Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Humanas > Administração

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0

Trabalho em Destaque

Título: A Importância do Direito no Desenvolvimento da Cidadania

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E EXATAS DO SERTÃO DO SÃO FRANCISCO-FACESF CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO SHEYLA MARIA LOPES DA COSTA A IMPORTÂNCIA DO DIREITO NO DESENVOLVIMENTO DA CIDADANIA – ASPECTOS TEÓRICOS E EXEMPLOS PRÁTICOS. BELÉM DO SÃO FRANCISCO JUNHO…


Publicidade



Publicidade

Alavancagem Operacional

Trabalho enviado por: Claudio César Oliveira Aquino

Data: 22/04/2003

ALAVANCAGEM OPERACIONAL E FINANCEIRA


Um dos aspectos mais importantes do processo de avaliação de uma empresa é o estudo da alavancagem financeira e operacional. Uma expectativa presente em toda decisão financeira é que ela contribua para elevar o resultado operacional e líquido da empresa. Esse desempenho é potencialmente demonstrado pelo respectivo grau de alavancagem.

A aplicação da alavancagem operacional e financeira na avaliação de uma empresa permite que se conheça sua viabilidade econômica, identificando-se claramente as causas que determinaram eventuais variações nos resultados. É possível, ainda, pelo estudo, principalmente da alavancagem operacional, analisar-se a natureza cíclica de um negócio e a variabilidade de seus resultados operacionais.

A alavancagem financeira, por outro lado, permite que se avalie, entre outras informações relevantes, como o endividamento da empresa está influindo sobre a rentabilidade de seus proprietários. Por meio de seu estudo, é possível segregar o lucro operacional da empresa, ou seja, o resultado gerado por seus ativos e determinado exclusivamente pelas decisões de investimento, do lucro líquido influenciado também pelas decisões de financiamento.

O impacto total da estrutura de custos de uma empresa sobre suas decisões operacionais e financeiras é avaliado por meio da alavancagem total, que incorpora, de forma combinada, as informações das alavancagens operacional e financeira.


1. ALAVANCAGEM OPERACIONAL

A alavancagem operacional é possível pela presença de custos e despesas fixos na estrutura de resultados de uma empresa. Esses custos (despesas) não sofrem, por definição, nenhuma variação diante de mudanças no volume de atividade, mantendo-se constantes no tempo. Por exemplo, a depreciação de uma máquina ocorre independentemente de o volume de atividade, em certo período, Ter assumido acréscimos ou reduções. Da mesma forma, o aluguel, salários e honorários de administração, despesas de juros de empréstimos e financiamentos, etc. são exemplos de custos (despesas) fixos, já que esses valores independem do volume de produção ou de vendas ocorrido em determinado período.

É importante ressaltar que os custos e despesas fixos não significam valores constantes (fixos). Sua relação não está vinculada com o volume de atividade (vendas e produção) e sim com o tempo. Mantendo-se inalterados diante de variações nas vendas ou da produção, os gastos são considerados fixos, mesmo que seus valores sofram modificações periódicas. Os encargos de uma dívida em dólar, por exemplo, têm seus valores alterados pela variação cambial, e não de forma proporcional e direta ao volume de atividade. Logo, são classificados como fixos.

A idéia de custo...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Ou faça login



Crie seu cadastro




English Town