Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Humanas > Administração

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0

Trabalho em Destaque

Título: Áreas de Atuação da Contabilidade

CIÊNCIAS CONTABEIS                     Áreas de atuaçÃo da contabilidade                           Porto Nacional 2012   DOUGLLAS VICTORELLE PEREIRA AIRES    …


Publicidade



Publicidade

A Crise da Década de 80: O Processo de Ajuste Externo

Trabalho enviado por: Carine Costa Beber

Data: 19/06/2003

A Crise da Década de 80: o Processo de Ajuste Externo


No final da década de 70 e no inicio da de 80, o Brasil passava por mudanças no setor internacional, deixando instável a economia brasileira. Com a elevação das taxas de juros em 1979, a dívida externa brasileira explodia, levando-nos a prever o ano do inicio de uma crise cambial.

Com o desequilíbrio externo, o aumento do petróleo e o comportamento insatisfatório da agricultura, a inflação chegou a 77%. É neste período também em que há uma mudança de governo e o novo ministro da economia Mono Henrique Simonsen tenta criar soluções para segurar a crise, mais infelizmente não conseguiu e em agosto/79, foi substituído por Deffim Netto que também apresentou soluções para crise, e o que aconteceu foi que em 1980, os resultados não foram satisfatórios e a situação da economia brasileira era a seguinte.

  • A inflação subiu para 100%, por causa do aumento dos preços públicos e da desvalorização cambial, que aumentou o custo dos produtos importados.
  • A alta do petróleo contribuiu para o aumento das taxas de juros, ampliando assim a divida externa e levando á maior perda de reservas.

Esta piora na situação, fez com que o governo revertesse à política econômica e adotasse uma política ortodoxa chamada "ajustamento voluntário, pois não recorreria ao FMI(fundo...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Ou faça login



Crie seu cadastro




English Town