Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Exatas > Quimica

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0

Tag Cloud

Nenhuma tag encontrada.

Trabalho em Destaque

Título: A Proteção Social

1 INTRODUÇÃO O nascedouro foi em 1883, na Alemanha com o Chanceler Bismarck. Foi um marco tanto da Seguridade Social como da Previdência Social (primeiro sistema escrito de previdência social – seguro social). A forma de contribuição ou custeio para…


Publicidade


Publicidade

PREPARAÇÃO DO TRISACETILACETONATO DE ALUMÍNIO

Trabalho enviado por: ana gabriela

Data: 12/07/2017

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
CENTRO DE CIÊNCIAS FÍSICAS E MATEMÁTICAS

Florianópolis – 30 de março de 2017

EXPERIMENTO 1: PREPARAÇÃO DO TRISACETILACETONATO DE ALUMÍNIO (III)

1. RESUMO

A síntese do trisacetilacetonato de alumínio (III) foi realizada pela reação entre os íon Ag⁺³(íon metálico que atua como ácido deLewis) provenientes do sal iônico de nitrato de alumínio nona-hidratado, com o isômero acetilacetonato (quelato, ligantebidentados) do equilíbrio químico ceto-enol. Incialmente preparou-se a uma solução de nitrato de alumínio em meio aquoso a adicionou-se a acetilacetona, este composto estando em equilíbriocom a forma enólica não é favorecida, por esse motivo foi adicionado hidróxido de amônio que age como um catalisador, até o pH da solução ficar entre 7-8 verificando com o auxílio do papel tornassol. Esfriou-se a solução em banho de gelo, filtrou-se o precipitado e secando na estufa para a pesagem. Foi observado um rendimento de 5,02%.

Por fim foi avaliada a pureza com uma pequena quantidade do complexo formado em uma solução de clorofórmio para ver se precipitaria o Al(OH)₃, pois ele é insolúvel nesse solvente o que ocasionou em um composto puro.

2. INTRODUÇÃO

Reação de complexação é a reação entre uma base de Lewis, doadora do par de elétrons, e o ácido de Lewis, receptor do par de elétrons, que na complexação é o íon metálico.

Quando um íon metálico central está ligado a um grupo de moléculas ou íons são chamados de complexos. O acetilacetonato é um dos representantes mais comuns de moléculas que circulam um íon metálico e são chamados de ligantes. Além do mais, o asac¯ possui dois átomos doadores (no caso os dois oxigênios), podendo coordenar-se simultaneamente a um íon metálico, ocupando dois sítios de coordenação e formando uma estrutura cíclica. Por tanto o acetilacetonato é designado como um grupo bidentado, que são mais estáveis que monodentados, pois a dissociação do complexo acarreta na quebra de duas ligações e também pelo fato da ligação simples alternada na qual a densidade se distribui por todo o anel.O composto está organizado de forma octaédrica, formando estruturas cíclicas que conferem estabilidade ao complexo, quanto maior o número de estruturas cíclicas, mais estável é o complexo formado.

Quimica inorganica1

Cada ligante é capaz de ocupar duas posições na esfera metálica

O trisacetilacetonato de alumínio (III) é um complexo formado a partir da reação do alumínio (III) com acetilacetonato Quimica inorganica16, é um composto solúvel em solventes orgânicos de baixa polaridade.

Quimica inorganica2

Fórmula estrutural do trisacetilacetonato de alumínio...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Ou faça login



Crie seu cadastro




English Town