Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Humanas > Administração

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0

Trabalho em Destaque

Título: Tubos e conexões

Tubos e conexões Unoesc 2009 Sumário Introdução 1 Tubulações 2.1 Tubos de PVC 2.2 Tubos de Aço Carbono 2.4 Tubos de Cobre 2.5 Tudo de Polietileno (PE) 2.6 Tubos e Conexões de Ferro Fundido 2.7 Tubos de Concreto. 2.8 Tubos…


Publicidade



Publicidade

Amostragem

Trabalho enviado por: Eliana Mendes Barbosa

Data: 22/04/2003

Amostragem


RESENHA

PARTE 1

OBRA

RESENHISTA: Eliana Mendes Barbosa

AUTORIA: Roberto Crema

TÍTULO: INTRODUÇÃO À VISÃO HOLÍSTICA: breve relato de viagem do velho ao novo paradigma

PAÍS E ANO EM QUE FOI PUBLICADO ORIGINALMENTE: Brasil, 1989.

EXEMPLAR LIDO: Ed. Summus, 5a. edição

NÚMERO DE PÁGINAS: 133

FORMATO: 20,5 X 14 cm

PREÇO ATUAL: R$


CRENDENCIAIS DO AUTOR

Conforme o prefácio do livro escrito por Pierre Weil, o autor a anos trabalha na divulgação da visão holística. Os dois tornaram-se amigos no I Congresso Holístico Internacional ocorrido em Brasília em 1987. Em algumas passagens do livro verifica-se que o autor foi o responsável pela realização desse congresso, pela fundação Cidade da Paz e é incentivador do surgimento dos Círculos holísticos ligados a seu Holos Brasil. Pelos agradecimentos tem-se a impressão de que o autor é psicólogo, pois afirma frequentar grupos de estudo de Jung.


CONCLUSÕES DO AUTOR

O autor conclui que o mundo atual pede um novo paradigma que acredita ser a abordagem holística.


DIGESTO (
RESUMO)

Nos séculos XVI e XVII, a cosmovisão escolástica-aristotélico-tomista que mesclava razão e fé foi abalada pela Renascença e Iluminismo, dando lugar à Revolução Científica que desvinculou o profano do sagrado e o subjetivo do objetivo. A Ciência passou a se apoiar no racionalismo científico mecanicista e reducionista.

O paradigma cartesiano-newtoniano surgiu, principalmente, devido às descobertas de Galileu (fundador da Física e sua linguagem matemática), Bacon (criador do método empírico), Descartes (fundador do racionalismo), Newton (fundador da Mecânica clássica) e Comte (criador do Positivismo). Como o indivíduo e não mais Deus passou a ser o centro do Universo, a cosmovisão (conceito que formamos do mundo) passou a sustentar-se neste novo paradigma.

A Ciência Moderna está hoje fundamentada em:

  • Raciocínio lógico indutivo e dedutivo.
  • Busca das relações ordenadas causais entre os eventos, sua previsibilidade, regularidade e controle, através do uso de técnicas matemáticas e experimentais.
  • Objetividade partindo da observação neutra e imparcial, utilizando os 5 sentidos.

Para o físico e historiador da ciência Thomas Kuhn, paradigmas são realizações científicas universalmente reconhecidas que fornecem soluções modelares para uma comunidade de cientistas (crenças, valores, procedimentos e técnicas). O desenvolvimento científico é uma sucessão de rupturas revolucionárias parcialmente substituído por um mais apropriado.

A descoberta de um novo paradigma se inicia com o reconhecimento de uma falha fundamental ou fracasso das regras existentes que assinala ter chegado um momento de renovação. O autor do livro pretende que a holística seja este novo paradigma.

Duas descobertas no campo da Física Moderna culminaram na Teoria da Relatividade (Einstein) e na Teoria Quântica (Max Planck). A noção de espaço e tempo absolutos, as partículas sólidas elementares, a substância matéria fundamental, a natureza estritamente causal dos fenômenos físicos e a descrição objetiva da natureza, nenhum destes conceitos pôde ser estendido aos novos domínios.

Niels Bohn constatou a natureza...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Ou faça login



Crie seu cadastro




English Town