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Título: Tubos e conexões

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Administração Participativa

Trabalho enviado por: Djalma André Soares Uva

Data: 22/04/2003

Administração Participativa

 

INTRODUÇÃO

A participação dos funcionários nas decisões da empresa, em maior ou menor escala, vem sendo uma constante em uma série de modelos de gestão pós-tayloristas. Nas últimas décadas, porém, um conjunto de tendências paralelas tem fortalecido a adoção do modelo de Administração Participativa. A democratização das relações sociais, o desenvolvimento de uma classe trabalhista, a elevação do nível educacional, a complexidade e a intensificação das comunicações são algumas das razões que justificam a adoção de um maior grau de envolvimento dos funcionários na gestão das empresas.


ORIGEM

As mudanças realizadas na gestão de algumas empresas têm grande força renovadora de legítima revolução, batizada de Administração Participativa. Este conceito marca o fim de uma era e o início de outra. A divisão rígida do trabalho cede lugar a equipes multifuncionais, nas quais cada operário está preparado para cumprir tarefas variadas, significando assim, o fim da era mecanicista.


CONCEITOS E IDÉIAS CENTRAIS

Administração Participativa é uma filosofia ou política de administração de pessoas, que valoriza sua capacidade de tomar decisões e resolver problemas. A participação dos funcionários nas decisões das empresas como uma alternativa importante no estilo de administração, principalmente dentro da idéia de aumento nas comunicações e, sobretudo, como uma alternativa importante no estilo de administração, principalmente dentro da idéia de aumento nas comunicações e, sobretudo, como fator de motivação, uma vez que o funcionário passa a fazer parte interessada nos resultados das empresas.

A comunicação é um fator indispensável neste processo, tanto na qualidade como na quantidade para alcance dos objetivos.

Com a implantação da Administração Participativa teremos a eliminação do autoritarismo dos dirigentes (democratização), redução dos níveis hierárquicos, desaparecimento progressivo das especializações funcionais e espaço para surgimento de novos líderes efetivos.


PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

Processo Decisório – as decisões são totalmente delegadas aos níveis hierárquicos mais baixos da organização. Embora a cúpula defina as políticas e diretrizes a serem seguidas, ela apenas controla os resultados, deixando as decisões totalmente a cargo dosa diversos níveis hierárquicos.

Sistemas de Comunicações – as comunicações fluem em todos os sentidos (vertical, horizontal e lateral). A informação passa a ser um dos recursos mais importantes da empresa tendo assim que ser compartilhada por todos os envolvidos.

Relacionamento Interpessoal - a ênfase é no trabalho em equipe. A formação dos grupos é importante para o relacionamento entre as pessoas pois estimula a participação e envolvimento de modo que as pessoas se sintam responsáveis pelo que decidem e fazem. Está baseada na confiança mútua e não em esquemas formais.

Sistemas de Recompensas e Punições – há forte ênfase nas recompensas simbólicas e sociais. As punições, se necessário, são definidas pelo grupo envolvido.

Características das organizações segundo Rensis Likert

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