Teoria da Relatividade (Einstein) e na Teoria Quântica (Max Planck). A noção de espaço e tempo absolutos, as partículas sólidas elementares, a substância matéria fundamental, a natureza estritamente causal dos fenômenos físicos e a descrição objetiva da natureza, nenhum destes conceitos pôde ser estendido aos novos domínios.

Niels Bohn constatou a natureza...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Ou faça login



Crie seu cadastro




English Town